DEV Community

Rafael Vilarinho
Rafael Vilarinho

Posted on

Como eu pretendo conseguir as certificações da Microsoft Azure?

Versão em inglês: https://dev.to/bepizu/how-do-i-plan-to-obtain-microsoft-azure-certifications-14l1

No final do ano de 2023 eu consegui uma vaga para DevOps, algo que há uns três ou quatro anos eu estava empenhado para conseguir. O desafio de trabalhar como DevOps na ADTsys Data Cloud, prestando serviços para a Ambev, é gigante:

  • Trabalhar com uma cloud que eu nunca trabalhei, a Microsoft Azure
  • Trabalhar com uma infraestrutura super robusta, com diversas oportunidades e desafios
  • Trabalhar constantemente com FinOps

Não tinha como começar melhor meu ano, com meu primeiro emprego como DevOps full time! Fique tão empolgado com essa oportunidade que resolvi criar uma planejamento para o primeiro semestre de 2024 para tentar ser a melhor versão que eu pudesse ser do Rafael Vilarinho como DevOps. Resumidamente, o planejamento consiste em realizar melhorias em alguns pilares que julguei importantes para minha carreira daqui para frente, tais como:

  • Uso do inglês no meu dia a dia de trabalho (esse post é uma das tarefas para alcançar isso 😀);
  • Aprofundamento técnico e vivência em uma nova Cloud (pelo cenário atual, escolhi a Azure);
  • Entender a forma que a Ambev trabalha com Public Cloud, para o quanto antes me tornar independente para somar com melhorias e sustentações da infra;
  • Deep diving em Networking, algo que há muito tempo já queria me aprofundar. Como estou estudando Azure, esse estudo será focado nessa Cloud.

Como primeiro grande passo desse planejamento, consegui tirar minha certificação AZ-900: Azure Fundamentals. Essa foi passo foi algo muito importante para mim, não apenas por ter alcançado um dos objetivos do meu planejamento, mas porque foi minha primeira certificação técnica em toda minha carreira. Nesse post vou falar um pouco sorbe a motiviação de me certificar com a Microsoft Azure e como eu me preparei (tecnica e emocionalmente) para conseguir essa primeira certificação.

Primeiro passo: aonde quero chegar?

Primeiro de tudo, você precisa entender onde você quer chegar em pratica e conhecimento, definindo o que estudar, como entregar o que estudou e uma data futura para você olhar para trás e ver o que conseguiu alcançar. No meu caso, eu fui bem abrangente nesses objetivos, definindo que meu objetivo nesses próximos 6 meses, na medida do possível, seria me tornar um profissional capaz de arquitetar e desenvolver uma infraestrutura eficaz no seu modelo (fácil entendimento e extensão) e eficiente na sua aplicação (menores custos com maiores entregas). Porém, facilmente poderiamos quebrar esse objetivo em diversas partes, com um tempo maior para cada uma delas…isso vai de cada pessoa que está planejando. O importante é ter objetivos claros (como vou fazer e como vou enxergar esses objetivos) e prazos definidos (quando vou entregar e avaliar os resultados).

No meu caso, para alcançar o que planejei, busquei uma boa plataforma para conseguir fazer os cursos necessários para essas certificações e entender qual caminho teórico e prático eu deveria seguir. No caso, eu utilizei a plataforma de ensino da Pluralsight, a Cloud Guru, a qual foi uma indicação de um antigo colega de trabalho (obrigado Ingson!! ❤️). Sem a pretensão de convencer ninguém a usa-la, até porque não sou patrocinado por ela, eu gostaria de dizer que minha experiência nela foi excelente até o momento. Nela eu encontrei um conjunto de cursos, os famosos roadmaps, que iriam me ajudar a me tornar um Azure DevOps completo. Em suma, baseado nesse roadmap, eu me coloquei como objetivo tirar 5 certificações nesse semestre (sim, modo hard): AZ-900 Azure Fundamentals, AZ-104 Azure Administrator, AZ-204 Azure Developer Associate, AZ-400 DevOps Engineer Expert e AZ-305 Azure Solutions Architect Expert . Portanto, uma vez que você entende onde quer chegar e encontra maneiras de entender como vai fazer isso, está na hora de planejar a prática dessas coisas.

Segundo passo: como vou chegar lá?

Nosso tempo é escaço e, quando não temos um planejamento para ele, ficamos totalmente refém do acaso. Vamos vivendo nosso dia a dia conforme as coisas vão acontecendo, as quais podem ser simples ou difíceis de lidar. Com o primeiro passo feito, já teremos uma noção do tamanho do conteúdo que vamos precisar consumir e entregar, então precisamos agora criar um cronograma para isso, correlacionando essas tarefas com o nosso dia a dia, entendo a complexidade de cada tarefa. Essa ação vai trazer a tona algumas coisas importantes: senso de urgência, de responsabilidade e mudanças de habito.

