DEV Community

Cover image for COMO CONSEGUI MEU PRIMEIRO ESTÁGIO E DICAS PARA LHE AJUDAR A CONSEGUIR O SEU
Lys
Lys

Posted on

COMO CONSEGUI MEU PRIMEIRO ESTÁGIO E DICAS PARA LHE AJUDAR A CONSEGUIR O SEU

Olá! Atualmente estou terminando o primeiro ano do curso de Sistemas de Informação e decidi escrever esse meu primeiro artigo para contar um pouco da minha vivência na procura por estágio, como consegui meu trabalho atual (estagiária em desenvolvimento back-end), além de compartilhar algumas das dicas que eu gostaria de ter recebido bem como as que recebi, as quais acabaram sendo muito úteis para eu chegar onde estou hoje.

Alt Text

  • Se cadastre em plataformas que oferecem estágio

Se cadastre em plataformas tais como Nube [https://www.nube.com.br], Ciee [https://portal.ciee.org.br], Vagas [https://www.vagas.com.br], Companhia de Estágio [https://www.ciadeestagios.com.br], Infojobs [https://www.infojobs.com.br], Linkedin [https://www.linkedin.com], dentre outras.

O primeiro passo é pesquisar a respeito de plataformas que sejam comuns onde você mora e manter seu currículo sempre atualizado em tais plataformas. Grande parte das entrevistas que consegui foram a partir delas, a menor parte foram em sua maioria a partir de grupos de tecnologia no Facebook e indicação de amigos.

Mantenha sempre seu currículo atualizado, eu gosto de colocar cursos que conclui, link de portfólio, trabalhos voluntários/comunidades que faço parte, uma descrição básica com quem eu sou, o que sei, o que estou procurando, e minhas competências.

Eu consegui minha vaga pelo Nube, foi uma contratação muito tranquila e rápida, me chamaram para uma entrevista e pegaram meu currículo de lá, fui aprovada na mesma semana e comecei a trabalhar aproximadamente duas semanas depois.

Alt Text

  • Entenda o mercado, suas possibilidades de trabalho e saiba alinhar expectativas

Na hora de pesquisar a respeito de estágio é importante saber no que você gostaria de focar ou aprender em suas primeiras experiências de mercado. Claro que o período de estágio costuma ser de descoberta, entretanto, a partir desses conhecimentos você conseguirá se comunicar melhor com o recrutador e também otimizar seus estudos.

Para entender melhor sobre as vagas que forem aparecendo e ter conhecimento de mercado é importante pesquisar e conversar com pessoas de diferentes áreas, seja back-end, front-end, infraestrutura e afins.

Saber mais sobre, e manter contato, com pessoas que estão em posições que você almeja estar ou trabalham com tecnologias que você deseja conhecer vão te ajudar a buscar inspiração e a entender melhor a rotina dos profissionais da área, o que vai acabar lhe ajudando na hora das suas próprias escolhas.

Esse é um ponto que não segui e me arrependo, pois tive pouco contato com profissionais que trabalham com Java, e até então não havia estudado muito da linguagem, o que fez com que eu me deixasse levar por comentários alheios de que Java era difícil, feio, chato etc. Hoje penso que se tivesse estudado mais da linguagem teria mais facilidade em muitas coisas do trabalho e talvez até passado em entrevistas anteriores.

Alt Text

  • Pesquise sobre a empresa e o que ela oferece

Isso com certeza foi algo que me ajudou bastante e até me deu mais ânimo para a entrevista, porque gostei muito do produto que a empresa oferecia e, durante a entrevista, consegui desenvolver uma boa conversa com o recrutador sobre a empresa, onde pude demonstrar melhor o meu interesse.

Algumas empresas têm blogs técnicos onde postam sobre as tecnologias que usam; se houver essa possibilidade, é interessante que você leia alguns dos posts, cite o que achar mais interessante na hora da entrevista e, isso pode ser de interesse até para que possa se preparar, caso haja algum tipo de teste de conhecimento.
Acho legal primeiramente por saber a missão da empresa, e a partir dai desenvolver como você pode ajudá-la, pesquisar alguns dados e curiosidades, notícias recentes, é legal para puxar conversa com o recrutador e mostrar mais interesse.

