DEV Community

Cover image for Como aplicar para vagas de grandes empresas americanas começando do zero
Priscila Gutierres
Priscila Gutierres

Posted on

Como aplicar para vagas de grandes empresas americanas começando do zero

O foco desse texto não é sobre competências técnicas, e sim como aplicar para uma vaga que, mesmo que seja focada no mercado brasileiro, seja de uma empresa americana que exija comunicação em inglês.
Ao longo de todo esse tempo indicando pessoas para vagas na Red Hat, eu tenho visto sistematicamente vários tipos de erros que podem fazer com que a pessoa não seja chamada para a fase de entrevistas, e o mais recorrente é mandar o CV em português, por exemplo.
Além disso, muitas pessoas como eu quando comecei, já tiveram um contato com a lingua inglesa, porém não tem fluência ao falar e se sentem inseguras ao se expressar em inglês.
Soma-se a isso alguns possíveis outros fatores, como limitações financeiras e até a introversão.
Se você ainda está em um estágio muito inicial, eu estimaria que esse é um projeto pessoal de no mínimo um ano de muita dedicação.

Para começar, adquira um bom livro de gramática completamente em inglês, mesmo que você não tenha vocabulário.
Eu utilizei o Essential Grammar in Use, que eu comprei em um sebo por menos de 20 reais.
Mesmo que você comece traduzindo palavra por palavra, você consegue ganhar vocabulário com essa tarefa cumulativa.
Além disso, troque o idioma de todos os seus dispositivos para o inglês e comece a entender as letras das músicas que você gosta. Só fazendo isso você já vai ganhar um vocabulário enorme.
Para o próximo passo, comece a ler textos em inglês e a assistir vídeos em inglês com as legendas automáticas em inglês, não em português. Isso ajuda MUITO no listening.
Depois de um longo tempo em todas essas etapas, vem o chefão final: o speaking.
Se você é uma pessoa tímida ou neurodivergente, que além de ser dura não tem energia pra ter um professor particular e ter que interagir com um estranho, a modernidade tem a solução para o seu problema: o app ELSA, que está disponível para iOS e Android.
Eu tenho usado esse app há mais de um ano e tenho tido resultados incríveis, minha desenvoltura tem melhorado muito desde que comecei a utilizá-lo. Ele é crucial pra você se sentir confortável em uma entrevista em inglês, sem suar frio e sem saber que expressão você pode usar pra expressar as suas ideias.A versão paga do app é de aproximadamente 40 reais por mês e você pode praticar à vontade, é muito menos limitado que o Cambly e super efetivo.

E resumo da ópera... Fazendo tudo isso, dedicando-se, com certeza você conseguirá se sair bem em uma entrevista nesse aspecto. E lembre-se do essencial: não nativos cometem erros (às vezes grosseiros) e estrangeiros não se importam muito com isso, até porque você pode muitas vezes ter um conhecimento maior em línguas do que ele, que provavelmente só consegue se expressar em um único idioma.

Top comments (1)

Collapse
 
kbonassi profile image
Kleber Bonassi

Excelente artigo e de grande valia!