  • Com o senso de urgência, vamos entender o quão realmente necessário vai ser estudar o que você definiu e, dependendo do que você precisa entregar durante seus dias de trabalho ou prática, algumas coisas poderão ser adicionadas ou removidas do planejamento. Por exemplo, eu tenho uma grande dificuldade de entender o assunto Networking e, no caso do roadmap que escolhi, não existe um aprofundamento que preciso para diminuir essa dificuldade. Nesse caso, eu acrescentei um outro curso, focado na Microsoft Azure, o AZ-500 Secure Networking, para garantir que no final desse semestre, isso não seja mais um grande problema. No momento não é algo que eu quero certificar, mas é algo que eu vejo como urgente para conseguir o resultado do meu planejamento.
  • Com o senso de responsabilidade, conseguimos entender quais coisas são importantes em um determinado tempo: quando é tempo de estudar; quando é tempo de entregar; quando é tempo de trabalhar com algo que foge do que você está estudando e etc. Para quem está criando um planejamento para suprir uma necessidade do trabalho, é importante saber que, independente dos nossos gaps de conhecimento ou de experiência, somos pagos para entregar o que foi pedido. Para essas situações a proatividade em não “deixar a peteca cair” é extremamente importante. Como iniciei há pouco tempo de empresa, há necessidade de criar acessos e permissões para utilizar os recursos da Ambev. Isso me deu tempo para estudar a infraestrutura junto com meu primeiro curso e já entregar tarefas com meu know-how atual. Junto com a urgência, vem a responsabilidade de você, se necessário, mudar e executar seu planejamento sempre olhando em volta se você está sendo responsável com suas entregas.
  • Com a mudança de hábito conseguimos mudar resultados e alcançar coisas que anteriormente, nossos antigos hábitos não conseguiriam. Eu vejo que os novos hábitos são de fato fatores cruciais para que nos fazem alcançar novas coisas. Quão maior e maluco for esse objetivo, maior e maluco será a mudança de um ou mais hábitos. Entender quais habitos te atrapalham hoje e aqueles que são necessários e você não possui será essencial para conseguir executar o planejamento. No meu caso, precisei mudar minha rotina de sono (dormir e acordar mais cedo e ganhar mais tempo e disposição), acrescentar horas de curso, praticar e escrever conteúdo sobre o aprendizado para fixação.

Claro, não somos donos do tempo e imprevistos acontecem, mas o quanto mais estivermos preparados, menor serão os impactos dessas ocasiões. Creio que, tendo em mente os três itens mencionados acima, alcançar seus objetivos em meio às adversidades não será impossível.

Terceiro e último passo: concluir, avaliar e evoluir

Esse passo pode ser tratado como parte do processo e como conclusão do seu planejamento. Ele se torna parte do processo porque concluímos uma pequena tarefa, avaliamos como a realizamos e seus resultados e levantamos melhorias de como podemos atuar na próxima ação. Entretanto, ele se torna a conclusão do seu planejamento quando, sob uma ótica macro dele, você conclui seus grandes objetivos, avalia como foi todo o processo de execução, bem como seus resultados, e faz um balanço geral de coisas que deram certo e outras que deram errado e precisaram ser modificadas. Nessa etapa, fraqueza e clareza consigo mesmo serão importantes para aplica-la de maneira eficaz, sem ser afetado pela síndrome do impostor ou estar sob o efeito Dunning-Kruger.

A conclusão do planejamento nem sempre é positiva em seus resultados, podemos planejar diversas coisas e conseguir alcançar 80%, 60%, 40% ou até 20% dele. O importante nesse momento é ter a cabeça no lugar para entender os momentos em que errou e como não cometê-los novamente no próximo planejamento. Sim, o próximo, pois precisamos continuar evoluindo como pessoa e profissional e essas analises, independente da porcentagem de acerto, só revelam o quanto precisamos evoluir (estranhe seu senso de auto crítica caso você não encontre melhorias em você 🙂). Os resultados desse terceiro e último passo serão de acordo com a sua capacidade de auto avaliar e a compreensão do que deu errado durante o processo. Ah, claro, comemore suas vitórias, mesmo que sejam pequenas >>ainda<<.

No meu caso, eu realizei o exame da AZ-900 e consegui passar, minha primeira conquista desse semestre. Porém, passei com 790 de 1000 pontos, onde 700 pontos eram necessários para conseguir aprovação. Eu estudei muito, mas muito mesmo, para gabaritar essa prova, ainda mais considerando que ela é uma prova fácil, mas não foi possível. Entretanto, independente do sentimento um pouquinho amargo por não conseguir o 100% de acerto, não pode me impedir de enxergar que o objetivo foi concluído e que existem coisas que tenho (e posso) melhorar. Seguimos em frente aprendendo, se moldando e realizando 👍.

É isso ai!

Espero de coração que esse conteúdo possa ajudar as pessoas que ainda não encontraram uma maneira de se organizar para alcançar suas metas. Caso você pense diferente ou queria somar com mais formas de pensar, os comentários serão bem vindos e lerei todos. Se você quiser acompanhar minha saga maluca nesse semester, você pode acompanhar por aqui. Até uma próxima!

Top comments (0)