DEV Community

Cover image for Habilitando PHP xdebug no container docker
Jhonatan Henkel
Jhonatan Henkel

Posted on

Habilitando PHP xdebug no container docker

O xdebud do PHP é uma engine muito útil, eu utilizo principalmente para tirar o coverage dos meus testes unitários.

Eu estava tendo um pequeno incomodo que era toda vez que fazia um novo projeto, tinha que ficar habilitando o xdbug nos arquivos de configurações, instalando o vim para poder editar, etc, etc…

Incomodado com isso, fui de atrás de como alterar esses arquivos pelo próprio docker, já que eu já estava instalando ele por lá.

Vamos falar do meu Dockerfile, nele adicionei apenas um comando run para resolver meu problema, que é o seguinte:

RUN pecl install xdebug \
    && echo "[XDEBUG]" > /usr/local/etc/php/conf.d/xdebug.ini \
        && echo "zend_extension=\"xdebug.so\"" >> /usr/local/etc/php/conf.d/xdebug.ini \
        && echo "xdebug.mode=coverage" >> /usr/local/etc/php/conf.d/xdebug.ini \
        && echo "xdebug.client_host = 127.0.0.1" >> /usr/local/etc/php/conf.d/xdebug.ini \
        && echo "xdebug.client_port = 9003" >> /usr/local/etc/php/conf.d/xdebug.ini \
        && echo "xdebug.start_with_request=trigger" >> /usr/local/etc/php/conf.d/xdebug.ini \
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Obs.: estou usando a imagem php:8.1.11-apache.

Neste comando run, estou basicamente instalando o xdebug e alterando o arquivo xdebug.ini adicionando as configurações que necessito.

Com isso, acabou toda a parafernalha de ter que ficar instalando vim e habilitando as configurações manualmente.

Top comments (0)