No meu caso, a empresa onde trabalho tem um canal no Youtube, uma área de serviço com cursos e treinamentos e um portal de empregos. Assisti alguns vídeos, escrevi algumas dúvidas que tive referente ao assunto que eles traziam no canal (é uma empresa que mexe com contabilidade), sobre os cursos falei da minha vontade de futuramente dar aulas de programação, e que teria vontade de ajudar com isso. Pense em coisas que a empresa oferece e como seus objetivos de vida podem ajudá-la.

Alt Text

  • Dar especial atenção para experiências passadas e projetos desenvolvidos

Geralmente o estágio é sua primeira experiência profissional. Logo, se este for seu caso, saiba usar seu portfólio a seu favor, mostrando sua experiência e competências, mesmo que apenas estudos. Faça projetos simples e os hospede em algum repositório (indico o Github - https://github.com/) e na hora de entrevista saiba mencionar o que você já desenvolveu.

Se você já tem experiência de mercado anterior, dê atenção a isso (mas o portfólio continua sendo importante), cite o que já fez e os resultados que isso trouxe para a empresa na qual você trabalhou.

No meu caso, eu falei o que estava estudando (no caso, estava aprendendo a consumir uma API com Javascript, o que foi muito importante pra mim, porque hoje estou alocada em um projeto de API, mas com Java), sobre projetos que tive na faculdade e usei Java, mesmo que simples, citei que assinei a plataforma Alura mesmo antes de começar as aulas na faculdade, o que mostrou dedicação, e percebi isso pela forma que o recrutador me questionou sobre o por que de eu ter assinado mesmo sem o início das aulas.

Mostre autonomia, muitas coisas usadas no trabalho você terá que aprender fora da faculdade, então é importante que o recrutador saiba que você já está atrás disso, não dependa da faculdade para absorver conhecimento.

Você tem algo que gosta de fazer e pode encaixar tecnologia nisso? Eu por exemplo, que sou vegana, e faço musculação, estava criando um projeto simples como uma calculadora de macronutrientes e calorias para alimentos veganos. Acaba sendo útil para você e é uma coisa legal de citar na entrevista.

Alt Text

  • Fale e saiba mostrar suas competências não técnicas

Fale sobre suas habilidades de comunicação, organização, de trabalho em grupo, resiliência, criatividade, flexibilidade e afins. Como no estágio geralmente (deveria ser sempre, risos) não é pedido conhecimento técnico, foque também em suas habilidades de cunho mais comportamental.

Eu entrei no meu estágio com pouco conhecimento em Java, mas falei muito sobre minha vontade de aprender, minha dedicação em começar a estudar mesmo antes de ter começado a faculdade, os trabalhos em grupo que já tinha desenvolvido na faculdade e me mostrei comunicativa. Não existe uma regra do que falar, seja sincero com relação às habilidades que tem, e as valorize o quanto der.

Eu me mostrei comunicativa desde o começo, fazendo perguntas, questionando quais tecnologias a empresa mais usava, sobre os projetos, mais importante do que falar sobre, é mostrar quem você é, sei que timidez é algo complicado, mas vá treinando modelos de entrevista com algumas pessoas, eu fiz isso no dia anterior e senti que isso me deixou mais tranquila.

Nessas horas é legal falar também sobre trabalhos voluntários feitos, causas que você acredita, não somos robôs e temos vida fora do trabalho, lembre-se disso.

Alt Text

  • Networking é importante

Vá em meetups, frequente comunidades de software, converse com pessoas na faculdade. Existem muitas vagas as quais são divulgadas fora de plataformas convencionais de estágio e indicações acabam sendo muito úteis nessas horas, além de que estar em grupos com pessoas da mesma área que você pode te ajudar a estar atualizado a respeito de novas tecnologias, para que possas treinar sua comunicação, no aprendizado de coisas novas e na parte de ter pessoas para se inspirar.

Eu não participava de nenhuma comunidade especialmente de Java, na verdade tinha até medo da linguagem, então quanto mais longe, melhor (quem diria né). Ir em meetups me ajudou na comunicação, a conhecer pessoas que me ajudaram com meu currículo, com recomendação de plataformas de estudo, cada ajuda, mesmo que pequena, é muito importante nessas horas, e conhecer pessoas que já passaram por isso é essencial.

