DEV Community

Cover image for Hacktoberfest: 5 projetos dart/flutter para participar
Arthur Fücher
Arthur Fücher

Posted on

Hacktoberfest: 5 projetos dart/flutter para participar

Quer participar da Hacktoberfest 2023 e ainda não sabe projetos para contribuir? Afim de melhorar seu conhecimento em Dart ou Flutter e ainda ajudar a comunidade?
Resolvi dar uma pesquisada nos repositórios que estão participando do Hacktoberfest 2023 e compartilhar alguns para você se inspirar e contribuir!


Hacktoberfest é um evento que eu gosto muito, me apresentou muitos projetos legais e como é legal contribuir com open-source!

Se você não sabe o que é Hacktoberfest, tá tudo bem, vou deixar aqui um link para esse conteúdo massa da @levxyca

É um evento online patrocinado pela Digital Ocean que acontece todo ano, durante o mês de outubro. Seu objetivo é incentivar e movimentar a comunidade a participar de projetos Open Source. - Inicie no mundo open-source participando da Hacktoberfest

Contribuir com o que?

Você pode pensar:

Po, mas ainda to estudando Dart/Flutter. Mal consigo fazer meu código aqui, como foi ajudar um outro projeto?

O mais legal é que você não precisa somente contribuir com código, você não precisa ter conhecimento do projeto que está contribuindo.

Como assim??

Senta que lá vem a história...

Vou dar um exemplo:
Eu estava preparando minha palestra para o TDC e estava relendo toda a documentação do Flutter Web. Em um determinado momento, percebi que o link para uma página de outro site estava quebrado. Fui lá e achei a página certa, para ler. Nesse momento eu poderia seguir minha vida numa boa, porém a doc do Flutter é aberta no github.
Então eu abri um pull-request para arrumar o link dessa página. Viu? Eu melhorei a documentação de algo que eu estava estudando!

Dicas de projetos

Flame

A Flutter based game engine.

Curte jogos? Ta aí uma oportunidade bem massa de conhecer o Flame e ainda contribuir.
E a documentação deles também ta participando do Hacktoberfest.

AppFlowy

AppFlowy is an open-source alternative to Notion. You are in charge of your data and customizations. Built with Flutter and Rust.

Aplicação muito interessante, e ainda pode ser uma oportunidade se curtir Rust! Uma coisa legal desse repo é que usam dois labels bem legais nas issues: good-first-issue-for-devs e good-first-issue-for-experienced-devs

fl_chart

FL Chart is a highly customizable Flutter chart library that supports Line Chart, Bar Chart, Pie Chart, Scatter Chart, and Radar Chart.

Se você já precisou usar gráficos, muito provavelmente já viu essa biblioteca. Que tal contribuir de volta?
Se tiver começando agora, eles usam a label good-first-issue para facilitar.

riverpod

A simple way to access state while robust and testable.

Riverpod é uma biblioteca muito utilizada para controle de estados.
Além de issues de melhoria e correções de bugs, o repositório tem diversas issues com a label documentation que podem ser uma ótima oportunidade para contribuição.

apidash

API Dash is a beautiful open-source cross-platform API Client built using Flutter which can help you easily create & customize your API requests, visually inspect responses and generate Dart code on the go.

Quem já usou postman ou qualquer outra alternativa para fazer requests vai achar esse projeto sensacional. Possui também a opção de gerar código Dart para usar na sua aplicação! Achei o projeto bem massa.

Partiu contribuir?

Esses foram alguns projetos que eu achei interessantes, e que estão ativos e com oportunidades legais para contribuição ou mesmo para aprender mais!

Quer encontrar outros projetos em Dart que estão participando do Hacktoberfest?

https://github.com/topics/hacktoberfest?l=dart


Tem alguma outra sugestão de projeto? Deixa um comentário :)
E se puder contribuir comigo, compartilha esse texto!

Abraços, e nos vemos em breve.

Top comments (0)