DEV Community

Isabel Rubim
Isabel Rubim

Posted on • Originally published at isarubim.com

O início da jornada

Algumas pessoas sempre me perguntam, por onde começar a aprender desenvolvimento web, especificamente mais no contexto de front-end, então aqui vai uma lista de recursos que me ajudaram a conseguir meu primeiro emprego como estagiária em uma startup e me deu uma base para seguir como front-end:

Cursos 👩‍💻

Meu primeiro contato com o desenvolvimento web foi através do Free Code Camp, eles são excelentes para quem ainda não tem nenhum conhecimento sobre nada no mundo da programação, e além disso é tudo grátis!! E após cada conteúdo que você vai completando, eles vão disponibilizando exercícios sobre aquele conteúdo para você praticar o que foi estudado. Foram 300 horas de curso, sim, muitas horas, mas foi um passo muito importante na minha jornada.

Em paralelo ao curso do Free Code Camp, eu busquei alguns cursos na Udemy e nisso eu encontrei os cursos do instrutor Jonas Schmedtmann, e que instrutor ótimo, explica super bem e com muitos exemplos, esse curso me deu um vasto conhecimento sobre tudo que envolve estrutura de um site e os estilos, foi muito bom. Os projetos que compõem o curso, são super bem feitos, ele vai começando com um projeto simples e conforme o conteúdo avança os projetos também vão ficando mais avançados também. Os cursos da Udemy são pagos, alguns raramente são grátis, mas sempre são cursos com preços muito acessíveis e os cursos do Jonas são de ótima qualidade, então com certeza vale o preço. Recomendo todos os cursos do Jonas, foi a peça chave para eu conseguir meu primeiro emprego.

Após ter um vasto conhecimento de como estruturar um site e como estiliza-lo, era hora de encaixar as coisas para torna-las mais dinamicamente, então foi aí que encarei mais um curso do Jonas novamente, esse curso foi maravilhoso, ele mostrou como o JavaScript funciona por baixo dos panos detalhadamente do zero, e com vários projetos de alto nível. Foi o curso que me deu a ideia do que o JavaScript é capaz.

Depois de ter a ideia do que o JavaScript é capaz com o curso do Jonas, eu percebi que tinha muitas partes do JavaScript que eu não entendia direito, então busquei um curso que vasculhava as peculiaridades dessa linguagem e foi aí que descobri esse curso que mostra como entender as "partes estranhas" do JavaScript, perfeito, né?! 😆

Esse curso me mostrou também como o JavaScript pode te deixar na mão, se você não souber os truques dele!

Depois de ter feito dois cursos sobre JavaScript e fazer muitos exercícios, eu queria reforçar ainda mais meu conhecimento sobre essa linguagem, então fiz o curso do instrutor Ninja, que por sinal é um ótimo instrutor também, recomendo para todos que estão começando os cursos dele também. Além disso, ele tem um canal no youtube com muitos cursos sobre tudo que você pode imaginar no mundo da programação!

Após ter concluído a base do desenvolvimento web, eu queria entender como as pessoas trabalhavam em equipe em uma empresa, nisso eu encontrei esse curso do Brad, recomendo para quem não tem nenhuma ideia de como trabalhar com versionamento de código, GitFlow e GitHub. Esse curso foi ótimo para ter essa ideia de como trabalhar com várias pessoas em um projeto, como se fosse no mundo real.

Newsletters 🗞

Além dos cursos, eu assinei várias newsletter para me atualizar sobre conteúdos de programação em geral por e-mail, foram elas:

É isso, essa lista me ajudou a conseguir meu primeiro emprego na área de programação ainda quando estava na faculdade, espero que ajude você de alguma forma também.

Top comments (0)