DEV Community

Cover image for Transição de Carreira
José Junior
José Junior

Posted on

Transição de Carreira

Iniciei minha carreira em 2008, quando tinha 14 anos de idade, em um programa de estágio chamado ‘Jovem Aprendiz’ na empresa 'Ultragaz', onde tive a oportunidade de conhecer e ter a vivência no mercado de trabalho. Em 2011 iniciei a graduação de Administração de Empresas, em uma Universidade Federal, do qual realizei dois estágios, um no programa social do Governo Federal do Brasil chamado “Minha Casa Minha Vida”, no qual tive a oportunidade de trabalhar com o atendimento ao cliente. O outro estágio foi executado em um Shopping Center (Parnaíba Shopping) na área de auditor de lojas, do qual trabalhei minhas habilidades analíticas ao relatar as vendas, valores, quantidades e ambiente das lojas. Em 2015, após os referidos estágios, iniciei uma carreira de gestão na empresa Companhia Eletromecânica e Gerenciamento de Dados S/A, que durou 7 anos. Nesta empresa iniciei minhas funções no cargo de Supervisor, do qual trabalhava com uma equipa de 30 colaboradores de campo, adquirindo experiência de liderança, trabalho em equipa, planejamento de atividades e nessa atividade o foco principal era a coleta de dados mensais de mais de 100.000 clientes. Após 15 meses recebi uma promoção para o cargo de Coordenador das atividades operacionais, nesta função a meta era a coleta de dados de mais de 1.000.000 de clientes mensais, com uma equipa de 350 colaboradores e atribuições de contato direto com clientes e demais setores administrativos da empresa. Em 2021 fui promovido a Gerente Regional, com uma função macro sobre o processo operacional da empresa e organização dos demais processos e setores, contato direto com a diretoria da empresa, tomada de decisões na contratação de fornecedores, negociações com sindicato e com a concessionária de energia.

Há cerca de 2 anos estudo programação, lógica, algoritmos, banco de dados, sql, linux, git atualmente estou focando os estudos na linguagem Python e nos frameworks webs Django, Flask e FAST API e estou em transição de carreira para área de tecnologia. Ao longo desses anos apliquei os meus conhecimentos em tecnologia na rotina de trabalho e para facilitar o dia a dia fiz uma automação que executava processos repetitivos dentro de um sistema ERP, além de script para inserir base de dados em csv para um banco de dados na AWS para conectar ao Power BI.

Atualmente utilizo a plataforma da Alura para estudar, também faço uma formação na LinuxTips que são 3 cursos, Python Base (Concluído), Web (Em andamento) e Expert, além de vídeos no youtube, documentação e sites de exercícios. Fiz um repositório no github de roadmap para ser um guia dos meus estudos e isso me ajuda há não perder o foco.

A transição de carreia para qualquer área não é fácil, ser inserido em um mercado de trabalho não é fácil, por isso persistir e manter o foco é fundamental. Ainda não tenho a tão sonhada vaga, mas estou seguindo e aprendendo cada dia mais e mais.

Top comments (1)

Collapse
 
georgehvm profile image
George Henrique

Não sei se me encaixaria totalmente nesse conceito de transição de carreira, pois trabalhei 9 anos como suporte e vou completar 2 como desenvolvedor, mas venho pra deixar minha palavra de apoio, você será recompensado por todo o esforço, apenas mantenha o foco que a glória virá!

Parabéns pela trajetória até agora!