DEV Community

Hugo Marques
Hugo Marques

Posted on

Antes tarde do que nunca: Uma retrospectiva de 2023

2023 foi um ano cheio de plot twists e eu acho que vale a penar olhar pra trás e refletir o que aconteceu no geral.

Abril

Rolou 2 acontecimentos grandes em abril, até meio que contrastantes inclusive.

  1. No início de Abril o meu ex-time na AWS lançou um projeto grande e ambicioso de integrar com Terraform open source.
  2. O segundo acontecimento é menos glorioso já que fui impactado pelo layoff que rolou na AWS, aproximadamente 1 semana após ter entregue o projeto acima 😣. Todo o meu time baseado na California foi impactado e eu não fui exceção. Outra coincidência infeliz, eu recebi esse anúncio no dia que eu estava de mudança da Califórnia 😰 #murphy.

Maio

Início de maio, nos mudamos da Califórnia para o Texas.

Texas Kermit

Foi também no mês de Maio, logo após chegar no Texas, que comecei a estudar para entrevistas. #leetcodelife

Junho

Continuei com a preparação em #leetcode e #systemdesign. Fiz os meus primeiros loops técnicos de preparação pras etapas finais. O feedback inicial foi positivo, dos 3 loops que eu fiz eu avancei em todos. Sim, tudo leetcode.

Foi também em Junho que eu participei da "codecon digital" com a palestra "Dicas de engenharia de software"

Julho

Aqui rolou os loops finais. Em média 5-6 entrevistas cada round (1 round por empresa). No final do mês, das 3 empresas que eu tava tentando eu recebi oferta positiva de 2 e negativa de 1 delas.

Agosto

Aceitei a minha oferta da Netflix, tirei "férias" pra dar tempo de arrumar um local pra morar em definitivo. E ao final do mês comecei no meu trampo atual.

Dezembro

Dezembro foi um mês cheio.

Eu viajei ao BR passando por diversas cidades e estados 🥰. Passei pela PB, MG, BA, RJ e rapidinho no ES.

Nessas viagens, eu participei da Devopsdays Salvador com a palestra "Os testes atrasaram meu projeto". Foi uma experiência foda, conheci muita gente bacana, Salvador é uma cidade belíssima e eu fui super acolhido por todo mundo 🥰.

[devsopsdaysssa-2023] Os testes atrasaram meu projeto - Speaker Deck

Nessa palestra discutiremos um estudo de caso de como os testes (ou a falta deles) atrasaram um projeto em que trabalhei. Discutiremos o contexto do pro…

favicon speakerdeck.com

Finalmente, no final de Dezembro eu fiz 15 anos como um dev profissional, esse aniversário marca a data de quando comecei no meu primeiro emprego.

Image description

Sumário de 2023

Finalmente pra fechar com números:

  • 15 episódios do DNE gravados.
  • 2 palestras, sendo 1 online e 1 presencial
  • 6 artigos publicados no dev.to

2024 foi um ano bacana também, em breve solto a retrospectiva pra vocês!

Top comments (0)