DEV Community

Yury Cavalcante
Yury Cavalcante

Posted on

É necessário voltar ao começo

"[...] Que é necessário voltar ao começo
Quando os caminhos se confundem, é necessário voltar ao começo
Não sabe pra onde ir? Tem que voltar pro começo
Pra não perder o rumo, não pode esquecer do começo
Cê entende, que assim é verdadeiro? ...

Apresentando

Olá, espero que encontre esse texto num momento bom da sua vida. Sente-se comigo e vamos lá.

Este é um post de contexto tech, mas eu tenho alguns adendos antes de prosseguir a parte técnica dele. Faz uma semana que me encontro desempregado e nos primeiros dias tive pensamentos suicidas algumas vezes. Pra pessoas próximas que acabaram tropeçando nisso aqui e continuam lendo: eu estou bem agora! Não se preocupem. O motivo (por inteiro) não foi o desemprego.

Me encontrei sem significado em existir, e percebi que fui muito perverso em resumir minha existência no profissional, e desde então decidi recomeçar tudo. Quero encontrar o brilho nos meus olhos na área novamente e acho que, se você que é de tecnologia e já questionou muitas vezes seu existir talvez seja interessante continuar aqui.

Não pretendo ser prepotente, é uma escrita em forma de desabafo com uma continuidade em aprendizado. Então vamos lá.

Prazer, Yury, vou estar estudando o que considero de faltante em minha carreira e vou compartilhar nos posts a seguir. Esse é o primeiro deles. Pensei em muitos projetos mirabolantes a serem feitos mas decidi por estudar ESTRUTURA DE DADOS e ALGORITMOS. Simplesmente porque sempre admirei pessoas que tinham essa base forte e bem enraizada. E eu quero me tornar uma dessas pessoas. Me admiro por muitos outros pontos e acho que esse deverá ser um deles no futuro!

Aprendendo a andar novamente

Após meditar muito sobre o que fazer nos próximos dias, eu iniciei o estudo e ao mesmo tempo parei de utilizar VSCode como editor de código. Sempre tive vontade de adquirir eficiência e velocidade durante minhas sessões de coding e optei por Doom Emacs.

Estive consumindo conteúdo sobre estrutura de dados, algoritmos,
programação competitiva e leetcodes. Acho que é a base que me falta. Tenho boas ideias de negócio e de system design, mas eu não consigo discutir os pormenores dessas implementações por falta de jargão e experiência em algoritmos. Então nessa primeira semana eu implementei em Ruby, algumas estruturas de dados tanto abstratas quanto concretas.

Esse é o pontapé inicial dos textos semanais que quero fazer sobre o meu tempo desempregado e o que estarei aprendendo, os próximos terão mais discussões técnicas e decisões que tenho tomado em relação a elas.

Até mais ver

Agradeço primeiramente a mim por ter considerado escrever isso, e segundamente a todos que estão estimando pelo meu bem nessa caminhada.

Os estudos dessa semana me fizeram me sentir muito bem, já sinto estar entendendo as coisas melhor, mesmo em pequena porcentagem. Então, se você se identificou minimamente até aqui, te digo: de vez em quando é necessário voltar ao começo, independente da onde estiver.

E por último, não menos importante, para todos ao meu redor que zelam por mim: Vocês me movem. É o grande motivo d’eu estar escrevendo isso aqui e me reerguendo.

Top comments (0)