DEV Community

Marcelo Figueiredo Cabrera
Marcelo Figueiredo Cabrera

Posted on

Inciando os trabalho! / Starting working!

The english version follows after the portuguese version.

Versão em Português

Disclaimer: Esse blog não reflete absolutamente nada de opinião da Accenture do Brasil e mesmo da UNICAMP. É única e exclusivamente minha opinião e um trabalho pessoal de aprendizado constante, que poderá ser usado a ambos se assim, em comum acordo, vemos que faça sentido. Nada de sigiloso de ambas as instituições mencionadas será compartilhado aqui, somente aquilo que for de domínio público.

Finalmente esse é meu primeiro post, e aqui, nessa plataforma!

Sendo bem direto ao ponto: vou compartilhar, numa freqüência aceitável, minhas experiências de 19 anos de TI. Com certeza não sei de tudo e não quero ser perfeito, mas tenho bagagem e experiências interessantes a compartilhar, em especial graças ao meu Mestrado (em andamento) no Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas. O que aprendi de Engenharia de Software e Arquitetura Técnica mostra que eu achava que sabia muito e hoje só sei um simbólico 0,5%! Ou seja, "aprender a aprender" é a regra de vida do profissional de TI, seja qual for a especialidade.

A quem quero chegar: em quer saber por onde começar, por onde ir e possíveis dicas técnicas de SAP, Java e seja lá o que for que eu estiver aprendendo. Não pense que darei o tiro de "bala de prata" aqui... longe disso, cada um tem que saber por onde ir e correr atrás. Vou passar a fórmula que anda dando certo comigo e, se te interessar, analise e veja se aplica a ti.

Nos próximos posts vou discutir sobre livros, treinamentos que eu gostei e recomendo. O que fazer para se desenvolver como Arquiteto Técnico é alvo de minha pesquisa de Mestrado - fora que é meu trabalho de vida toda, então darei bastante insight no tema.

Seja bem-vindo e "bora" discutir e aprendermos juntos!

English Version

Disclaimer: This blog does not reflect absolutely nothing of the opinion of Accenture do Brasil and even UNICAMP. It is solely my opinion and a personal work of constant learning, which can be used by both of us if, in common agreement, we see that it makes sense. Nothing confidential from both institutions mentioned will be shared here, only what is in the public domain.

Finally this is my first post, and here, on this platform!

To be straight to the point: I will share, at an acceptable frequency, my 19-year experiences in IT. I certainly don't know everything and I don't want to be perfect, but I have some interesting background and experiences to share, especially thanks to my Master's Degree (in progress) at the Instituto de Computação at Universidade Estadual de Campinas. What I learned about Software Engineering and Technical Architecture shows that I thought I knew a lot and today I only know a symbolic 0.5%! In other words, "learning to learn" is the IT professional's life rule, whatever the specialty.

Who I want to reach: Want to know where to start, where to go and possible technical tips from SAP, Java and whatever else I'm learning. Don't think I'll fire the "silver bullet" here... far from it, everyone has to know where to go and go after it. I'll give you the formula that's been working with me and, if that interests you, analyze it and see if it applies to you.

In the next posts I will discuss about books, training that I liked and recommend. What to do to develop as a Technical Architect is the subject of my Master's research - besides that it's my life's work, so I'll give you a lot of insight into the topic.

Welcome and let's discuss and learn together!

Top comments (1)

Collapse
 
danilosantosdev profile image
Danilo Santos

Muito bom Cabrera, ansioso pelos próximos posts.