DEV Community

Cover image for Ainda dá tempo de ser DEV?
Leonardo Jacon
Leonardo Jacon

Posted on

Ainda dá tempo de ser DEV?

Nos dias de hoje, em pleno 2022, em meio a uma pandemia, muito se ouve falar da valorização do trabalho dos desenvolvedores, e muito se mitifica a ideia de que são pessoas isoladas, com um Q.I. elevado que focam suas vidas totalmente no desenvolvimento de aplicações e sistemas para grandes empresas. Na verdade, esse mundo DEV é bem diferente do que as pessoas simplesmente acham que ele é, para se tornar um desenvolvedor você não precisa ser alguém isolado socialmente, nem com um Q.I elevado, nem nada disso, pra ser DEV é preciso esforço, estudo, lógica, e sem dúvidas, muita, mas muita motivação.

Post image

Para gente começar a falar um pouquinho sobre como ser um desenvolvedor, e se ainda há tempo para isso, gostaria de apresentar ao leitor àquele quem vos escreve: Me chamo Leonardo Jacon, tenho 18 anos e estudo programação desde os meus 11 anos, sou técnico em IT formado pelo IFSULDEMINAS, e estou iniciando minha faculdade em Ciência da Computação este ano, tenho muito mais a dizer mas este não é o nosso foco aqui, se quiser saber mais sobre mim é só clicar aqui.


O que é ser DEV?

Atualmente o conceito de ser desenvolvedor mudou um pouco aos olhos exteriores, muitos pensam que ser um desenvolvedor é ser alguém capaz de escrever um código em frente a um computador e ele ser capaz de fazer alguma coisa, afinal é esse o conceito de algoritmo: uma sequência de instruções dadas por alguém para se atingir certo objetivo. Se você também acreditava que era só isso, tenho más notícias!

Ser um desenvolvedor em sua essência nada mais é do que ser alguém com a capacidade de resolver problemas utilizando a tecnologia, por isso ser DEV é bem mais do que escrever código e ele funcionar, é saber resolver o problema, a demanda com a sua tecnologia, com o seu código.

Problem Solving


Ainda dá tempo?

Sim!

Ainda dá muito tempo de se tornar um desenvolvedor, o mercado está crescendo e a procura por DEVS também, hoje ouvimos falar de grandes países abrindo suas fronteiras para desenvolvedores alimentarem o mercado interno, sem dúvidas nenhuma essa carreira no ramo de desenvolvimento ainda tem muito a ser explorada, e muitas oportunidades surgirão! Independente da sua idade, especialização, conhecimento atual, independente de qualquer coisa, sim, ainda dá tempo de se tornar alguém de tech, um desenvolvedor, um web designer, um arquiteto de software, o que você quiser.

Programming image


Por onde começar?

A resposta mais inteligente, simples e ao mesmo tempo ignorante para essa pergunta é: pelo começo.

Acho que essa é a dica mais importante que dou escrevendo este artigo, comece pelo começo! Como eu disse anteriormente como um desenvolvedor você precisará resolver problemas e ter sua lógica apurada, então não comece por onde você vê as pessoas hoje, não saia por aí estudando uma linguagem ou um framework famoso e escrevendo código, estude desde a raíz da computação, a lógica computacional, o funcionamento de algoritmos e tudo mais! E você que está lendo esse artigo e já é do ramo, já estudou tudo isso, hoje sabe como aquelas aulas chatas de Portugol ou as tabelas booleanas da Matemática Computacional fazem a diferença na nossa maneira de pensar programando.

Se você vai começar sozinho, sem auxílio de um curso, ou de uma instituição, a minha melhor dica é: faça como eles. Entre em um site de uma instituição que você goste e olhe o projeto de curso que deseja, veja as disciplinas e o que eles irão aprender no começo, obviamente você não precisa seguir tudo, todos os períodos, conteúdos e etc, mas aprender o básico, o começo de tudo, é extremamente importante para a pessoa que você quer se tornar no futuro!

Studying


Concluíndo

Sim, na minha opinião ainda dá tempo de ser DEV e deve se começar pelo começo!

Tudo que escrevi aqui representa exatamente o que eu acredito, e o que já me foi pedido, a minha experiência, se você discorda ou tem pontos a acrescentar, deixe seu comentário!

Obrigado por ler até aqui!

Top comments (0)