DEV Community

Cover image for O porquê você deve fazer Live Coding
Mateus
Mateus

Posted on • Updated on

O porquê você deve fazer Live Coding

O que é o Live Coding

Como primeiro post no dev.to, nada mais justo de falar sobre uma das ações que podem ter colaborado muito na minha carreira como desenvolvedor, o Live Coding. Como o nome já diz, o Live Coding consiste em simplesmente você codar, seja qualquer projeto, e fazer live ao mesmo tempo pareceu muito óbvio escrevendo mas pra quem não entendeu, tá aí!.

Hoje a prática de Live Coding é uma categoria que está crescendo bastante na Twitch, segue abaixo o quão a categoria Science & Technology cresceu nos últimos anos:

Dados do [SullyGnome](https://sullygnome.com/game/Science_and_Technology)

A partir disso, separei alguns tópicos para te dar os motivos do porquê você deve fazer Live Coding.


Foco

Esse foi um dos motivos de eu começar a fazer lives, e ainda é. A procrastinação está muito presente, e o fato de abrir live, te passa um sentimento de obrigação de programar.

E a parte do foco pode-se aplicar não só para a parte de Coding, mas também para muitas outras áreas, faculdade, matérias de escola, tudo! O que você tem que fazer é somente abrir a live e estudar, ou melhor, explicar o que você está fazendo como estivesse alguém te assistindo, e pode ter até alguém te assistindo mesmo interessado no mesmo tópico, e a consequência disso leva pra outro tópico…

Networking

Imagina só, você está lá fazendo live estudando HTML e CSS e chega uma pessoa no seu chat explicando o porquê de uma div não está sendo posicionada no meio, e a partir daí você consegue suprir um conhecimento a partir do ensinamento do viewer da sua live, OLHA QUE COISA FANTÁSTICA. 

E além disso, fazer live permite você conhecer pessoas fantásticas com uma bagagem enorme que podem te ensinar várias coisas e até mesmo aprender com o que você está estudando, eu mesmo consegui meu primeiro emprego a partir de uma pessoa que eu conheci pelas lives.

Coworking

Uma das coisas curiosas que acontecem quando alguém está codando ou outra coisa do tipo, é que você consegue motivar as pessoas que estão te assistindo a estudar, ou até mesmo encontrar uma solução pra um bug que você está preso há horas, eu não sei muito bem como explicar isso, mas acontece bastante.


Espero que a partir desses pontos que citei aqui, você possa se sentir motivado a fazer live coding, ou até assistir alguma. Você pode clicar aqui e visitar minha live, se eu estiver offline, sempre avisarei no meu twitter quando estiver online!
Até a próxima! ;)

Top comments (0)