DEV Community

Cover image for Como eu organizo meu dia de trabalho (also in EN)
Guga Cavalieri
Guga Cavalieri

Posted on

Como eu organizo meu dia de trabalho (also in EN)

THIS POST WAS ALSO WRITTEN IN: 🇨🇦️ ENGLISH

Todos os dias, antes de começar a trabalhar, eu sempre reservo 5-10 minutos para planejar o meu dia. Isso envolve fazer uma lista de todas as tarefas que eu quero terminar naquele dia incluindo:

  • Qualquer tarefa que estou trabalhando na Kudos
  • Tarefas pessoais
  • Coisas de casa
  • Algum Hobby (Música, Leitura, Podcasts...)
  • Qualquer outra coisa que esteja na minha cabeça (que provavelmente eu dormi com ela na cabeça).

E foi assim que eu comecei a organizar o meu dia!

As ferramentas mágicas

1. ElementaryOS

Tenho que dizer que sou um grande fan do Linux e especialmente um mega fan do ElementaryOS. Acho que posso dizer que é a minha distribuição favorita nos últimos 3 anos pois além de ser linda é super fácil de usar e se adaptar (sem contar que é open-source e gratuita).

2. Planner

E por usar o ElementaryOS no meu dia-a-dia nos últimos anos eu acabei descobrindo uma ferramenta super legal chamada Planner.

Vou listar aqui as funcionalidades do Planner que me salvam todos os dias:

  • Separar taferas por projetos (Trabalho, Pessoal, Casa, etc...)
  • Criar tarefas recorrentes (Pagar o aluguel todo mês por exemplo)
  • Colocar prazos
  • Criar sub-tarefas
  • Sincronizar na núvem (Caso eu queira acessar algo do celular)
  • O mais importante: Listar todas as tarefas que estão marcadas para serem entregues no dia de hoje 🎉️ 🚀️

My Planner

Como eu uso o Planner

Simples assim: Antes de começar qualquer coisa no dia eu abro o "Planner" e escrevo tudo que eu quero terminar até o apagar das luzes.

A medida que as tarefas são feitas elas são marcadas como concluídas e se algo fica inacabado eu simplesmente clico em um botão e a envio para o dia seguinte. E isso vai ser a primeira coisa que eu verei quando abrir o meu computador na próxima manhã.

Tente você mesmo

Antes de começar o seu dia, reserve um tempinho para escrever tudo que você quer entregar naquele dia. E não importa se você está usando o Planner ou qualquer outra ferramenta. O importante é escrever porque uma vez que você escreveu você magicamente sentirá que acabou de se comprometer a fazer algo.

Bonus

Se você não usa o ElementaryOS ou o Planner aqui vão algumas outras ferramentas que podem te ajudar:

Quais outras dicas vocês têm para planejar/organizar o seu dia?

Top comments (0)