DEV Community

Klecianny Melo
Klecianny Melo

Posted on • Updated on

De Volta ao Código: Como Conquistei Minha Realocação no Mercado de Tecnologia

Prepare sua xícara de café favorita, pois estamos prestes a entrar no fantástico mundo da Realocação. Resido no interior de Pernambuco, mais precisamente em Garanhuns. Trabalho no modelo Home Office e atualmente ocupo a posição de desenvolvedora Junior Full Stack em uma empresa com sede em Florianópolis. O trabalho remoto me proporciona a oportunidade de trabalhar com tecnologia, e minha principal ferramenta de Networking, enquanto estou em casa, é a internet, onde interajo com outros profissionais da área por meio das redes sociais.

Ingressei na área de tecnologia por meio de uma transição de carreira em 2021. Neste post, compartilharei as estratégias que impulsionaram minha realocação, incluindo: manter presença ativa nas redes sociais, a importância de ter um portfólio, a elaboração de cartas de apresentação para recrutadores, a preparação para entrevistas por meio de perguntas frequentes e como organizo meu GitHub. Espero que minha experiência possa inspirar outras pessoas que estão ingressando na área ou buscando uma realocação no mercado de tecnologia.

Redes sociais

Mantenho minhas redes sociais sempre ativas, seguindo um cronograma de postagens específico para cada uma delas. Utilizo o mesmo nome de usuário Kecbm em todas as redes para facilitar que as pessoas me encontrem, independentemente da plataforma. Também padronizei a capa do Twitter, LinkedIn e GitHub.

Twitter

LinkedIn

GitHub

Image description

Twitter

Considero a Bolha Dev do Twitter como o ambiente mais importante para profissionais de tecnologia. Fazendo parte dela, aprendi inúmeros aspectos sobre carreira, especialmente quando profissionais mais experientes compartilham aprendizados de suas jornadas. Conhecer as experiências que levaram outras pessoas ao sucesso nos permite analisá-las e aplicar estratégias semelhantes em nossa trajetória para obter melhores resultados.

Participo ativamente da Bolha Dev, compartilhando meus pensamentos diariamente, insights sobre carreira e interagindo com outros profissionais da área. Alguns perfis que destaco são:

LinkedIn

No LinkedIn, mantenho um perfil sempre ativo, realizando postagens regulares, uma vez por semana. Compartilho certificados, aplicações que desenvolvo, tweets interessantes e blog posts que escrevo.

Image description

Image description

Image description

Image description

A seção Sobre do meu perfil contém minha apresentação, formação e os links das minhas outras redes

Sobre do LinkedIn

Considero o LinkedIn como uma ferramenta que irá documentar a minha carreira. Pois postando regularmente poderei observar meu avanço como desenvolvedora ao longo do tempo.

GitHub

O GitHub é uma das redes sociais cruciais para quem trabalha com tecnologia, já que é lá que hospedamos os códigos que desenvolvemos. Nele, registro minha evolução como programadora, as tecnologias que estudei, os projetos que desenvolvi e os commits que fiz. Uma das primeiras funções que publiquei na plataforma foi a seguinte:

Função compareTrue

Função compareTrue

E a última aplicação que desenvolvi foi o JSON Viewer

JSON Viewer

É gratificante observar nossa evolução. Se você ainda não documenta sua jornada, comece hoje mesmo!

Além de ser uma plataforma de código, o GitHub é nosso cartão de visita como desenvolvedores. Portanto, é importante construir um README completo para o seu perfil, permitindo que visitantes o conheçam melhor. A estrutura atual do README do meu perfil é um resumo dos tópicos do meu currículo, contendo apresentação, formação, habilidades, estatísticas, meu trabalho atual, projetos open source, contribuições em projetos open source, últimos posts em blogs, participações, experiência profissional, formação acadêmica e links para minhas outras redes.

Image description

Image description

Image description

Image description

Image description

Dev.to

Recentemente retornei a postar artigos aqui no Dev.to, escrevendo sobre carreira e habilidades técnicas uma vez por semana. Meu último artigo foi The Power of Active Listening for Developers no qual destaco a importância da escuta ativa para os profissionais de desenvolvimento.

Image description

Portfólio

Desenvolvi a primeira versão do meu portfólio em 2022, quando ainda cursava o bootcamp. A versão inicial era bastante simples, consistindo em apenas uma página.

Image description

A versão atual foi desenvolvida recentemente, onde implementei a divisão dos tópicos em páginas, adicionei meu avatar e animações em CSS.

Image description

O portfólio é um diferencial para nós que trabalhamos com tecnologia, pois nele podemos mostrar as pessoas tudo que já desenvolvemos, as tecnologias que estudamos e como podem entrar em contato conosco. É nossa marca individual na rede mundial de computadores.

