DEV Community

Douglas "Amarelo" Lopes
Douglas "Amarelo" Lopes

Posted on

Como o COVID-19 alterou a sua forma de trabalho?

Como o COVID-19 alterou a sua forma de trabalho?

Eu sempre soube que trabalhar remoto era possível, mas nunca tinha experimentado de fato fazê-lo.

Normalmente eu trabalhava um dia ou dois de casa, mas nunca tinha ficado por um período maior longe da empresa.

Depois de 2 semanas trabalhando completamente remoto, consigo afirmar algumas coisas:

01 - Trabalhar remoto é completamente viável.

Obvio, com uma internet de qualidade, um equipamento bom e um espaço propício, você consegue desempenhar de forma igual ou maior que no ambiente da empresa.

02 - Tenho sido mais produtivo nesse período de quarentena trabalhando em casa, que na empresa.

Na primeira semana, eu acabei trabalhando bem mais que o comum. Eu estava focado, sem distrações e quase sem interrupções.

03 - O time que você faz parte, também faz diferença.

Essa produtividade também se deu ao fato de que faço parte de um time que tem muita maturidade, responsabilidade e compromisso com as entregas e com o produto que estamos trabalhando.

04 - Fazer pausas é muito importante.

Na primeira semana, eu acabei trabalhando bem mais que o comum também eu quase não parei.

Bebi pouca água, não levantei pra esticar as pernas, fui muito menos ao banheiro e etc...

Nem preciso dizer que isso não faz bem, certo?

Sem contar o fato de que a sensação de esgotamento foi bem maior que num dia corrido na empresa.

05 - Comunicação é tudo e processo importa.

Com o time conectado virtualmente é preciso que todos saibam em que cada um está trabalhando. E para isso os processos ágeis, se fizeram totalmente necessários e eficazes.

Conclusão:

Não sei pra vocês, mas pra mim, trabalhar remotamente está sendo uma experiência incrível.

Quando essa pandemia passar, eu possivelmente vou levar comigo, alguns ritos, processos e práticas que fizemos durante a quarentena.

E pra você? Como tem sido o período de isolamento? Você está trabalhando remoto? Como tem sido essa experiência?

Top comments (0)