DEV Community

Daniel Dormin
Daniel Dormin

Posted on

Tipos primitivos em Python

A pouquissimo tempo eu me interessei por Pyhton com o intuito de aprender inteligência artificial e análise de dados. Essa jornada começou esse ano, tenho muito que percorrer, e como provavelmente meu foco vai se voltar mais para Python mesmo eu amando JavaScript vou tentar sempre postar meu progresso, mais como um jeito de revisar meu conhecimento e reafirma-lo.
Começando do começo O que são tipos primitivos?
Tipos primitivos são tipos de dados primitivos(básicos), ou seja tipos de dados que podemos manipular dentro de uma variavel, por exemplo:

dinheiro = 1.50
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

No código a cima temos uma variavel nomeada como dinheiro contendo um valor, um dado de 1.50, por ser um valor com casas decimais o tipo deste dado é o tipo real ou float. Para ficar mais claro vamos a outro exemplo:

nome = 'Dormin'
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Certo agora percebemos que o valor a cima não é mais um dado do tipo real, agora se trata de um dado do tipo de texto ou string.
Agora que já sabemos o que é um tipo primitivo vamos aos tipos primitivos em python que são:

  • Inteiro - int -> Numeros inteiros( -2,-1,1,2,3,4....)

  • Real, Ponto futuante - float -> Numeros com casas decimais(2.56)

  • Booleano - bool -> verdadeiro ou falso (true, false)

  • complexo - complex -> aindanão sei tenho de pesquisar mais :c

  • String - str -> textos alfanumericos("o rato roeu a roupa do rei")

Para conferir cada tipo podemos usar a função type.

nome = 'Dormin' #string
idade = 26 #int
altura = 1.75 #float
humano = true #bool

type(nome)
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Espero ter ajudado conforme for aprendendo postarei cada vez mais :)

Top comments (0)