DEV Community

Caio "Em1dio" Carnelós
Caio "Em1dio" Carnelós

Posted on

[PT-BR] 8 Coisas que aprendi durante minha jornada que podem te ajudar em 2022.

Adoraria comecar meu primeiro post falando sobre Hardskills. Linguagens, Frameworks, Libs e etc que prometem bombar em 2022. - que prometo falar em outro post! - Mas vou falar nesse projeto sobre dicas de softskills que bombam ... pasmem... desde SEMPRE.

1. Saber minúcias não te fazem um bom profissional.

Acredite. Sabe aquele cara que quando você fala sobre aquele novo protocolo/biblioteca/framework e ele sabe TUDO sobre o novo protocolo? Mas nao sabe o mais importante que é como aquilo pode trazer valor pro dia a dia. Definitivamente, não seja esse cara. Procure o que cada tecnologia pode te trazer de benefício. Ao compreender a tecnologia supõe-se que você sabe para quais casos ela mais serve e como ela pode ajudar seu cliente a se desenvolver.

2. Ser individualista te diminui.

Caso você seja aquele cara que tem o seguinte pensamento: "Não preciso de mais ninguém, resolvo tudo sozinho". Você está errando feio, errando rude! Compartilhe seus conhecimentos. Faça parte de um time. A velha frase ainda vale: "Quer ir rapido? va sozinho. Quer ir longe? Vá em grupo!"

3. Voce será mais conhecido pela maneira que lida com os desafios do que pela sua qualidade de software.

Acredite ou não. Isso vai acontecer. Hoje com mais de 10 anos nessa indústria e tendo passado e tido contato com milhares de pessoas posso te garantir. A maneira na qual você lida com desafios e crises. Como voce se comunica, como voce resolve os passos que voce percorre para investigar e corrigir o problema. Você será lembrado por isso. Muito mais do que a solução em si.

4. Faça Network. Nem que seja online.

Caso voce more em um centro urbano. Procure coworkers. A ideia é básica. Voce senta e faz seu trabalho. Enquanto alguém aleatório com uma história, trajetória e desafios 100% diferentes dos seus senta próximo a voce e durante aquele dia vocês têm a possibilidade de conversar sobre as dificuldades do dia-a-dia e quem sabe você não encontra um amigo ou até mesmo parceiro para futuros negócios. Hoje o que mais me aparece são pessoas que me admiram como profissional e me procuram para saber se eu faço "freela".
Caso voce more fora de um grande centro urbano. Procure comunidades onlines! Eu por morar fora do Brasil participo da Hub no Discord.

5. Nao banque o herói.

Esse ponto é simples e objetivo. Conheça seus limites.
Saiba o que você domina. Aquela ideia de aceitar qualquer coisa sem ter o menor nível de conhecimento e entregar o projeto de qualquer maneira. Pode até te render uma grana. Mas um dia você vai falhar. E isso pode te dar problemas legais. A ideia é basica. Nunca viu sobre? Antes de dizer "eu consigo fazer" estude sobre. Ninguém precisa dizer sim no primeiro momento.

6. Se venda bem ou melhor, Negocie SEMPRE!

Você vai receber propostas boas e propostas ruins. Mas se coloque um valor próprio. Evite trabalhar por nada (ex: "Seu trabalho por uma ideia milionaria"). Sou da opinião que gostaria de pagar nem que fosse 50 reais pelo serviço de alguém. Esta pessoa vai entender que eu valorizo o trabalho dela. E eu vou entender que o trabalho de uma outra pessoa tem custo. Não sabe qual o valor e como cobrar? De início faça aquele velho calculo... Demoro 10 horas pra fazer esse software. O preço da minha hora é 10 e o custo para manter isso por mes é 10?
Número de Horas * Preço de Horas + (Custo * 12)
Não tem erro. ok ;) Aos poucos voce vai saber metrificar melhor.
*Lembrando que o custo seria por ano.

7. Tenha mais de uma fonta de renda!

Parece óbvio, mas busque tua saúde financeira. É muito importante que você busque nao depender apenas do seu emprego. Tenha uma reserva de emergência, faça investimentos de baixo/médio e alto risco. Tudo de acordo com o que você quer fazer. O Seu "eu" de 2032 vai me agradecer por isso.

8. Seja Humilde

Você vai chegar nos objetivos que você quis. Você alcançar aquele valor financeiro. Vai se dedicar e vai concluir seus projetos. Não esqueça de ajudar quem está comecando. Converse, mentore e aceite que a realidade deles possivelmente será mais fácil do que a sua. Hoje em 2022 existe muito mais material para se estudar do que quando eu comecei la por 2008-2009. As novas linguagens e servicos fazem o que demoravamos horas em poucos segundos. Não diminua a qualidade de quem está comecando. E por fim não se esqueça: "Juntos somos mais"

Top comments (0)