DEV Community

@dyhalmeida
@dyhalmeida

Posted on

Instalando e configurando o Totvs Smartclient no linux (Elementary OS Hera 5.1.5)

Uma vez ou outra me pego trocando de sistema operacional e como na empresa que trabalho atualmente utiliza-se o ERP Protheus da Totvs, é necessário que eu tenha acesso para realizar algumas tarefas do dia a dia. Então resolvi registrar como configurar o SmartClient no Linux, lembrando que é necessário verificar a versão da build do sistema e da arquitetura. No meu caso no momento que escrevi esse artigo, estou utilizando a arquitetura x64 e a build do Protheus na versão 12.1.25.

Primeiro passo é entrar no site da Totvs e baixar o smartclient para linux. Essa etapa é necessário possuir uma conta na Totvs.
A versão que baixei foi a 20-04-13-P12-SMARTCLIENT_BUILD-17.3.0.16_LINUX_X64.TAR

Após a conclusão do download é só descompactar os arquivos em uma pasta, aconselho o seguinte caminho.

/home/seu_usuario/TOTVS/smartclient

Neste mesmo caminho é necessário criar um arquivo de configuração chamado smartclient.ini, no qual irá conter todas as configuração de conexão com o servidor. No meu caso eu apenas copiei do servidor da empresa um smartclient.ini já configurado e coloquei na mesma pasta do meu smartclient executável.

Com apenas um duplo clique no executável o mesmo deverá abrir.
Em alguns casos é necessário criar um atalho no menu de aplicação do Linux e para isso utilizei o programa AppEditor. O procedimento foi criar a pasta /home/seu_usuario/Applications e criar um link/atalho do smartclient para dentro dessa pasta.

Após esse procedimento, abri o AppEditor, cliquei em New Entry e fiz as seguintes configurações.

Display Name: SmartClient
Comment: Totvs Application
Command Line: /home/seu_usuario/Applications/smartclient
Para o ícone da aplicação baixei uma imagem .png do smartclient que pesquisei no google e por fim cliquei em salvar.

Alt Text

Agora o smartclient irá aparecer no menu de aplicação do sistema.

Alt Text

👍😀❤️

Top comments (0)