DEV Community

Cover image for [pt-BR]Vamos escrever? Um guia prático pra começar a bloggar
Pachi 🥑 for Feministech

Posted on • Updated on

[pt-BR]Vamos escrever? Um guia prático pra começar a bloggar

Senta que lá vem história…

Eu sempre gostei de escrever.
Minha primeira vitória foi na segunda série, quando minha professora gostou tanto de uma historinha que eu escrevi, que ela digitou, fez perguntas sobre o texto e compartilhou com a turma como exercicio de leitura e intrepretação de texto.
Fiquei emocionada!
Depois disso eu nunca parei de escrever, mas nada sério ou público.
Quando consegui acesso à internet, em 2007, comecei a bloggar, principalmente para mim mesma, apenas pelo prazer de escrever.

E ai veio o código

No final de 2018, comecei a aprender a codar e, no verão de 2019, fui para Codeland, uma confêrencia de programação que ocorre em Nova Iorque e tem como foco o público iniciante. Nessa conferecia assisti a uma palestra, da Ali Spittel sobre blogs e porque tides deveriam blogger, e isso me inspirou a começar a escrever aqui no Dev.to.

Se você for reparar no meu perfil aqui, verá nitidamente minha evolução como escritora e como comecei a ganhar confiança durante o processo.

Devagar e sempre… E assim como a Ali me inspirou naquele verão, eu quero inspirar você

Por que escrever?

Vou ser sincera com você aqui, não me lembro muito sobre o conteúdo da palestra que mencionei a cima, mas lembro que me inspirou e me fez começar a escrever, o que me ajudou a estar onde estou hoje.
Tem uma frase que diz que as pessoas podem não se lembrar o que você disse, mas se lembram como você os fez sentir… E é bem isso nesse caso.

  • Eu comecei a escrever apenas para registrar minha jornada e TALVEZ fazer algumas amizades. Agora escrevo para ajudar e motivar as pessoas, para compartilhar o que sei e escrevo como parte do meu trabalho, mas ainda escrevo sobre a minha jornada.
  • Escrever é provavelmente o formato de criação de conteúdo mais simples para se começar, pensando no tempo consumido e nos recursos necessários, assim como no fato de que você pode editar seu conteudo de prática caso necessário,
  • Você pode compartilhar com muitas pessoas, que podem ler no ritmo delas, tomar notas facilmente do que elas querem ler novamente mais tarde,
  • Você não precisa se expor muito, como por exemplo, com videos, aonde sua voz e seu rosto estão sendo compartilhados.
  • Escrever também é a maneira mais acessível de criar conteúdo.

Portanto, no geral, se você deseja criar conteúdo, mas não sabe por onde começar, eu sempre recomendo começar por aqui. Vamos escrever!

Sobre o que escrever e formatos de escrita

A pergunta que não quer calar é… Sobre o que posso escrever? Já existem posts sobre TUDO por aí! Sim, isso é verdade. Mas não subestime como sua experiência, sua “voz” e seu estilo de escrita podem tornar as coisas mais compreensiveis e ajudar outras pessoas.
Vamos criar algumas listas aqui. Responda as perguntas abaixo e escreva as respostas em algum lugar:

  • O que você sabe? E não se prenda a apenas tópicos técnicos.

  • O que você quer aprender? E porque?

  • Que problemas você revolveu recentemente? Como você resolveu eles?

  • Que perguntas você tem?

Responder a essas perguntas lhe dará alguns tópicos para trabalhar.
Aqui está uma das minhas listas passadasl para você ter uma visão melhor:
Screenshot de uma das minhas listas

Agora, sobre os formatos de escrita,pode ser um tutorial, ou uma lista de lições aprendidas, ou apenas uma narrativa direta.

Meu primeiro post no blog foi mais como um diário pessoal, onde falei sobre minha vida como estudante de programação. Hoje em dia escrevo mais conteúdo técnico, focado no meu público: devs iniciantes e mulheres na área de tecnologia.

