DEV Community

Felipe Albuquerque de Almeida
Felipe Albuquerque de Almeida

Posted on

A Saga da Semana do Thinker

Pra você pode ser novidade a Semana do Thinker, mas estou ensaiando algum tempo esse lançamento.

Semana do Thinker 1.0

Em 14 de Abril de 2020 eu iniciei essa saga, e logo percebi que havia escolhido um roadmap mais avançado do que a maioria das pessoas que eu alcançava esperavam receber.

dotnet core & Node.js e NPM - Dia 1 - Semana do Thinker 1.0

Nessa época eu estava atuando em alguns projetos em paralelo, a maioria era com um repositório privado, mas todos eles seguiam a linha do Asp.Net Boilerplate, ou para os íntimos, ABP!

Até escrevi no ano seguinte esse post que foi bacana para mais tarde ser usado em muitas entrevistas que fiz de candidatos nessa stack de trabalho (.Net), algumas vezes com Angular no Front-End, outras vezes React.js e até Vue.js.

O que acho bacana nesse framework são esses boilerplates que seguem uma arquitetura legal, orientada a domínio e que tem versões iniciais com esses três front-ends.

Em 2021 além de estar atendendo a um grande player da área da educação através da Impulso Network eu ainda estava com muita vontade de fazer uma Semana do Thinker, só que dessa vez eu optei em ser mais "pé no chão" com a minha audiência e dar uns dois passos para trás.

Comecei a tratar primeiro sobre o processo de validação de um problema e o processo para validar uma solução, antes de sair fazendo ou então "metendo o louco" como dizem por aí (risos).

Fiz a divulgação no nosso Instagram e chamei alguns amigos para participar de uma conversa no Zoom, sem roteiro, apenas comentando as fases do processo na plataforma Whimsical.

Após a gravação fiquei com o sentimento que deveria editar aquilo e lançar somente na plataforma de Web TV que estávamos desenvolvendo usando Asp.Net Zero, que é a versão Premium do ABP.

Poucas pessoas acessaram, acompanhei pelo nosso Google Analytics, fui deixando de lado até conversar algumas semanas com a Fernanda Batista, e ela me encorajar a criar alguns cortes dessa live:

Durante todo esse processo eu estava participando da Comunidade PPP, lá eu conto com as mentorias, aulões, cursos e workshops do João Marinelli. Conversando com ele eu já estava bem animado com o resultado dos cortes e isso me encorajou a ir de vez pro YouTube, claro que antes eu validei essa ideia no meu LinkedIn.

Quando vi que existiam pessoas de todos os níveis da solução (produto, design e desenvolvimento) interagindo, percebi que havia algo de interessante ali!

Foi assim que ontem eu lancei oficialmente no YouTube a: Live de Aquecimento da Primeira Semana do Thinker, pública na maior plataforma de vídeos que temos aqui no ocidente.

Quinta-feira quero seguir adiante com mais conteúdo que gravei e não publiquei, dessa vez já teremos algo mais técnico e palpável, mas sempre de maneira aberta para todos os níveis de senioridades e papeis compreenderem o que estou dizendo.

Agora me diz aqui nos comentários se você acha importante esse tipo de mudança, ou se eu deveria focar apenas em conteúdos mais técnicos, e específicos de programação.

Top comments (8)

Collapse
 
lucas_esilva4 profile image
Lusca

A mudança é extremamente importante, porque assim poderá atingir mais gente, trazer novos talentos para a programação, e quem sabe mudar nem que seja a vida de uma pessoa e dando um direcionamento de como seguir com sua carreira.

Collapse
 
felipealbuquerq profile image
Felipe Albuquerque de Almeida

Tem razão @lucas_esilva4 ! Valeu pelo feedback :D

Collapse
 
mateusenviromentscientist profile image
Mateus Santos

esse tipo de mudança é sensacional, pq assim abre o leque de pessoas interessadas na ideia, e curti bastante a ideia de mostrar o processo step-by-step, coisa que a gente iniciante não ver muito no começo, e que é de suma importância durante o processo de desenvolvimento, pois quanto mais alinhada as áreas maiores são as chances de sair um produto bacana

Collapse
 
felipealbuquerq profile image
Felipe Albuquerque de Almeida

Excelente, Mateus!! Seu feedback é muito importante...

Collapse
 
pedroocsproj profile image
Pedro Octávio

Ótima mudança, é sempre bom alcançar mais pessoas fora da nossa bolha tecnologica.

Collapse
 
felipealbuquerq profile image
Felipe Albuquerque de Almeida

Obrigado pelo feedback, Pedrão!!

Collapse
 
henriquelira profile image
Henrique Lira

Acredito que essa mudança seja muito importante, dessa forma até mesmo aqueles mais iniciantes que sejam irão conseguir compreender com mais facilidade.

Collapse
 
felipealbuquerq profile image
Felipe Albuquerque de Almeida

Obrigado pelo comentário, Henrique!!

É bom saber que recalculamos bem a rota \o/