DEV Community

Douglas "Amarelo" Lopes
Douglas "Amarelo" Lopes

Posted on • Updated on

7 conselhos para desenvolvedores Front-end iniciantes.

7 conselhos para desenvolvedores Front-end iniciantes

Recebi uma mensagem esses dias no LinkedIn de um rapaz que estava começando na área. Ele ficou feliz porque eu o aceitei em minha rede e escreveu:

"Obrigado por aceitar, espero que futuramente seja um profissional que nem você."

Ao ler a mensagem, pensei em retribuir com alguns conselhos. Coisas que ninguém me disse quando eu estava começando e que, tive que aprender com o tempo, com a prática e, principalmente, com os erros. Conselhos que eu gostaria muito que alguém tivesse me dado quando eu comecei.

Ao refletir sobre o que dizer, me surgiu sete conselhos e, eu os deixo abaixo.

  1. Estude sempre. Mesmo que por pouco tempo, mas procure estudar todos os dias. Faça os estudos virarem parte do seu dia a dia, da sua rotina. Pense só, aprender uma única coisa por dia pode parecer pouco pensando em curto prazo, mas no médio/longo prazo, vai ter um impacto GIGANTESCO em quem você é e será, no que você pode faz e fará, e em tudo o que você alcançou e alcançará.

  2. Não desista diante de um problema, mas saiba reconhecer quando é necessário parar, dar uma volta, tomar um café. As vezes travamos mesmo e, mesmo com anos de experiência na área, isso vai continuar acontecendo.

  3. Pesquise antes de pedir ajuda, encontrar a solução sozinho traz uma sensação muito boa. Mas se não conseguir encontrar a solução, não exite pedir ajuda e muito menos se envergonhe disso. Isso não é fraqueza, é saber reconhecer os seus limites e, se você fez a busca antes, vai conseguir contextualizar muito melhor pra quem for te ajudar.

  4. Ajude sempre que puder. Todos nós, independente do nível e/ou da experiência precisamos de ajuda em algum momento. Se você sempre estiver disponível para ajudar alguém, as pessoas sempre estarão disponíveis para te ajudar.

  5. Sempre queira melhorar! Sério, sempre! Não se acomode com o que já sabe achando que isso vai ser sempre o suficiente. Isso não vai acontecer.

  6. Você é responsável pela sua evolução. Nem sempre você vai ter alguém olhando o seu código e sugerindo melhorias, então você é quem tem que se "puxar pra cima". É sua responsabilidade evoluir e ser um profissional melhor e mais qualificado. Não terceirize isso.

  7. Faça o melhor que puder, na condição em que estiver com o conhecimento que tiver. Com isso quero dizer que, as circunstâncias e/ou a empresa e/ou o cliente, não devem poder interferir na qualidade do seu trabalho. Seja sempre excelente, tanto para o projeto do "seu tio" quanto para uma multinacional. A qualidade de entrega do seu trabalho é em relação ao seu caráter e, isso não deve mudar por conta do tamanho do projeto.

Bônus: Visite alguns códigos antigos. Isso vai te ajudar a ver como você evoluiu. As vezes, em muito pouco tempo.

Por fim, quero dizer que esse texto não tem a pretensão de ser o "Manual do desenvolvedor iniciante". Definitivamente existem milhões de outros conselhos úteis que eu não estou citando aqui, e outros bilhões que eu ainda não sei.

Espero de alguma forma ter ajudado quem está começando e, minimamente ter conseguido contribuir com uma comunidade de desenvolvimento que por vezes me ajudou/ajuda.

Desejo a todos muito sucesso!

Abraço.

Top comments (0)