DEV Community

Cover image for Angular para leigos (parte 2)
André Rodrigues
André Rodrigues

Posted on

Angular para leigos (parte 2)

Angular é um framework muito poderoso para criar aplicações web. Uma de suas características mais marcantes é a capacidade de dividir a aplicação em componentes reutilizáveis. Neste post, vamos dar uma olhada em como criar componentes em Angular e usar boas práticas de HTML e SCSS.

Criando um componente

Para criar um componente em Angular, você deve usar o comando ng generate component. Esse comando criará uma pasta com o nome do componente e alguns arquivos dentro dela. O arquivo mais importante é o arquivo .ts, que contém a lógica do componente. O arquivo .html contém o template do componente e o arquivo .scss contém os estilos do componente.

Aqui está um exemplo de como criar um componente chamado meu-componente:

ng generate component meu-componente

Depois de executar esse comando, o Angular criará uma pasta chamada meu-componente com vários arquivos dentro, são eles arquivo html, scss e arquivos typescript para lógica e testes.

Adotando boas práticas para o HTML de nossos componente

Ao criar o template do componente, você deve seguir algumas boas práticas para garantir que ele seja fácil de ler e manter.

Use tags semânticas

Sempre que possível, use tags semânticas para descrever o conteúdo do seu componente. Por exemplo, em vez de usar uma div genérica, use tags como header, section, article, footer, etc.

Use os atributos data-

Use atributos data- para fornecer informações adicionais sobre o seu componente. Esses atributos não afetam a funcionalidade do componente, mas podem ser úteis para fins de estilo ou análise.

`

Título do meu componente


Conteúdo do meu componente

Rodapé do meu componente


`

Por hoje encerramos a nossa segunda parte, mas em nossa terceira parte iremos conhecer sobre as diretivas do Angular, espero que tenham gostado do post de hoje. Grande abraço e até o próximo.

Top comments (0)