DEV Community

Luiz Amaral
Luiz Amaral

Posted on

Projeto de Estudos

Como tinha falado da última vez, venho agora falar um pouquinho sobre meus projetos que estão no meu github.

O primeiro que gostaria de falar é este aqui, que nada mais é do que uma imitação daqueles screensavers de DVDs de antigamente, lembram?
Aprendi com este projeto um pouquinho da biblioteca pygame. Foi um bom projeto para começar, pois assim consegui ter um feedback em tela sobre o que eu estava fazendo. Pra quem quiser tentar fazer, segui este tutorial aqui no DEV mesmo.

O segundo, é este, que é um projeto em python bem simples, onde você seleciona 2 jogos, um de adivinhar número e outro de forca. Foi um projeto seguido no curso de Python da Alura, feito pra quem está aprendendo a linguagem. Recomendo muito pra quem tá começando. O jogo de adivinhação é bom para conhecer as estruturas de seleção, enquanto o de forca aprendi mais sobre estruturas de repetição, manipulação de strings, criação de funções e como organizar um pouco melhor o código. Ainda existem coisas que podem melhorar no código deste projeto e irei dar mais atenção depois.

O terceiro foi seguindo o curso de HTML e CSS também da Alura. Eu não entendia muito bem como criar páginas web, mas este curso me mostrou o básico muito bem. Foi feita um site para Barbearia Alura, onde temos uma página inicial, de produtos/serviços oferecidos e uma de contato, com um formulário e todas as páginas com um design muito bonito e atual.

O último projeto e mais recente é um da jogoteca utilizando python e o framework Flask, uma pequena página web onde você pode colocar uma lista de jogos. Foi feito um CRUD inicial, mas sem conexão com banco de dados ainda, somente salvando em memória. Este, pra mim, foi o projeto mais importante, porque com ele consegui criar uma página web no trabalho, já conectando com banco de dados e que está acrescentando demais no meu aprendizado.

Futuramente penso em voltar em todos estes repositórios e melhorar o código, criar mais funcionalidades e tudo mais.
Também planejo criar um projeto todo do zero, somente pegando o que aprendi em cursos e tentando aplicar, acho que esta é a melhor forma de aprender.

Top comments (0)