DEV Community

anonymounsdeveloper
anonymounsdeveloper

Posted on

Como me tornei o pior desenvolvedor para ser ter em um time

Esse post tem um tom de desabafo mas quero que ele sirva de exemplo para outras pessoas não tomarem as decisões que tomei para que não terminem como eu estou atualmente.

Comecei a trabalhar com programação um pouco tarde, por volta dos meus 23 ou 24 anos, quando me interessei aperfeiçoar animações que eu fazia em Flash, usando ActionScript.

Acabei levando a idéia a sério e estudei bastante para conseguir algum emprego no ramo.

Depois de várias tentativas, boas e péssimas entrevistas, eu consegui ser chamado para um trabalho, quase 6 meses depois de ja ter desistido.

De lá pra cá, passaram-se um pouco mais de 15 anos e desde então, raramente eu fiquei sem trabalho.

Você deve pensar que o motivo é que eu fui um profissional eficiente e bem cotado pelos meus feitos profissionais. Pois bem, eu também pensei assim por muito tempo.

A verdade é que houve uma época na minha vida, em que eu realmente era dedicado, rápido, pró-ativo, inteligente e rentável para qualquer projeto. Essa época deve ter durado uns dois anos no máximo. O motivo? Eu vendi minha alma, virando noites e emendando semanas a dentro para compensar atrasos no projeto que aconteceram antes de chegar nas minhas mãos.

A primeira vez que as consequências disso me vieram a tona, foi quando uma amiga que sentava a mesa a minha frente me perguntou se eu estava bem. Eu claro respondia que sim mas minha cara dizia o contrário, ela perguntou mais de uma vez e eu acabei não dizendo a verdade pra ela, que eu estava gritando por socorro por dentro.

Nesse tempo, eu ja estava fazendo terapia, explicava que apesar de eu amar o que fazia, aquilo estava me consumindo de uma tal maneira, que eu ja não estava lhe dando bem com as pessoas, com a familia e nem comigo mesmo.

A terapia não me ajudou quase nada, então mudei de trabalho.

Novos ares trouxeram a esperança de ter aquele eu motivado de volta, mas fiquei só na esperança.

Eu estava tão mal, que depois de 3 meses, eu pedi as contas para mudar de emprego de novo, depois foram mais 6 meses, mais 6, 3, 2...

Quando cheguei no 1, não aconteceu nada mais além da sorte me mostrar um novo emprego onde fiquei 1 ano, onde me desgastei mais ainda psicologicamente. Pedi as contas para então ir para o melhor emprego que tive até hoje, mas quando fiquei lá por um pouco menos que dois anos, eu ja estava em profunda depressão.

Já perdi as contas de quantas vezes fui e voltei para os remédios, devo ter uns 3 anos acumulados de tratamentos e terapias, todos sem trazer aquele eu motivado lá do começo, no máximo, me traziam de volta ao jogo, porque no meu pior estado, eu não saia da cama por dias, mesmo com trabalho para fazer, eu no máximo, escrevia duas ou 3 soluções que custavam poucas linhas de código e depois me fechava. A depressão faz ser muito difícil fazer qualquer tarefa simples. Só quem teve ou tem sabe como é.

A minha recente frustração se deu ao fato de eu ser demitido recentemente porque eu tinha que cumprir 3 papeis, o de desenvolvedor, de líder técnico e gerente de projeto. Como os dois primeiros, aparentemente eu estava dando conta mas como gerente de projeto não.

Durante minha passagem de bastão para o novo líder, eu fui convidado por ele a ver uma nova solução para um projeto que ja estava no ar, que eu mesmo tinha feito. Ele me mostrou de forma minuciosa, como ele em poucas horas, fez algo que eu demorei dias.

Sim, eu me senti um lixo, o pior desenvolvedor para se ter em um time, minha auto-estima que ja não era muito positiva, se tornou profundamente negativa.

Ao fim do dia, eu fui fazer uma reflexão sobre e eu percebi que nos últimos 6 ou 8 anos todos meus projetos que foram ao ar, não tem absolutamente nada de código fonte escrito por mim.

Por volta de 2012, fiz um app em iOS (meu primeiro), que demorou um ano para ficar pronto, ficou no ar por 3 anos no máximo.

Alguns anos depois, fiquei quase um ano, fazendo um projeto em React, o tempo foi surreal comparado com o que era o projeto em si. Ao terminar, eu sai e fui tocar outros freelas, 3 meses depois, ele estava no ar, mas em Vue.

Depois foi um outro em iOS que fiquei cerca de 9 meses, onde jogaram fora tudo que eu fiz para fazer uma versão nova, corrigindo problemas de UX que eu tinha apontado no início do desenvolvimento mas que ignoraram pq queriam algo pronto em duas semanas.

Mais um projeto em seguida, onde fiz além de varias melhorias em um projeto legado mais várias automações para melhorar nossa produtividade. Descobri que em algum momento, o líder tinha apagado tudo que eu tinha feito de automação, tinha removido o Babel e falou que teve que ficar uma semana reescrevendo meu código do front pq ele não tinha compatibilidade com IE11.

Claro que teve outros projetos mais que eu fiz, dentre alguns que foram POC e outros que foram descontinuados por falta de verba.

Como não chegar no ponto que cheguei:

  1. Se você tem depressão ou tendências de depressão, aceite que você precisa fazer tratamento em psiquiatra e psicologo e não desista.

  2. Não se apegue a fazer o melhor código que vc pode escrever, alguém sempre vai querer melhorar ou piorar ele, apenas faça o que tem que fazer pra funcionar e vá resolver o próximo problema.

  3. Procure estar com pessoas que te motivem e te ajudem a se manter inspirado e motivado, tanto profissionalmente quanto para a vida.

  4. Se não estiver feliz, mude de lugar.

  5. O melhor salário não significa que é o melhor trabalho.

Top comments (0)