DEV Community

Ana Luisa Santos
Ana Luisa Santos

Posted on

Diário de bordo #5

Minha última atualização foi no dia 11, desde lá eu passei alguns dias aprendendo algumas coisas novas e estou fazendo a revisão destes conteúdos a partir de hoje. Logo, o que irei abordar hoje é uma propriedade do JavaScript chamada setAttribute().

SetAttribute();

Trabalha para adicionar ou atualiza os valores de um atributo existente em um elemento especifico.

Sintaxe

A sintaxe do setAttribute() funciona da seguinte forma:

element.setAttribute(name, value), sendo o element o elemento HTML na qual deseja fazer alterações, name o nome do atributo deste elemento e value o valor a ser inserido/alterado. Veja o funcionamento na prática

let linkedinLink = document.getElementById('link');

linkedinLink.setAttribute('href', 'https://www.linkedin.com/in/ana-luisa-/'); 
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

O funcionamento destas duas linhas de código neste exemplo funciona da seguinte forma: Dentro do JavaScript eu faço uma chamada ao elemento na qual quero obter o valor, e em seguida eu realizo a chamada dela setando-a junto com o elemento setAttribute(), trazendo como primeiro parametro o atributo na qual quero realizar as alterações, que no caso é o href do elemento <a></a> do HTML, e em seguida o valor que quero passar, que neste caso foi a URL do perfil do meu linkedIn.

Valendo a pena ressaltar que: Se um atributo especificado já existe, então o valor do atributo é mudado para o valor passado para a função. Se não existe, então o atributo é criado.

Top comments (0)