DEV Community

Jaedson Silva
Jaedson Silva

Posted on

Como aprendi a programar

Vou mostrar, de forma breve, a minha trajetória como programador, do início até este exato momento! Mas antes, você pode me conhecer um pouco...

Sobre mim

Sou Jaedson Silva, tenho 15 anos de idade, desenvolvedor a 2 anos e nascido no interior de Alagoas. Sou apaixonado por astronomia e tecnologia, sempre desenvolvendo projetos e estudando para expandir meus conhecimentos.

De onde veio a vontade de programar?

O ano era 2017/2018, meu irmão já tinha começado a programar, ele sabia C#, JavaScript, HTML e CSS. As vezes eu ia no quarto dele e observava o que ele fazia no computador, ficava me perguntando o que era aquilo, e o porquê de tantas linhas de texto.

No início, eu não tinha aquele interesse grande de se tornar um desenvolvedor, mas resolvi aprender alguma coisa, e o mais simples era o HTML5. Baixei um editor de texto, coloquei uma aula e fui praticando. Mas isso não foi muito longe, no outro dia eu já tinha esquecido das aulas e o resto do interesse foi embora.

As mudanças

De 2018 a 2020, muitos anos se passaram, minha personalidade mudou muito durante esse tempo, e eu queria fazer algo que pudesse me dar dinheiro, aprender algo que eu gostasse de fazer. Então, me veio a ideia de ser designer gráfico.

Eu não sabia nada dessa área, mas comecei pelo celular, usando um aplicativo simples e algumas aulas do YouTube. Aprendi bastante coisa sobre design durante uns 4 dias, obviamente que não me tornei um profissional, mas já me sentia pronto para anunciar meu serviço a outras pessoas.

E deu certo, consegui alguns clientes e estava satisfeito sendo designer, mesmo sentindo que meus designs não eram bons o suficiente (e realmente não eram), mas, era o que minha criatividade colocava pra fora.

A programação bateu na minha porta novamente...

No final de 2020, em dezembro, meu irmão teve a ideia de criar uma agência de desenvolvimento web, já que eu era um designer e ele um desenvolvedor. Então, meu irmão disse que ficava muito "cansativo" trabalhar como full-stack (front-end e back-end) em um projeto, já que eu "só" seria o designer da aplicação, então, ele me disse que eu deveria aprender HTML5 e CSS3 para ser um desenvolvedor front-end. Eu gostei muito dessa ideia, e no mesmo dia, ele me ensinou algumas coisas sobre HTML5.

Conheci alguns cursos gratuitos, inclusive o curso de HTML5 e CSS3 do Curso em Vídeo, que foi o pontapé inicial para se tornar um desenvolvedor.

Aprendi HTML5 e CSS3 com esse curso, depois, fiz o curso de JavaScript também no Curso em Vídeo.

Novos caminhos

Após terminar o curso de JavaScript, me interessei pela linguagem Python, que até hoje, é a que mais uso para desenvolver meus projetos. Fiz muitos cursos de Python, na Digital Innovation One, Fundação Bradesco e Curso em Vídeo até sentir que eu estava dominando bem a linguagem.

A partir disso, aprendi sobre banco de dados, servidores web e mais sobre front-end, com React.js e Next.js.

Conclusão

Hoje, tenho certeza que tomei a decisão certa em se tornar um desenvolvedor. Tenho mais de 90 repositórios públicos e diferentes tipos projetos, como framework de servidor web, banco de dados, biblioteca de testes unitários e muito mais.

É isso, essa foi a breve história da minha trajetória como desenvolvedor.

Top comments (0)