DEV Community

Cover image for Mestrado em TI em Portugal: todos os detalhes da minha experiência
Larissa Vitoriano
Larissa Vitoriano

Posted on

Mestrado em TI em Portugal: todos os detalhes da minha experiência

Image descriptionFazer um mestrado em TI em Portugal está entre as suas metas para 2024? Escrevi este artigo para contar alguns detalhes da minha experiência!

Eu cursei Tecnologias da Informação, Comunicação e Multimédia na Universidade da Maia, na cidade da Maia, próximo ao Porto, em Portugal. Foi durante 2019 e 2021. Foram dois anos incríveis que me possibilitaram conhecer e vivenciar várias experiências na qual eu jamais pudesse imaginar.

O processo de amadurecimento como profissional e a diversidade cultural foram os pontos mais importantes durante a jornada. Percebo o quanto evolui ao ter tido essa oportunidade de estudar, trabalhar, durante dois anos, no Porto, em Portugal.

Listei os principais tópicos que envolveram a experiência e espero que a minha jornada de cursar um mestrado em TI em Portugal possa inspirar de alguma forma, afinal, foi a realização de um sonho!

Calendário

O ano letivo inicia em Setembro e termina em Junho. Algo totalmente diferente do calendário brasileiro. Por exemplo, tive uma semana de provas logo nos primeiros dias do ano, após o feriado do Ano Novo. E as férias acompanham o verão europeu, portanto, acontecem entre Junho e Setembro, além de uma pausa no período da Páscoa. Foi a principal diferença que eu senti! Afinal, sempre segui a lógica "fevereiro até dezembro" e foi brutal a diferença.

Disciplinas ou "cadeiras"

Cursei disciplinas com assuntos sobre Segurança da Informação, Privacidade, GDPR (uma espécie de LGPD na Europa), Smart Cities, Produção de vídeos e tutoriais de demos, produção de artigos relacionados à educação tecnológica, SEO, Wordpress e Bootstrap, metodologia de investigação e ciência aplicada (tópicos sobre o processo de desenvolvimento da tese no segundo ano), processos criativos para desenvolvimento de software (basicamente metodologias ágeis, como scrum, agile, etc) e direito do autor. Todas foram com conceitos e aplicação prática, ou seja, algo que eu gostei muito pois consegui entender como utilizar no dia a dia de atuação no mercado de trabalho.

Gratuito x privado

Não existe o conceito de universidade 100% gratuita em Portugal como no Brasil. Seja ela pública ou privada, você terá mensalidades (ou propinas, como são chamadas por lá) para pagar. Cursei numa universidade privada, sendo possível pagar o valor anual de uma vez só ou parcelar ao longo dos meses, que foi a minha escolha. O processo era igual: acessava o ambiente da universidade e pagava online, pelo aplicativo do banco. Sem segredos!

Pluralidade cultural

Na minha sala tinham pessoas de várias nacionalidades: portugueses, brasileiros, cabo-verdianos, angolanos, croatas... e eu pude expandir meu repertório cultural! Além de entender como a tecnologia está sendo desenvolvida em diferentes países e contextos.

Mestrado Profissional

Fiz um mestrado profissional, um modelo bem comum no ensino europeu (confesso que não conhecia a existência desse formato aqui no Brasil, pelo menos não na época em que eu estava procurando estudar TI fora do país). Ou seja, as principais diferenças são em vários aspectos: além da tese "teórica", entreguei um produto no final do curso. As aulas eram voltadas ao mercado, ou seja, "cadeiras" ou "disciplinas" com foco em empregabilidade e aplicação prática do conhecimento. Eu desenvolvi um aplicativo que ensina programação para meninas. Todos os detalhes você encontra neste artigo: "Discovery do app Minidev".

Carga horária

Estudava à noite e trabalhava durante o dia (sim, era loucura!). As aulas eram no período noturno 3 vezes na semana no primeiro ano. Já no segundo ano eu tinha apenas 1 vez por semana para acompanhamento da tese e reuniões quinzenais com a minha orientadora (todo online). Optei também por cursar todas as disciplinas obrigatórias no meu primeiro ano, algo que foi uma escolha totalmente pessoal. Por exemplo, o custo pago da mensalidade era de acordo com as "cadeiras" que eu estava cursando, logo, havia a possibilidade de optar por uma carga horária menor.

Inscrição e candidatura

Cada universidade segue um calendário de fases de candidatura. O meu primeiro passo foi criar um excel com as universidades que eu almejava me candidatar e anotar todas as datas, documentos necessários e inscrições. A universidade que possuía o melhor modelo no período foi a Universidade da Maia. E a minha escolha não poderia ter sido melhor, pois concluí e fiquei muito satisfeita com a experiência de dois anos. Para ingressar eu só precisei levar um currículo, meu diploma de graduação, certificações, 2 cartas de recomendação escrita e assinada (que eu pedi para uma professora da graduação e um ex-chefe), comprovante de residência e outros documentos nesse sentido. A seguir, foi esperar o e-mail de aprovação e pagar todas as taxas relacionadas à matrícula!

Resumão

Foram dois anos muito importantes profissionalmente! De fato, cursar um mestrado em TI em Portugal foi muito importante para minha carreira hoje como Community Manager Tech. Querem saber mais sobre a minha tese e como eu desenvolvi? Deixa aí nos comentários! Até a próxima :)

Top comments (0)