DEV Community

Cover image for [PT-BR] Arte e IA entrevista com Nyshimori
Jason Hornet
Jason Hornet

Posted on • Updated on

[PT-BR] Arte e IA entrevista com Nyshimori

(Imagem de capa feita com Midjourney)

Estudante de programação voltado para machine learning e artista desde 2019, o convidado para a primeira entrevista é Nyshimori Mizuki, nome na qual é conhecido na comunidade VTuber com suas lives sendo focadas em arte.

Segue abaixo nossa conversa.

Do seu ponto de vista como desenvolvedor o que você acha dessas IA’s?

Acho que são uma revolução, IA’s em geral estão fazendo maravilhas impressionantes no caso de IA’s artista, acho ainda mais intrigante, já que eu vi elas surgindo aos poucos desde 2019 mais ou menos.

Quais são os argumentos mais comuns que você presencia contra ou a favor de IA’s? Concorda com algum?

Argumentos a favor foram muito poucos, já que fiquei imerso na bolha de artistas, mas o que eu vi e concordo é que elas podem ajudar nos processos criativos e democratizar mais as artes, já os contras são geralmente "IA rouba artes" e "IA vai nos substituir”
Esse primeiro argumento contra, discordo quase que completamente porque com tudo o que sei, esse "roubo" é raro. Já o segundo é mais complexo, ora eu achava que isso vinha puramente de medo e uma ignorância e me convenci que podia ser válido, mas hoje achei uma prova de que ele é falso.

E qual seria essa prova de que é falso?

Antes eu estava pensando exclusivamente no mercado de comissões, um mercado que facilmente pode ser afetado por elas já que é informal e o trabalho é feito de uma pessoa para outra, mas eu estava me esquecendo que existem outros mercados formais de arte que poderiam passar pelas IA’s quase que intocados.

Cite algum exemplo de um mercado que não seria afetado ou beneficiado

Artes em construções, veículos e tatuagem é o exemplo mais forte, apesar de que, é difícil pensar em uma impressora grande o suficiente para pintar um prédio, e a tatuagem é algo feito na pele, não sei como poderia um computador competir com um tatuador humano.

Mais cedo você tinha tocado no assunto de roubo de artes, na sua opinião como podemos nos proteger de termos nossas artes roubadas? como no caso da Raiden Shogun

Bem, pelo que vi naquele caso da arte da Raiden, não tinha nada que dava (como desenvolvedor) para impedir isso, nesse caso uma pessoa pegou a arte ainda em criação de um artista e utilizou a NovelAI para finalizar, sem o artista original ter publicado ela antes, era uma situação impossível de ser prevenida com código.

O caso da Raiden foi só um exemplo por ter sido o mais recente, e na minha opinião requer ética, mas tirando ele de cena pense no quadro geral

No caso de "roubo" por parte da IA, eu acho que é uma coisa rara e que depende da qualidade do banco de dados, mas esse é um dos problemas que eu tenho uma ideia de como corrigir.

E qual seria essa ideia?

Como geralmente IA’s artistas são GAN’s (Generative Adversary Network), eu penso que adicionar uma rede com a função de julgar se a arte produzida se assemelha demais com alguma já produzida no banco de dados, isso é solução hipotética, mas eu tenho vontade de testa-lá.

Você acha que usar uma IA significa que a arte não é mais sua?

Depende do quanto eu me baseio na arte dela, se eu usar como uma mera referencia, a arte é tão minha quanto uma que não usei IA.

E quando a arte é 100% feita por uma IA?

Ai é da autoria dela e eu só estou divulgando.

Qual o futuro dessas IA’s na sua opinião? Como você acha que elas vão evoluir?

Eu não acho que elas vão evoluir no ritmo que vimos esse ano, o princípio de Pareto diz que "80% dos resultados vem de 20% das causas", e mesmo elas sendo recentes, graças a esse principio, pode ser que as melhorias sejam quase imperceptíveis, também acho que elas vão ser bem úteis quando aprendermos a usar elas de forma correta.

Você acha que ela precisam de alguma regulamentação por lei? algum órgão para monitorar elas?

Eu achava que seria interessante ter leis antes de perceber que elas logo podem estagnar, então tenho de pensar e pesquisar mais sobre essa questão...

Você acha que é justo o uso de IA em algum evento como no caso da obra Théâtre D’opéra Spatial?

Não me parece algo mal, me parece mais uma propaganda do produto e qualquer marca vai querer se manter no mercado.

Vamos encerrando por aqui, gostaria de acrescentar algo?

Acho que existe um medo exagerado sobre as IA’s, dentro e fora do ramo de artistas, que não é válido. Uma frase que achei bem interessante de Simon Bolívar "um povo ignorante é o instrumento da própria destruição" e isso me diz que não é legal ter um medo por conta de falta de conhecimento, ainda mais que estamos falando de IA’s, isso pode ser uma excelente ferramenta no futuro.


Esse foi o convidado de hoje Nyshimori Mizuki

E quanto a você? concorda ou discorda de algo dito aqui?

Top comments (0)