Alt Text

Essas dicas são importantes, mas além de tudo é importante se conhecer, a partir disso você vai saber sua melhor forma de aprendizado, suas melhores qualidades, e como vende-las em uma entrevista.

Aproveite a faculdade para treinar sua comunicação com as pessoas, liderança com trabalhos em grupo, conversar com os professores sobre suas perspectivas de mercado. De tudo que vivi até agora, a faculdade não me ensinou nada do que uso no trabalho, mas é importante tirar proveito de onde você está, as pessoas de lá muitas vezes estão passando pelo mesmo que você, e apoio nessas horas é importante também.

Lembre-se também do autocuidado, descansar a mente, dar uma pausa, valorizar sua saúde mental e respeitar o tempo das coisas, as vezes acho que entraria como uma estagiária melhor se tivesse estudado um pouco mais antes, então não tenha pressa, procurar é importante, mas não fique obcecado nisso e não perca sua sanidade mental.

É bobo falar, mas se conseguir, faça exercícios físicos, se alimente bem, principalmente dias antes da entrevista, não te deixa tão ansioso e é bom para sua produtividade.

Espero que tenha sido útil para você, não deixe de me chamar para caso tiver alguma dúvida, para pedir algum conselho, dar uma crítica, ou sugestão, isso é muito importante pra mim, obrigada!

Top comments (8)

Collapse
 
chrislucas profile image
Christoffer Lucas

Parabéns pelo texto. Escrever sobre suas experiências e visões a cerca de assuntos é de grande ajuda para muitas pessoas. Interessante sua visão da faculdade sobre o fato de existir uma distância entre ela e o mercado. Muitos alunos tem essa visão, mas nem todos enxergam o valor que uma graduação tem ao condensar e te entregar uma base de conhecimento que pode ser o alicerce para construção do seu conhecimento. Entre outros ganhos como vc mesmo disse, das relações interpessoais e o networking.

Collapse
 
yasminvalim profile image
Yasmin Valim

Muito bom! Continue escrevendo! <3

Collapse
 
malunewton profile image
malunewton • Edited

Adorei as dicas! Estou no segundo semestre de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, mas já tenho trabalho CLT. Confesso que tenho dificuldade em, além de assistir as aulas, montar um portfolio. Mas estou fazendo aos poucos. Tenho participado de bootcamps e aproveitado as matérias mais práticas da faculdade para fazer esse portfólio. Esta sendo mais demorado do que gostaria, mas acho que aos poucos vou conseguir rs

Por enquanto trabalhei muito pouco com códigos e estou estudando UXDesign. Estou curtindo bastante. Sobre os cursos da Alura: eles focam e ajudam nessa montagem de portfolio?

Collapse
 
paulohgs profile image
Paulo Henrique - {PH}

Ótimo artigo, incrível ver sua trajetória por esse ângulo e até mesmo apaziguador. Estou no meu primeiro ano de faculdade também (cursando Sistemas e Mídias Digitais) e tenho focado os estudos para desenvolvimento back-end com PHP, e é muito bom ter dicas assim. Parabéns pela conquista e gratidão por ajudar outros que entraram nessa agora, pode saber que vai ser bastante útil as dicas que li aqui! :)

Collapse
 
tiagumb profile image
Tiago Mota Barbosa

Ficou muito bom, e agradeço pelas dicas! Estou estudando pra conseguir meu primeiro emprego e essas dicas caíram muito bem =)

Collapse
 
oesron profile image
Esron Silva

Excelentes dicas. Eu demorei muito até conseguir um estágio em desenvolvimento. Só consegui estagiar nos últimos períodos.

Collapse
 
claytonpassos profile image
Clayton K. N. Passos

Se me permitir contribuir, acrescentaria uma dica atual.

Vá nos meetups presenciais, lá fazemos amigos, aprendemos e eventualmente alguém aparece com uma vaga.

Collapse
 
listmat profile image
MateusZ

Muito bom!!!
Ansioso para a proxima dica! <3