DEV Community

anonymounsdeveloper
anonymounsdeveloper

Posted on

O cão velho

Eu tenho o maior respeito por qualquer pessoa que seja, não vejo cor, raça, religião, idade, nível acadêmico, deficiência, crença ou qualquer outra coisa desse tipo pra mim tenha algum peso para segmentar o tratamento que vou dar pra uma pessoa ou outra, trato e sempre tratei as pessoas da maneira que gostaria que elas me tratassem, com o mínimo respeito.

Hoje eu tive mais um ataque de ansiedade, por conta de toda humilhação e incerteza que venho passando nessas ultimas semanas antes de ser desligado do meu trabalho.

Passei um bom tempo desenvolvendo dois client web em React, pensando cada detalhe, deixando ele o mais simples e prazeroso o possível para não só eu me manter motivado mas para novos desenvolvedores se sentirem bem vindos de trabalhar com tecnologias novas, porém estáveis.

O meu substituto em uma semana, faz tudo que eu fiz, por conta, contrariando sugestões, contrariando tudo que eu tinha pensado e padronizado, até commits e fluxos do git o cara fez questão de omitir, só pra entregar algo que ja tinha pronto, feito do jeito dele.

Isso me faz pensar "Que caralho eu to fazendo da minha vida"? "Porque eu gasto tanta energia pra fazer algo legal sendo que alguém mais novo que você pode ir lá e fazer você parecer obsoleto"?

Enquanto os poucos remédios que ainda tenho pra segurar minha ansiedade me mantêm são e salvo, eu deito em minha cama, olho para o teto, olho para a janela e não acho a saída para a minha vida.

"Será que eu amo e tenho futuro na área de tecnologia ainda ou eu estou me forçando a algo que não tenho talento algum"?

O fato de alguém mais novo entrar no seu time, não é nenhum pouco ruim, geralmente os mais jovens, tem mais vontade e são mais engajados a mostrar o que sabem, muitos ja até sabem fazer coisas melhor que nós mais velhos.

Um dos meus melhores lideres de equipe, era 11 anos mais novo que eu e até hoje brinco falando que quando eu crescer, vou ser tão bom quanto ele.

Esse papo todo de idade na verdade, é uma reflexão muito pessoal do que eu estou fazendo comigo.

Escrevi no meu post anterior, que não existe projeto online com algum código fonte escrito por mim faz muito tempo. E cada vez mais isso vem se tornando realidade.

Mais uma vez, todo o trabalho pra fazer algo especial foi perdido, tudo porque eu não consegui me provar rápido o suficiente ou porque o que estava fazendo estava muito além do que alguém poderia fazer, ou não né? Será que eu sou bom mesmo?

Eis que fico exposto como um fracasso dentro do time, o cara que demorou meses para fazer um produto inteiro funcionar que o outro cara fez em poucos dias. Fico como o mal exemplo negativo de eficiência, o cão velho, onde talvez seja util como o mentor de produtividade que desejamos e só isso, porque ninguém precisa fazer o que o mentor fala, basta não fazer o que ele faz, é pra isso que ele serve, para você não ser como ele.

Top comments (0)