DEV Community

Cover image for Liberte-se do conforto!
Karytonn Oliveira
Karytonn Oliveira

Posted on

Liberte-se do conforto!

A algum tempo fui convidado a trabalhar em uma instituição pública como auxiliar de gestão de Mídias Sociais. Como já tinha bastante experiência na área de informática e facilidade em entender os mecanismos da Web, aceitei o desafio.

Não foi difícil de entender como tudo funcionava e em poucos dias estava suprindo a necessidade da equipe, inclusive, me atrevendo a melhorar alguns métodos.

Mas logo em seguida o inesperado aconteceu, o designer gráfico da equipe, que diga-se de passagem é um ótimo profissional, decidiu-se voltar a trabalhar de forma autônoma.

Tendo sua saída ocorrido de forma inesperada e vendo a necessidade de entregar alguns trabalhos, mais uma vez me atrevi a fazer algo que não me fora solicitado.

Fiz algumas pesquisas e coloquei a mão na massa. Sem aplicar nenhuma técnica e me baseando em outros materiais, entreguei minha primeira proposta de arte, está supriria uma demanda de urgência.

Foi um sucesso, todos aprovaram e me senti muito bem por ter conseguido resolver aquele problema pontual.

Mas não parou por aí, tinha mais artes pra fazer e pensei comigo, se fiz uma, consigo fazer outra.

Hoje já somam centenas delas e já cheguei a suprir 100% da demanda.

Comecei sem saber nada de design, mas com determinação, força de vontade e acima de tudo com o apoio dos colegas de trabalho, hoje consigo entregar projetos como este que ilustra o post, a identidade visual de uma Escola Municipal.

Profissionalmente esse não é o caminho que quero seguir, tenho como objetivo me tornar um bom Analista de Sistemas, que consiga analisar, desenvolver e implementar qualquer tipo de software.

Moral da história

Quando comecei a me aventurar na criação artes para mídias sociais, confesso que fiquei com bastante medo de perder o foco do meu objetivo profissional, até porque, por algum tempo me dediquei mais em aprender sobre design do que sobre software.

Mas hoje a ficha caiu, me dei conta de que não é suficiente em nem construtivo focar 100% da nossa energia em um objetivo linear, pois o conhecimento é como um formigueiro, onde os caminhos se encontram, e mesmo que não exista um caminho, se você cavar, em algum momento ele vai se conectar.

A mensagem que deixo é a seguinte:

Liberte-se do conforto!

Não se limite a fazer somente o que gosta, seja aberto às oportunidades de áreas correlacionadas pois elas vão te ajudar a compreender o "ecossistema" do seu objetivo profissional.

Além disso, os conhecimentos "secundários" se somam de várias maneiras, e fazem com que sua mente se expanda tornando-o uma pessoa mais criativa e crítica de si mesmo.

🖖🏻 Vida longa e próspera!

Top comments (2)

Collapse
 
theooliveira profile image
Theo Oliveira

Nice post cara ! Adorei sua imagem do formigueiro. To nessa vibe. Tmj. Sucesso!

Collapse
 
karytonn profile image
Karytonn Oliveira

Thanks, brother! 👊🏻