DEV Community

Lara Carvalho
Lara Carvalho

Posted on

Como passar no AWS Certified Cloud Practitioner Exam

Existem alguns benefícios em tirar uma certificação da AWS. Dentre se desenvolver credibilidade sobre seus conhecimentos, dar mais confiança a usuários recorrentes, você consegue demonstrar suas qualificações de nuvem de forma comprovada.

Tive o prazer de participar de uma ação da LinuxTips #CHamaAsMina para disseminar o conhecimento sobre AWS, onde eles disponibilizaram seu curso preparatório para o Certified Cloud Practitioner com um voucher 100% para o exame. Aproveitando essa oportunidade, comecei a estudar para tirar minha certificação. Já tinha interesse em realizar o AWS Certified Solutions Architect e pensei em usar essa experiência como aprendizado para a próxima vez.

Sobre o Exame

Segundo a página da certificação:

"O AWS Certified Cloud Practitioner oferece uma compreensão básica dos conceitos, serviços e terminologia da Nuvem AWS. Esse é um bom ponto de partida para indivíduos em funções não técnicas, sem experiência prévia com TI ou em nuvem, ou para aqueles com experiência em TI on-premises que buscam fluência básica na Nuvem AWS. Essa certificação pode dar aos candidatos a confiança necessária para enfrentar as certificações da AWS com base em função."

Essa é a certificação fundamental de nível básico, ela é recomendada para profissionais que tem ou não experiência na nuvem AWS e prevê preparar o candidato para conhecer mais os principais serviços e casos de uso da AWS, modelos de cobrança, conceitos de segurança e precificação de tais serviços. Apesar disso, o guia do exame recomenda que o candidato tenha 6 meses de experiência com a nuvem AWS.

Alguns dados gerais:

  • A prova dura 90 minutos
  • Para passar, você precisa acertar 70% da prova (isso dá 56 questões)
  • Conta com 65 perguntas de múltipla escolha (algumas podendo escolher várias respostas)
  • Custo de $100 dólares
  • Você pode optar por fazer a prova online ou em um centro autorizado de treinamento.

Para entender mais do exame, a Amazon disponibiliza um guia do exame com explicações sobre conceitos abordados. Além disso, conta também com um exemplo de perguntas (disponível em português!) para entender melhor como funciona a prova em si.

Preparação

Eu utilizo AWS há alguns anos, porém não foi um uso contínuo. Já trabalhei em empresas que usavam muitos serviços serverless, então o contato como dev era maior, e outra cujo contato era mais concentrado no time de DevOps, então não me considero expert na plataforma. Como ganhei um curso preparatório, resolvi começar por lá. Todos os dias estudava um assunto diferente e ia seguindo por lá.

Muitos serviços eu já utilizei no dia-a-dia, mas outros conhecia apenas por nome, porque não houve necessidade real em brincar com ele. Agora, a própria AWS conta com um curso preparatório oficial que pode ser acessado aqui.

Caso você consiga acompanhar em inglês, o freeCodeCamp liberou este video de 13h para estudar para o exame. Foi ele que usei logo depois do da LinuxTips para me preparar. Nos comentários existem alguns timestamps com a organização de cada tópico, então foi fácil navegar pelo video quando eu tinha dúvida em algum conceito.

Por último, achei melhor treinar com o que eu conseguia de provas então achei no Udemy este curso com 6 simulados de perguntas reais da prova onde eu poderia treinar quantas vezes eu quisesse. Ele sempre entra em promoção, então é possível consegui-lo por um preço acessível. Não ganho nada por recomendá-los, e vou trazer uma alternativa grátis, mas se você quer ter a experiência de prova, esses simulados são bem úteis.

Todas às vezes que eu fazia um simulado, eu lia todas as respostas (as que acertei e errei) porque eles trazem explicações do porquê de cada resposta estar errada/certa. Isso me fez entender melhor meus pontos fracos e buscar os dados corretos. Fui anotando tudo que eu achava confuso; nomes parecidos foram meu maior problema. Às vezes eu conhecia o serviço, mas os nomes me confundiam e acabava errando uma questão. Para quem tem dificuldade em gravar as coisas, repetir os simulados pode ajudar e muito!

Eu estudei por 1 mês de forma interrupta, então não foi todo dia que eu pegava e via um conteúdo novo. Às vezes só consegui estudar um dia na semana porque eu estou também estudando para uma especialização, então eu fazia o que podia.

No fim, fiz os 6 simulados 5 vezes. Aqui está a média das minhas notas cada vez que fiz:

  • Primeira vez: 66% (não havia terminado o curso);
  • Segunda vez: 75% (não havia terminado o curso);
  • Terceira vez: 79% (curso finalizado);
  • Quarta vez: 88% (curso finalizado);
  • Quinta vez: 94% (curso finalizado).

Apesar de não ser uma média super alta, meu objetivo era conseguir pelo menos 90% nos testes sabendo que teria uma margem para a prova. É claro, poderia buscar outros recursos, mas preferi jogar a favor dos meus pontos fortes.

Um último recurso que se tornou indispensável foi esse repositório com quase 600 questões do banco de perguntas da AWS. Analisar as perguntas e respostas aqui fez com que eu entendesse um pouco de perguntas que não estavam no grupo do curso do Udemy. Se você não quiser pagar pelo curso, consegue usar essa lista para simular um ambiente de prova, lembrando que são 65 questões em 90 minutos. É só separar algumas questões, colocar um timer e treinar!

Como é a prova de verdade?

Eu escolhi fazer a prova num local aprovado pela AWS e a Pearson por achar algumas das regras de prova online um pouco difíceis de garantir (falta de barulho, conexão constante, preparar a máquina, etc.).

Achei que seria mais complicado, eles são bem rígidos em exigir que você chegue com 15 minutos de antecedência, mas comigo acabei chegando cedo demais e o pessoal do local me permitiu até adiantar meu horário. Você entrará em uma sala com computadores preparados apenas para a prova, irá conectar com as suas credenciais e iniciar a prova. Tem um timer rolando e você pode revisar as perguntas antes de enviá-las para aprovação. Dependendo da sua prova, você recebe uma mensagem no fim dizendo se passou ou não, mas o resultado completo com o certificado só vem em até 5 dias úteis.

Eu achei a prova bem condizente com o material que estudei. Alguns tópicos eu não havia estudado, então provavelmente não fui bem neles, mas as perguntas das matérias e serviços que estudei estavam bem fáceis, então foi bem tranquilo para mim. No fim, minha nota final foi 855 (de 1000), então estou feliz com o resultado. Se você se importa em gabaritar, talvez um tempo extra de treino seja necessário.

Agora, sobre compreender mesmo os assuntos, todo esse esforço valeu a pena? Eu sinto que aprendi, sim, detalhes de vários serviços que havia usado antes, mas que não tinha me aprofundado. Aprendi mais sobre serviços que nunca havia trabalhado e entendi mais a filosofia de arquitetura da AWS.

Achei que a experiência valeu, sim, a pena, e depois que você obtém a certificação, você ganha algumas coisas como: 50% de desconto na próxima prova, acesso a uma comunidade de pessoas certificadas, o badge para mostrar sua certificação.

Conclusão

Espero que tenham curtido o que eu trouxe hoje. O post original pode ser encontrado aqui: https://laracarvalho.net/post/como-passar-aws-certified-cloud-practitioner/

Top comments (0)