DEV Community

Cover image for PDI você já fez o seu?
Roberson Miguel
Roberson Miguel

Posted on

PDI você já fez o seu?

Mais um mês acabou e mais uma semana se inicia e o que você fez?

Quais estudos realizou?
Quais projetos você entregou?
O que pretende começar a estudar?
Já fez uma lista do que já pode compartilhar de conhecimento?

Essas são algumas das anotações que você já deveria estar fazendo, se ainda não fez comece agora mesmo.

É importante ter um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), independente do incentivo de terceiros, isso te ajudará a ter automotivação.

Eu tenho a graça de ser incentivado e apoiado no meu trabalho para que meu PDI se torne realidade. Mas sei que não é bem assim em muitas empresas, né?

Há mais ou menos um ano comecei a estudar sobre “Developer Relations” ou apenas #DevRel, meses depois conversei sobre o assunto com meus líderes de engenharia de software.

Em dezembro de 2021, quando estava preste a finalizar um projeto social aqui na empresa, a Diretora de Cultura e Pessoas chegou em mim e disse:

“Tenho uma idéia e até já sei o cargo ideal para você, vamos conversar e ver se você gosta e quando estiver preparado montamos seu PDI”.

Eu extasiado, pensei:

“Mano é real, essa parada de PDI por aqui também funciona.”

Já que vamos investir tempo de vida em uma empresa que ela também nos dê as ferramentas necessárias para nosso desenvolvimento para que de fato as trocas continuem justas e sejam passíveis de serem realizadas.

Continuei me preparando, anotando tudo que era preciso para que assim que eu estivesse preparado, chama-lá para estruturar o meu PDI.

Eu já fazia controle de minhas realizações e do que precisava para dar o próximo passo e isso já era o meu plano de desenvolvimento individual.

Eu estudo os assuntos que relacionei como importantes, eu compartilho conteúdo nas redes e procuro uma rede de pessoas que possam validar minhas idéias sobre o que é e como ser um #DevRel.

Minhas expectativas aumentavam a cada passo que eu dava nos estudos, pois eu percebia que meus objetivos tinham total alinhamento com os movimentos que eu observei na empresa.

Foi então que tomei coragem e falei com meu gerente que seria o momento de falarmos sobre as possibilidades.

E mais uma vez fui surpreendido positivamente, pois me apresentaram um benchmarking incrível, algo de que eu não fazia ideia, mas que eles tomaram o cuidado de ir atrás e produzir.

Com frio na barriga, aceitei o desafio de migrar para a área de #DevRel.

Eu tive conversas necessárias com meus líderes diretos para entender muitos pontos, e esses “feedbacks” foram importantes para eu entender que era um processo que demandava dedicação exclusiva em pontos que eu ainda não tinha experimentado devido ao ritmo no time de engenharia de software.

Ali estava colocado a mesa o que chamamos de meta de desenvolvimento:

O que é preciso melhorar?
Qual habilidade deve ser aprimorada?
Quais comportamentos serão trabalhados?
O que se deseja alcançar ao final do plano? (Esse aqui é o
ponto-chave, qual resultado você espera obter no final do PDI? Esse resultado será seu objetivo específico!)

Tão importante quanto saber para onde se está indo é compreender o que leva você para determinado ponto, assim, a motivação da escolha daquele objetivo funciona como uma espécie de combustível, quanto mais motivado para realizar o plano, melhor será a concentração e o foco.
Dedicar tempo da sua vida escrevendo seu PDI te garante compromisso e oportunidades com o seu futuro e se essa tarefa for amparada pelo RH da sua empresa o seu sonho será realizado muito mais rapidamente.

Top comments (0)