DEV Community

Cover image for Consistência!
José Junior
José Junior

Posted on

Consistência!

O maior desafio é ter consistência! Se manter firme, ter estabilidade e manter isso. No caso de tudo que você faz, ter uma rotina e evitar os altos e baixos, seja na vida pessoal, profissional e nos estudos. Eu mesmo por vezes acabo quebrando minha rotina ou não conseguindo me dedicar tanto aos estudos por conta de outros fatores, por isso digo que é um desafio ter consistência.

Porém é preciso começar algo, é preciso tentar, é preciso falhar para conseguir saber o que deve ser feito e como deve ser feito. Dando um contexto para ficar mais claro e sair da abstração, em tecnologia há tantos caminhos que se pode seguir e depois de escolher um desses caminhos sempre há mais caminhos. No meu caso escolhi começar por Python e sempre me pergunto “o que vou estudar agora?”, mas além das escolhas e começar a estudar o essencial é praticar, e às vezes parece bobo, “vai lá e faz “, mais espera, fazer o que ? Uma calculadora, um algoritmo que vai ser usado no lançamento de um foguete?

Calma! Bom, ainda estou no comecinho dos meus estudos, sempre digo que não sei 1% do que queria, mas posso repassar aqui algumas dicas e minha experiência.

No começo é importante praticar o simples, por em prática aqueles conceitos de laços de repetição, condicionais, praticar os diferentes tipos de estrutura de dados e etc. Gosto muito das plataformas de exercícios por conta disso, você vai repetindo esses conceitos de formas diferentes e vai aumentando a complexidade daquilo e memorizando (troca) a lógica. Gosto de utilizar o HackerRank e o Beecrown, porém há outras plataformas. Também pode-se pedir ao ChatGPT para gerar alguns exercícios ou ideias de projeto se quiser aumentar a complexidade e o bom é que pode praticar a linguagem que você está estudando atualmente e tudo que vem junto a ela, SQL, Shell, Algoritmos. Então é por em prática e tentar ao menos resolver um exercício por dia. Também pode praticar todos os conceitos fazendo um projetinho e por no GitHub se não tem ideias por onde começar pode verificar nas plataformas de cursos sempre tem desafios por lá, particularmente gosto dos Challenge da Alura, atualmente estou fazendo o de fazer uma API REST.

repositório no github: https://lnkd.in/dJt26zak

outras plataformas para praticar:
Exercism: https://exercism.org
CodeSignal: https://codesignal.com
LeetCode: https://leetcode.com
Codecademy: https://www.codecademy.com

imagem do post gerada atráves do ideogram.ai

Top comments (0)