DEV Community

Cover image for Lógica de programação é fundamental
Leticia Ramos
Leticia Ramos

Posted on

Lógica de programação é fundamental

Da hora que acordamos até a hora de dormir, mesmo sem percebermos, tudo que fazemos obedece uma sequência lógica de passos. Ações que nos levam a outras ações, grandes ou pequenas, que por sua vez nos levam a alguma resolução ou decisão final.

Aquele exemplo clássico: "O que você faz ao acordar?" Já parou para pensar na sequência de passos da sua rotina matinal? Pense aí enquanto eu relato a minha:
1 - Acordo e levanto da cama (penso na vida por uns minutinhos como a mera mortal que sou rsrs)
2 - Vou a cozinha e verifico se tem café pronto. Se não tiver, começo o preparo.
3 - Enquanto o café me espera ou está sendo preparado, tomo banho e me organizo.
4 - Café prontinho? Começo o meu desjejum.
5 - Após esta sequência, estou pronta para começar minhas atividades.

Eu poderia detalhar mais. Poderia relatar detalhadamente todo o meu processo de preparar o meu café ou todas as coisas que organizei enquanto meu cafezinho passava na cafeteira, entre outras coisas. Mas, em resumo, esta é minha rotina básica e você acabou de ler o algoritmo da minha rotina matinal.

Sintetizando: lógica de programação seria então uma forma estruturada e sequencial de organizar instruções para a resolução de um problema.

Acredito ser superimportante estudar lógica de programação antes de estudar alguma linguagem específica. Infelizmente não foi o meu caso. Comecei com Python e mesmo esta sendo uma linguagem amigável para iniciantes, senti dificuldades justamente por me faltar essa base fundamental em LP. Ainda bem que percebi a tempo e corri atrás do prejuízo.

Geralmente o ensino da LP é feito em uma pseudo-linguagem, que para nós seria algo mais próximo do Português. O foco é justamente aperfeiçoar o raciocínio lógico sem se preocupar nesse primeiro momento com a sintaxe mais complexa das linguagens de programação.

Entender sobre os dados (tipos, estrutura), variáveis, operadores lógicos, estruturas condicionais e repetições, funções, procedimentos de resolução de algoritmos, entre outros temas fundamentais, é de extrema importância na formação do programador/desenvolvedor.

Com essa base bem feitinha, aprender linguagens como Javascript, Python, Java, C#, entre outras mais, será um processo um pouco mais agradável e estimulante. Então, não fuja desse tema. Uma base bem feita nos permite construir de maneira mais sólida.

Bons estudos!

Man photo created by 8photo - www.freepik.com

Top comments (0)