Entrevista

A etapa de entrevista em um processo seletivo é tão importante quanto desenvolver um bom projeto técnico. Para me preparar eu utilizo as perguntas mais recorrentes nessa etapa. Respondendo previamente todas elas e treinando dias antes da data da entrevista, porque assim na hora da entrevista real eu garanto que estou preparada.

As perguntas mais recorrentes são:

PITCH
O pitch é uma apresentação curta sobre quem você é e a trajetória que te trouxe até o lugar que você está atualmente. É recomendado que ele dure cerca de 2 minutos e meio, para ser simples e breve. Eu construo o meu pitch me guiando por minhas principais conquistas, por exemplo:

Eu sou Klecianny Melo, tenho 27 anos e moro em Garanhuns, Pernambuco. Trabalho com tecnologia desde 2022 e atualmente sou desenvolvedora Full Stack Junior na Br24, onde atuo com PHP, React, Node e Nest. Entrei na tecnologia por transição de carreira, tenho 10 anos de experiência na música e também sou engenheira de alimentos pela UFAPE - (Universidade Federal do Agreste de Pernambuco). Tive contato com a programação no começo da faculdade, onde fui monitora de Algoritmos e Programação de computadores. Sou entusiasta da tecnologia, acredito no poder que ela tem de transformar o mundo e a vida das pessoas. Participo da bolha dev do Twitter e estou a disposição para conversar sobre o tema.

EXPERIÊNCIA
Aqui você pode destacar sua experiência em trabalhos anteriores, destacando sua função e aprendizados obtidos.

MOTIVAÇÃO

Porque a tecnologia?

Porque você quer atuar na área?

TALENTO

Quais são os seus talentos?

PERGUNTAS DO PROCESSO SELETIVO

  1. Como você se imagina daqui a cinco anos? Quais os seus objetivos?

  2. Quais são seus pontos fortes? E quais são os seus pontos fracos?

  3. Se eu falasse com seu antigo chefe, o que ele me diria sobre você?

  4. Quais seus valores?

  5. Do que você gosta e faz bem no trabalho? O que te motiva? O que você não gostava de fazer no seu antigo trabalho?
    a) Gosto:
    b) Me motiva:
    c) Não gostava:

  6. Qual foi seu maior erro/fracasso? Como você lidou com isso?

  7. Você já teve problemas com um colega de trabalho? Como lidou com isso?

  8. Porque devo te contratar?

  9. Porque você saiu do seu último emprego?

  10. Quais seus hobbies?

O QUE É VALORIZADO EM UMA ENTREVISTA

  1. VONTADE a) Porque você está aqui? Porque você quer trabalhar na empresa?

b) Porque essa empresa?

  1. HABILIDADE a) Qual o momento atual da empresa?

b) Quais dores a empresa pode estar passando?

  1. DIFERENCIAL a) O que te diferencia das outras pessoas?

TOLLKIT PARA ENTREVISTA

  1. CONHECIMENTOS
    Frontend, backend, fullstack

  2. FERRAMENTAS
    GitHub, Slack, Git, Linux, Node.JS, Express, MSC, JWT, MySQL, Workbench, MongoDB, Mocha, Sinon, Chai, TypeScrypt, C Sharp ...

  3. MOTIVAÇÃO
    Porque atuar com tecnologia?

  4. QUALIDADES
    Suas principais qualidades

OUTRAS PERGUNTAS

1.Conte um pouco mais sobre você.

  1. Por que você quer trabalhar aqui na (empresa)?

  2. Me explica um pouco do que a gente faz?

  3. Como você trabalha sob pressão?

  4. O que você prefere, bom no prazo ou perfeito e atrasado?

  5. Qual seu maior orgulho?

  6. Qual foi o seu maior erro e o aprendizado tirado?

  7. O que uma empresa deve ter em sua opinião? O que você valoriza no ambiente de trabalho?

  8. O que o trabalho representa para você?

  9. Qual conselho você me daria?

  10. Se você pudesse me ensinar alguma coisa, o que seria?

  11. Por que devo te contratar?

  12. Conte para nós sobre a sua infância:
    •Onde você nasceu e cresceu? Como esse(s) lugar(es) te influenciou/influenciaram a ser quem você é hoje?
    •Quem foram as pessoas que mais influenciaram na sua formação? Quais características você mais admira nelas?

  13. Quem é/são a(s) pessoa(s) no mundo que mais te inspira(m)? Por quê?

Analise sua trajetória para responder cada pergunta, guarde as respostas em um local de fácil acesso. Eu tenho as minhas respostas arquivadas em um arquivo .doc para treinar quando tenho entrevista marcada. É importante que você seja verdadeiro em cada resposta e coerente com tudo que viveu até então.

Desafio técnico

Durante um processo seletivo, é comum depararmos com a etapa do desafio técnico. Essa fase é crucial, pois você será desafiado a desenvolver a solução para um problema proposto pela empresa. O primeiro passo é compreender a questão e conceber uma possível solução. Em minha trajetória no mercado de tecnologia, sempre priorizei soluções simples, pois são mais rápidas de desenvolver.

