DEV Community

Powershell + Alexa, iniciando o dia

A ideia desse script veio com uma automação que eu fiz em casa utilizando a Alexa (sim, eu usei Powershell junto com ela, preciso dar uma parada com Powershell? Provável), onde a ideia era pedir para ela abrir alguns programas.

Sendo mais especifico, minha ideia era falar "Alexa, hora de trabalhar" e ela abrir todos os programas que eu utilizo normalmente, como o Edge e o Teams.

Para fazer ela funcionar junto com o Powershell, eu usei de base um video, de um canal focado em conteúdos com Alexa:

Basicamente, eu escrevo um script e passo o caminho dele de parâmetro para o Trigger, com isso, ao criar a rotina com a Alexa ela executa tudo que está no meu script.

Pode colocar o que fazer sentido para você, como por exemplo, criar uma rotina para abrir paginas Web, desligar o monitor, mandar um e-mail... um amigo chegou a fazer a Alexa executar pull requests.

Nesse exemplo vamos fazer algo bem simples, meu script inicial para abrir o navegador e o chat da empresa. No navegador, coloquei para abrir o Email corporativo, no caso o site do Outlook para empresas/estudantes.

No inicio, ele verifica se esses programas já estão abertos, ou seja, ele não vai tentar abrir eles se já estão abertos. Você pode criar um segundo script, e configurar um para encerrar os programas relacionados ao trabalho.

No lado da rotina da Alexa, coloquei para ligar a luz, ler as noticias do dia e falar minha agenda.

Um detalhe importante, é que esse processo de iniciar cada aplicativo vai ser algo um pouco mais chato, uma vez que precisa ver como pode fazer isso, para cada um dos que pretende utilizar.

Mas no geral, tende a funcionar colocar o caminho do executável dele. Caso seja algo do sistema, provavelmente vai suportar mais parâmetros.

Top comments (0)