DEV Community

Cover image for O que é um produto?
Leoni Mella
Leoni Mella

Posted on

O que é um produto?

Faz tempo que penso em criar algum produto / empresa com as habilidades que adquiri ao longo dos anos como desenvolvedor, mas nunca tive um feeling do que fazer.

E ai um tempo atrás no trabalho aconteceu uma coisa que achei muito interessante.

Durante uma chamada de vídeo, com um possível fornecedor, eles apresentaram o produto deles e eu fiquei de boca aberta porque eu tinha desenvolvido a mesma coisa em 2018!!

O ano era 2018

Uma empresa da Estônia entrou em contato comigo pelo LinkedIn interessada no meu perfil e depois de uma conversa rápida marcamos a primeira entrevista.

Logo em seguida me passaram o teste técnico que era fazer uma API capaz de ler arquivos .csv e salvar o conteúdo em um banco de dados.

Se você quiser dar uma olhada no resultado desse teste ele está público no meu GitHub.

Mas vou deixar um disclaimer aqui devido ao fato dele ser bem antigo então não sei se ele funciona ainda hahaha.

Em todo o caso: Fractory

Cumpri os requisitos do teste e ainda fiz uma parada que se houvesse um erro em uma linha, ele retornava a mesma para o usuário pedindo para ele corrigir.

Ficou um projeto bem legal! Feito em PHP (com Laravel) e JS (front em React).

Apesar de gostarem do resultado e me chamarem para a última entrevista acabei não passando para a vaga, mas sem problemas, faz parte.

Voltando para 2022...

Eu conheci a FlatFile, uma empresa fundada em 2019 que levantou ~7.9M de dólares e o que eles fazem é exatamente a mesma coisa que o meu repozinho em PHP faz!!!

Claro que eles fazem de um jeito MUITO melhor e mais elegante, mas cara, o que eu fiz foi no mínimo o MVP da FlatFile.

E isso me faz pensar...

Deve existir mais um monte de coisas simples que nós fazemos e resolvemos durante nosso dia que teria espaço para crescer em algo maior.

Igual a FlatFile fez com uma ideia tão simples, mas que é uma dorzinha chata em várias aplicações e sistemas.

E também após esse episódio fico me perguntando:

"o que mais eu já fiz ou que eu faço que poderia virar um produto oferecido por uma empresa?"

Ainda não tenho uma resposta para essa pergunta.

Será que você também já não fez alguma coisa que poderia ter um valor grande e que pessoas estejam dispostas a pagar por isso?

Faz a gente pensar nas possibilidades, né?

Obrigado pelo tempo

🖖

Top comments (0)