Meu processo de escrita

Vamos falar sobre o processo de escrita. Embora cada pessoa deva criar seu próprio processo, existem algumas etapas que podem beneficiar a maioria das escritoras. Compartilharei com você o MEU processo e espero que isso ajude você a criar o seu.

Eu tenho uma quadro no Notion onde eu acompanho meus textos e escritas por colunas.
A primeira coluna é para ideias.
Toda vez que penso em um tópico que poderia se tornar um bom post, escrevo isso lá.
A segunda coluna é para postagens Em processo, seguida por Em revisão, Postadas.

foto do quadro

Eu tenho um modelo de estrutura de tópicos que uso toda vez que começo um novo post. Ele contém os elementos que eu quero que meu post tenha:

  • Intro - Sobre o que será este post,

  • Seções 1, 2 e 3 - Normalmente eu tenho 3 pontos principais, e cada seção cobre um.

  • Conclusão - Aqui eu resumo todos os itens acima em uma frase ou duas.

  • Call to action (opcional) - O que eu quero que o leitor faça a seguir? No meu caso, eu geralmente quero que as pessoas lendo se sintam interessadas em me seguir e acompanhar meu trabalho pela Trovo e pelo Twitter.

Eu também gosto de criar capas para meu artico usando o Canva.com e uso um editor de Markup, o https://stackedit.io/app#, para usar Markup e deixar meu artigo mais legivel.

Quando eu fico satisfeita com as etapas acima, o que não demora muito, porque eu acredito que feito é melhor do que perfeita. eu o publico e o movo para a coluna Postado no meu quadro.

Checklist

Então, aqui estão, em uma lista de verificação, as etapas que sigo para cada postagem do blog:

  1. Escolha uma ideia da sua lista de ideias, 2.Crie um rascunho do post, começando com os subtitulos e pontos que você quer discutir,
    1. Comece a escrever o artigo, se guiando pelos pontos acima,
    2. Depois de terminar de escrever, crie uma capa no Canva.com,
    3. Use um corretor ortigráfico,
    4. Em seguida, use o https://stackedit.io/app# para formatar o Markup e facilitar a leitura.
    5. É hora de postar!

Conclusão e Desafio!

AEEEEEEE! Você acaba de aprender como eu escrevo meus posts, por que faço isso e todas as dicas que posso dar para você começar a escrever um ótimo conteúdo!

Agora vem cá…
Tenho um desafio para você:
Como esta sendo a sua jornada na área de tecnologia? Por qur você decidiu entrar na area?
Escreva um artigo sobre isso e poste aqui no Dev.to com a tag #braziliandevs !
Quando terminar, compartilhe comigo para que eu possa revisar para você (se você quiser, é claro) e dar conselhos sobre como e onde melhorar, se necessário!

Um fofo abraço,
Pachi Codes <3

Top comments (8)

Collapse
 
raissanfg profile image
raissa she/her

Demais!

Collapse
 
gikapassuti profile image
Gisele

Honra de ter visto este artigo sendo produzido ao vivo. Pachi, você é uma inspiração e uma figura muito importante da comunidade. Agradeço demais todo seu trabalho e dedicação <3

Collapse
 
pachicodes profile image
Pachi 🥑

AHHH Gi, muita gratiluz <3

Collapse
 
canro91 profile image
Cesar Aguirre

Aprendi que sua voz e suas experiencias fazem seu blog diferente, ainda se voce fala de topicos populares...Um livro que me ajudou a seguir escribendo e "Show Your Work"...

Collapse
 
Sloan, the sloth mascot
Comment deleted
Collapse
 
pachicodes profile image
Pachi 🥑

Ahhhh obrigada você por acompanhar meu conteudo <3
Qualquer coisa sinta-se a vontade pra me chamar e bater um Papo

Collapse
 
saragomesdev profile image
Sara Gomes

Adorei o guia, Pachi!!
Com certeza vai ajudar muito <3

Collapse
 
pachicodes profile image
Pachi 🥑

Fico muito feliz de ler isso Sara!!!