DEV Community

Cover image for Conectando Pontos: reflexões sobre uma carreira de professora e empreendedora
Kari Silveira
Kari Silveira

Posted on

Conectando Pontos: reflexões sobre uma carreira de professora e empreendedora

De formação, sou Doutora em Linguística, uma eterna apaixonada por Noam Chomsky 🥰 e seus princípios minimalistas e matemáticos de estruturação da nossa gramática inata. Na Universidade 🧑🏻‍🎓 caminhei quase todos os passos que envolviam a docência e a gestão. Mas lá pelos meus 40 anos comecei a questionar:

Agora que eu estou chegando quase à metade da minha vida, o que vou fazer com a outra metade? Como eu usufruirei dos meus próximos anos? 🤔 Outras paixões - Métodos Ágeis, Processos e Pessoas - me trouxeram para onde estou.

Sete anos após minha transição de carreira, sempre estou conectando a Kari professora e a empresária. Por pura coincidência, lendo 📚 A Regra é Não Ter Regras: A Netflix e a Cultura da Reinvenção, me deparei com uma frase de Steve Jobs que sempre me inspirou:

“Não dá para ligar os pontos olhando para a frente; você só consegue ligá-los olhando para trás. Precisa confiar que eles vão se conectar de algum modo no seu futuro. Você precisa confiar em algo — intuição, destino, vida, carma, o que for. Essa abordagem nunca me decepcionou e fez toda a diferença na minha vida.”

Em termos de estudo e dedicação, nada deixamos para trás, tudo pode ser aproveitado, reorganizado e servir de base para novos aprendizados, habilidades, projetos e oportunidades. Mas o que eu trouxe de intrínseco da professora? 😉

Empreender é ser responsável por pessoas. Se a empresa não bate a meta,📉 o sustento das famílias fica em jogo. Isso sempre me marcou muito! Tenho preocupação com o sucesso de todos que estão próximos a mim, desde que era professora.

À medida que fui amadurecendo, me tornei menos rígida e mais preocupada em encantar e despertar a vontade de progredir, mesmo que isso não significasse boas notas no começo. E isso eu, com certeza, trouxe para a empreendedora: foco em fazer as pessoas entenderem que seu engajamento e progresso são parte importante no processo.

"Kari, trabalhando com você, eu evoluí como profissional, como mulher e como pessoa." Ouvi isso em uma das minhas conversas one on one. Para uma mulher, mãe, empresária, gestora e eterna professora, esse é o melhor feedback que eu poderia ouvir. ❤️ E eu não saberia disso se não adotasse estratégias específicas para analisar a motivação, engajamento e evolução das minhas pessoas:

  • One on One a cada 45 dias 🗣
  • Nosso C.H.A (Competências, Habilidades e Atitudes)📝
  • Tardes de treinamento 🧠
  • Sessões individuais de mentoria 🧩
  • Feedbacks rápidos, concretos e completos 🖊
  • E os Happy Hours! 🍻

É uma mega trabalheira mas que precisa caber nas nossas agendas infinitas e descontroladas ⌛️ porque, além de construir um ambiente com pessoas motivadas e que geram resultado, temos a oportunidade de conhecer e mudar a vida das pessoas, de marca-las de um jeito que é só nosso.

Como professora, deixei um pouco de mim nos meus alunos e tenho um pouco deles em mim. Esse continua sendo o meu propósito.😘

Top comments (0)