DEV Community

Odinei Ramone
Odinei Ramone

Posted on

A filosofia coletiva no processo de desenvolvimento de software da Plataformatec

Estava numa reunião de chapter do backend na empresa que trabalho atualmente e eu fui apresentado aos meus colegas backenders. A pessoa que me apresentou informou aos presentes que eu já tinha trabalhado na Plataformatec.

Logo após essa informação, um dos presentes disse algo como "o pessoal da Plataformatec manja muito. Qualquer coisa eles nem codam Elixir, já mexem lá no binário e tal" e isso meio que me incomodou um pouco porque não gosto muito quando pensam que as pessoas na Plataformatec eram muito boas apenas individualmente.

Não me leve a mal, nós éramos sim pessoas programadoras muito boas individualmente mas o nosso "ás na manga" era o poder do coletivo. Aproveitei a deixa para contar para as pessoas presentes como que a força da Plataformatec vinha do coletivo.

Por incontáveis vezes trazíamos um problema de clientes e discutíamos soluções entre duas, três, quatro pessoas. Muitas vezes de diferentes clientes, sempre com diferentes backgrounds e, de repente, a gente tinha uma solução criada a seis, oito, ou até dez mãos!

O cliente via apenas uma unidade de pessoa indo com um problema e voltando com uma solução e isso passava a impressão, eu acho, de que a gente era individualmente muito bom.

Mas, na verdade, a gente era muito melhor trabalhando em equipe!

Isso era bem legal porque a gente aprendia muito. Tudo isso acontecia no meio do escritório e tinha participação de várias pessoas e, mesmo se alguém não participasse da discussão em si, escutava e aprendia. E a gente tinha um ambiente horizontal o suficiente para as pessoas se sentirem a vontade de dar a sua opinião ou expôr sua duvida independente do nível técnico.

Ainda hoje eu estava vendo um corte do João Carvalho no podcast Desce a Letra Show onde ele fala a frase "O indivíduo floresce quando o individualismo morre" da pedagoga russa Nadejda Krupiskaia e essa citação cai como uma luva nessa característica da Plataformatec.

Nós não éramos indivíduos tentando fazer a melhor solução de forma individual. Nós éramos um coletivo tentando fazer a melhor solução de forma coletiva. E plantávamos e colhíamos os frutos disso como um coletivo. E ainda documentávamos tudo e deixar salvo para consultas futuras, o que gerou uma quantidade enorme de posts no blog da empresa.

Saudades Plataformatec ❤️

Equipe da Plataformatec em Fevereiro de 2019

Equipe da Plataformatec em Fevereiro de 2019

Top comments (2)

Collapse
 
biosbug profile image
Roberson Miguel

Essa semana estou estudando material que é toda da ptech aqui na Vindi!!

Obrigado por compartilhar isso.

Collapse
 
odineiramone profile image
Odinei Ramone

Por nada :D

Fico feliz que a Ptec continua ajudando a carreira profissional de várias pessoas ❤️