Por exemplo, em minha recente realocação, o desafio consistia em criar uma aplicação full stack com React e PHP, onde a API deveria seguir a arquitetura MVC (Model, View e Controller). Como era meu primeiro contato com PHP, optei por codificar uma API básica, utilizando apenas um arquivo index.php, para desenvolver o CRUD necessário do desafio.

O foco principal deve ser a entrega de uma solução viável no tempo estipulado. Evite paralisar na busca por uma aplicação avançada e perfeita, pois a busca pela perfeição exige muito tempo e esforço. Todas as aplicações nascem simples, com o objetivo de resolver um problema específico.

Estrutura do repositório

O repositório de sua aplicação deve ser completo, incluindo um README com tópicos interessantes sobre o que foi desenvolvido. Aqui está o README do último processo seletivo em que participei.

Image description

Image description

Image description

Image description

Image description

Image description

Image description

Image description

Image description

Image description

Image description

Para registrar as alterações no repositório, é possível utilizar o commit semântico, como o modelo do Gitmoji

Image description

Um diferencial especial desse projeto foi a estilização, onde busquei incorporar elementos da página da empresa à minha aplicação.

Image description

Image description

Compartilhando o CV

Compartilhar meu CV no Twitter foi um dos principais fatores que contribuíram para minha rápida realocação, alcançando cerca de 300 mil visualizações. O auxílio da minha rede de contatos ao compartilhar a postagem foi fundamental.

CV no Twitter

Também compartilhei ele no LinkedIn, para que minhas conexões soubessem que eu estava a procura de uma nova oportunidade.

Entrando em contato com recrutadores

Entrar em contato com recrutadores é uma prática valiosa para informar que está em busca de emprego. Utilizo o seguinte modelo de apresentação:

Bom dia NOME, como você está?

Meu nome é Klecianny, tenho mais de 1 ano de experiência como Software Developer e estou buscando uma oportunidade remota como Software Developer. Minhas skills são: React, NodeJS, Typescript, Phyton, C# .NET, HTML, CSS, JavaScript, Redux, RTL, Jest, Docker, MySQL, MongoDB, Express, Mocha, Sinon, Chai, Sequelize, Pytest, Vercel, Trello, Linux, Git e GitHub.

Segue os links das minhas redes sociais e também do meu portfólio:
https://kleciannymelo.vercel.app/
https://www.linkedin.com/in/kecbm/
https://github.com/Kecbm
https://twitter.com/Kecbm
https://www.instagram.com/kecbm/

Meu ultimo projeto:
https://viewerjson.vercel.app/

Você teria alguma vaga que eu possa concorrer?
Agradeço desde já!

Atenciosamente,
Klecianny Bezerra de Melo
+55 (99) 99999-9999

Uma ótima semana!

Espero que essas dicas possam te auxiliar no processo desafiador que é a busca por emprego na área de tecnologia. Estou à disposição para conversar sobre qualquer assunto, basta mandar mensagem para trocarmos ideias. No mais Compartilhe o código, espalhe conhecimento e construa o futuro! 😉

Top comments (10)

Collapse
 
lucasmds198 profile image
Lucas Santos

O Texto tá show de bola! E as indicações de perfis assino embaixo, uma galera sensacional que frequentemente compartilha conteúdos, experiências, pontos de vista, opiniões. Twitter é uma rede realmente muito boa, e responsável por muito do que eu sei também.

Collapse
 
kecbm profile image
Klecianny Melo

Muito obrigada pelo feedback meu amigo! A bolha dev é um dos bens imateriais que nos temos para nossa carreira. A galera é fera demais e nos ensina constantemente!

Collapse
 
starch1 profile image
Starch1

Cara, muito bom, artigo incrível, me abriu a mente sobre alguns tópicos. Com certeza vou fazer uso de algumas dicas.

Collapse
 
kecbm profile image
Klecianny Melo

Muito obrigada pelo feedback!

Collapse
 
jessilyneh profile image
Jessilyneh

Nossa, parabens!!! Fico muito feliz de verdade pelo texto e obrigada por compartilhar sua experiência!

Collapse
 
kecbm profile image
Klecianny Melo

Muito obrigada mestra, você é uma inspiração pra mim! ❤️

Collapse
 
edsonsfreitas profile image
EdsonSFreitas

Artigo caprichado e de grande valor pra galera, obrigado por compartilhar.

Collapse
 
kecbm profile image
Klecianny Melo

Muito obrigada pelo feedback Edson!

Collapse
 
cleytonalves07 profile image
Cleyton Alves

Muito esclarecedor. Só tenho a agradecer! Vou aplicar os itens que ainda não faço !

Collapse
 
kecbm profile image
Klecianny Melo

Fico feliz em te auxiliar @cleytonalves07 😁