DEV Community

Cover image for Trabalho remoto: o que as pessoas não falam
Wagner Souza
Wagner Souza

Posted on

Trabalho remoto: o que as pessoas não falam

Como todos sabemos, estamos vivendo um momento único de nossas vidas, uma Pandemia. Muita coisa mudou para todos. 

Nesse texto falarei sobre minha experiência trabalhando de casa, o famoso "Home Office".

Quando falávamos em trabalho remoto, talvez, para algumas pessoas não fosse da maneira que as coisas estão acontecendo, um dos grandes desafios é transformar solidão em solitude.

Não vou falar de ambientes, cadeiras, quantos monitores precisamos, qual o melhor teclado e etc, falarei da minha experiência.

Sou casado e tenho um filho, família maravilhosa.

Se estivéssemos em tempos "normais", deixaríamos nosso filho na escola logo pela manhã, voltaríamos para casa e trabalharíamos normalmente, porém, no momento atual, não existe escola, estamos confinados em casa, de quarentena, para tentarmos juntos frear essa curva de contaminação. Não entrarei em detalhes da pandemia, é um assunto polêmico, melhor deixar para quem realmente entende do assunto.

Voltando para o home office, toda lista de tarefas recomendadas para se trabalhar de casa, que já vimos em muitos sites, blogs e redes sociais, que são, por exemplo: Reservar um local tranquilo e confortável, colocar a roupa do trabalho e etc, ficou um pouco fora de contexto. Filhos, ainda mais bebês, não são seres humanos muito regrados, como nós adultos. Crianças querem brincar, assistir desenho, jogar, correr e milhares de outras atividades que inventam durante o dia. E como fazer isso e trabalhar ao mesmo tempo? Um grande desafio, não?

Como podemos ver muitas vezes nas redes sociais pessoas postando que durante uma reunião de trabalho, online, aparecem filhos, animais de estimação, barulhos indesejados e algumas outras coisas não planejadas, ainda assim, existem pessoas que abominam esse tipo de situação. Isso acontece, vai continuar acontecendo, somos todos seres humanos, não somos? 

A grande maioria das pessoas tem seus animais de estimação, filhos, fazem barulho, jogam video game, jogam online pelo computador, gostam de assistir seriados, cantam, tocam algum tipo de instrumento e talvez, sejamos um pouco diferentes daquelas pessoas que conhecemos nos escritórios por ai. 

Quando trabalhamos de casa, abrimos as portas de nossas vidas, ainda mais em uma reunião de trabalho com vídeo conferência, e não há nenhum problema nisso, vamos continuar sendo os profissionais dedicados e que geram valor para as empresas em que trabalhamos, o fato de estarmos em casa, com nossas companheiras(os), pais, animais e filhos ou até mesmo sozinhos, não nos tiram o conhecimento adquirido tanto academicamente como profissionalmente. Não estar fisicamente em um local, na maioria da vezes não muda nada na entrega final.

Esse é o início de uma nova era das nossas vidas, da tecnologia, do trabalho remoto, das descobertas e da quebra de paradigmas, isso tudo vai passar, e as coisas não serão mais como antes.

Estou trabalhando de casa, em um home office diferente, uma experiência incrível! 

Fico mais perto da minha família, estou produzindo mais, estudando mais, lendo mais, dedicando tempo para coisas que eu não conseguia, e não passando mais raiva ou apuros por conta do trânsito e locomoção.
Percebi que nesses dias de confinamento, jogar vídeo game com minha esposa é super divertido, que desenhar com meu filho e tentar descobrir o significado das palavras que ele fala (estamos bem naquela fase que ele fala tudo e não entendemos nada) é incrível.

A saudade dos nossos familiares e amigos é enorme, mas vamos passando essa fase com lives, mensagens, vídeos e muito amor.

Tudo que foi citado nesse texto é minha opinião, se escrevi algo aqui que alguém não gostou, me perdoe, do fundo do meu coração.

Não posso deixar de ser solidário e dar os meus melhores sentimentos para aquelas pessoas que estão doentes ou que perderam entes queridos nesse momento triste que estamos vivendo, nem tudo são flores. Meus sentimentos a todos.

Obrigado pelo seu tempo em ler meu texto. Lembre-se, tudo isso vai passar!

Estamos juntos!

Top comments (0)