DEV Community

Diogo Neves
Diogo Neves

Posted on

Super IA vs Devs

Um robô humanoide

Recentemente, durante uma conversa em um grupo de amigos desenvolvedores, surgiu uma dúvida: Uma super IA poderia ou não “roubar” o espaço dos programadores no mercado de trabalho?

Para ter um parâmetro de quão “super” essa IA precisaria ser, imagine a combinação das ferramentas e IAs mais poderosas atualmente, exatamente aquelas que você está acostumado a usar, certamente seria muito poderosa.

A minha resposta...

Começo minha resposta com uma pergunta: atualmente, na empresa em que você trabalha, sendo júnior ou sênior, sua única responsabilidade é sentar em uma cadeira e programar?

Um programador é semelhante a um arquiteto e como tau, tem grande importância naquilo que está sendo construído, ele normalmente vai além do código, fazendo parte do planejamento, acompanhado execução e ajudando na tomada de decisões de acordo com as necessidades do projeto.

Conclusão

Eu vejo essas “ferramentas” literalmente como ferramentas que ajudam ou vão ajudar o programador a ser mais produtivo ou que simplesmente atacam um determinado problema que pode ser automatizado, mesmo com uma “Super AI“, não vejo o mundo dos programadores sendo abalado, de fato.

Na verdade, com a automatização de determinadas tarefas sobra mais tempo para os programadores focarem em coisas realmente importantes como qualidade do código, testes e novas funcionalidade. Ou seja, contribui para desenvolvermos softwares incríveis e torná-lo mais sustentáveis ao longo do tempo.

Deixe-me saber se concorda ou não comigo nos comentários!

Obrigado por chegar até aqui!

Top comments (0)