DEV Community

Cover image for Minha experiencia com Arch Linux durante uma semana
Mad
Mad

Posted on

Minha experiencia com Arch Linux durante uma semana

Hello felas, meu nome é Axel, mas podem me chamar de Hypnos, hoje venho trazer minha experiencia utilizando o archLinux por uma semana, não é um grande periodo de tempo, porém, por ser minha primeira vez na "distro", pensei em fazer um agora e outro daqui um mês. Então... Vamos começar do começo!

O ArchLinux é bastante conhecido pela complexidade em sua instalação, onde o usuario instala tudo, desde o kernel até o Desktop environment, apesar de hoje em dia existirem varias formas de instala-lo, a mais commum é pelo terminal, eu já tive minha dose de loucura, logo, dessa vez eu utilizei um script pra me auxiliar na instalação, que foi o Archfi, ele tem um menu bastante simples, porém, poderossimo (ninja).



Após meia hora de instalação

Bom, eu demorei em torno de 30min pra instalar tudo e ter certeza que não fiz nenhuma burrada, instalei como Ambiente de desktop o gnome, sou apaixonado por ele e não trocaria por nada, ainda mais com o gnome 40 chegando ai, pra vocês darem uma olhada nessa boniteza:

Meu desktop

Indo para o arch linux em si

Dada a largada, sistema bonitinho, eu comecei meu desbravamento pelos package manager instalados, são eles:

  • Yay
  • Pacman
Eu não posso negar que eles são de fato rapidos na busca, além disso, existe quase tudo nos repositorios, é incrivel, tu digita no terminal e ele acha na hora ou te avisa caso não exista... Porém, todavia, entretanto, se um usuario comum tivesse que instalar um software no arch, iria se dar mal, pois, se não soubesse como utilizar o terminal e apelasse para o gnome-software, não iria entender nada, porque, o mesmo apresentou a falta de um plugin pré-instalado, que deixa a loja em uma busca eterna por atualização. o plugin deve ser instalado também via terminal: yay -S gnome-software-packagekit-plugin.
Falando sobre as diferenças entre eles, não consegui notar de cara, fiz uma rapida pesquisa (hihi) e acabei descobrindo que o yay é "menos seguro", pois, o mesmo utiliza o AUR (Arch User Repository), logo, ele é recomendado quando tu quiser instalar algo que só exista nele. Enquanto isso, o pacman utiliza os repositorios do Manjaro, que são mais testados e tem menos riscos de segurança! Porém, todavia, entretanto, eu estava utilizando o yay até agora sem saber disso e meu PC não pegou fogo, não é pra ter medo e sim ser cauteloso.

Facilidades

Tirando isso, foi mamão com açucar, só alegrias. Um exemplo foi a instalação do java, nunca achei tão facil instalar e organizar as versões dele no PC, pois, o arch tem um comando chamado archlinux-java que te dá varias funcionalidades, desde verificar a versão do java que tu tá utilizando, até setar uma nova com um simples "archlinux-java set < versão >", além disso, os softwares sempre estão na sua ultima versão, como exemplo posso citar o gnome-40, a versão release dele foi lançada hoje (24/03/2021) e tiveram alguns softwares que já receberam a atualizacao 40 e ele está programado pra vir daqui uma semana, pois, apesar de ter sido lançado, ainda precisa passar pelos testes pra poder ir para os repositorios estaveis do arch.
Como o arch te permite instalar oque quiser, eu tive a sensação de como é iniciar com o gnome praticamente vazio, oque eu sempre quis e só consegui aqui, pois, as outras distros linux e até mesmo com o Windows, nós temos a sensação de que não somos nós que estamos escolhendo oque está sendo instalado, pois, eles simplesmente não perguntam, no pinguim não são muitos softwares pré-instalados, mas do mesmo jeito dá uma "sujada" no HD!

Problemas

Só a instalação e o problema de plugin da loja, porém, partindo do principio que o Arch Linux é recomendado que seja instalado por usuarios que já tenham uma certa bagagem no Linux e que curtem uma aventura, isso não chega a ser um problema.

Conclusão

Apesar dele ser complicado de instalar, vale a pena dar uma chance para o arch, visto que, ele é leve, te dá uma liberdade insana, tem varios softwares prontos para serem instalados. Ele também é incrivel para usuario iniciantes, caso, alguém já deixe instalado no PC e com a loja pré-setada pro usuario que vai utiliza-lo!




Então é isso, espero que vocês tenham gostado do topico que eu decidi trazer, flw.
Acabou, espero que tenha gostado!

Top comments (2)

Collapse
 
gabrielranulfo profile image
Gabriel Branquinho

Parabéns pelo post ✌✌

Collapse
 
axelvarreira profile image
Mad

Muito obrigado!!!!