DEV Community

Cover image for O aprendizado ao longo da minha carreira
Gio Cruz
Gio Cruz

Posted on

O aprendizado ao longo da minha carreira

O mundo da tecnologia está sempre avançando. Todos os dias quando acordamos, sempre nos deparamos com algo novo e que teremos que aprender a usar. Para isso existem diversas maneiras como aprendemos, seja por vídeo-aulas, tutoriais, documentações ou apenas por vivência.

No início da minha carreira (não que eu tenha muitos anos de experiência), costumava assistir muitas vídeo-aulas, pois meu conhecimento era pouco. Eu precisava ver como era feito para replicar as coisas. Meu modo de aprendizado estava muito atrelado ao modo como aprendemos nas escolas: Alguém explana um determinado assunto e você reproduz isso em algum lugar. No caso da escola, no caderno. Já como programador, programando.

Passado algum tempo, já formado na faculdade, com alguma experiência de mercado, comecei a perceber que as video-aulas me faziam perder muito tempo esperando pela apresentação do conteúdo que precisava aprender para executar certa tarefa e isso estava me atrapalhando a chegar onde eu precisava. Desse modo, decidi partir pela busca incessante por tutoriais, os quais me permitiam acessar diretamente o ponto que eu precisava para executar uma tarefa. "Show! Tudo o que eu preciso está no passo sete, agora é so copiar, colar, feito!".

Descobertas

Utilizar tutoriais da internet foi, por muito tempo, a melhor maneira que encontrei para aprender coisas novas, entretanto esse modelo de aprendizado não é suportado a longo prazo, pois em algum momento aquele tutorial fica obsoleto (geralmente, mais rápido do que gostaria) e isso pode atrapalhar o processo de aprendizagem por dois motivos: Seu conhecimento ficará datado ao conhecimento produzido na época que aquele tutorial foi feito e muito coisa pode ter mudado de lá para cá, além de que você terá que se preocupar em entender o porquê do seu código não estar funcionando, visto que você está reproduzindo exatamento como apresentado. "Droga, preciso vasculhar a internet toda por ajuda". E lá se vão horas ou até dias.

Em algum momento, percebi que os conhecimentos do autores dos tutoriais vinham de algum lugar, não era possível que eles tinham todo aquele conhecimento só por baterem a cabeça contra a parede tentando rodar algo. Foi ai que descobri a minha maneira de aprender: ler as documentações oficiais. No momento em que eu descobri que as documentações oficiais são (com todo respeito ao trabalho dos documentadores) "tutoriais gigantes que facilitam a vida", os tutoriais e video-aulas perderam o lugar de forma primária de aprendizado.

Fluxo de aprendizagem

Todas as vezes que utilizei a documentação para aprender algo novo consegui aprender o que precisava para executar meu trabalho. "Ah, mas as documentações são muito difíceis". Concordo com o fato que existem documentações mal e bem escritas, entretanto a chance de uma documentação melhorar com o tempo com feedbacks, traduções e trabalho em comunidade é grande. Por isso, contribua seja como for para as ferramentas que você utiliza.

Entenda, não estou tentando dizer que o modo A, B ou C de aprender é melhor ou pior. O que eu aprendi ao longo dos anos é que quanto mais base eu tinha, mais auto-didata eu me tornei. Ser auto-didata é algo muito importante para uma pessoa desenvolvedora, muito pelo fato que a tecnologia não te espera fazer um curso para receber atualizações. Atualmente, meu fluxo de aprendizagem é: Ter algo que me motive a aprender (seja um problema do trabalho ou algo novo que ouvi falar em algum lugar), leio a documentação, faço uma prova de conceito (pequeno projeto) e avalio se preciso ou não daquela nova tecnologia. Seja lá qual for a resposta, aprendi algo novo.

Por fim, existe ainda a maneira de aprender por vivência, a qual depende exclusiavamente de você passar por determinadas situações que te fazem tomar melhores decisões, aprender mais sobre o negócio e entender se quem vai usar o seu produto vai realmente usar aquilo que foi produzido. Mas até nesse modo de aprendizado existe atalho. Você não vive em uma caixa, então provavelmente outras pessoas ou empresas já tentaram reproduzir o que você está tentando fazer, ou seja, olhe para elas. Certamente, existem pontos positivos e negativos de casa situação. Com certeza, vai encurtar o processo de aprendizado, não te fazendo bater a cara contra um muro.

Conclusões

Descobrir como você aprende é a uma jornada muito pessoal. O que funciona para mim pode não funcionar para você. Hoje em dia, eu leio muito e aprendo assim. As documentações têm sido grandes companheiras durante o processo. Conheço pessoas com perfil mais sênior que ainda utilizam video-aulas, assinam plataformas de ensino e coisas do tipo. Sem problemas! O modo como você aprende, só você pode saber. De qualquer forma, não deixe de aprender e aprender a aprender, isso é muito importante para sua carreira.

Top comments (0)