DEV Community

Loraine Vilches
Loraine Vilches

Posted on

Porque dei um tempo nas novidades em tecnologia

Não, não é clickbait este título: eu realmente dei um tempo nas novidades de tecnologia e sim, fortemente recomendo para todos os iniciantes, juniors **e, as vezes, até plenos que acabaram de chegar nesta etapa- Esqueçam, **neste momento, as novidades de tecnologia.

Não é de hoje que temos aquela piada _"Quando eu durmo, sempre acordo com mais 4 bibliotecas e 2 novas linguagens". Agora vamos pensar: Um iniciante na área, que está a **engatinhar **nas bases das linguagens, consumindo todo aquele novo conteúdo diariamente (_e que muda constantemente), o que acontece com ele? Vejo ele se tornando um dev que é inteiramente raso em tudo, ou uma pessoa com crises de ansiedade e alto sabotagem.

Não estou dizendo que existe um momento correto para realizar essas atualizações, e nem que você deve estar completamente fora de novidades. Estou dizendo para você focar nas bases. Conheço diversos devs front-end que dizem que "fazem tudo e mais um pouco" mas até hoje não sabem centralizar uma div no html e css. A etapa base de conhecimento é o que diferencia os "fantasticos" dos "rasos".

Por anos eu fui vítima da minha auto-sabotagem. Me comparava aos novos devs chegando na área dizendo coisas sobre props e arrays e eu ali, destrinchando css-flex e debatendo o peso das imagens na renderização das páginas. Me sentia um lixo, a ponto de cogitar mudar de área, pois estava velha para isso.

Pois, com a pandemia, tive tempo para analisar tudo isso. O que faltava em mim como dev front-end? Era saber de todas as bibliotecas novas ou entender a base e conseguir atuar de maneira mais concreta nos projetos? Optei pela segunda opção.

Abandonei todas as novidades e criei um fluxo de estudo, intenso, mas da minha maneira. A cada dia, um passo. As vezes pequeno, as vezes enorme. Comecei a entender a base. A base de pre-processadores, a base de html, a base de JS. Por meses eu não consumi nada novo.

Hoje, eu me sinto segura para esse passo dois. Agora aquelas bibliotecas que antes me assombravam algumas nem existem mais, outras perderam a força, poucas ficaram - e são essas que eu firmo meus pés. Ler a documentação ficou mais fácil.

Então, cuidem-se. Não se comparem com os outros, acreditem em si mesmos, e cuidem da sua base, sempre.

Top comments (0)