DEV Community

Lucas Faria
Lucas Faria

Posted on • Updated on

Engenharia de software: precisa de faculdade?

Postado originalmente no Dev na Gringa Substack. Assine se quiser receber futuros artigos por e-mail.


Eu me formei em Engenharia de Software em 2019 na PUC Minas.

E me lembro bem de uma das minhas primeiras aulas na faculdade, no primeiro período.

Foi com uma das minhas professoras favoritas, a Guta.

O tema era: a regulamentação da área de engenharia de software. Que determina se curso superior deve ser obrigatório ou não para exercer a profissão.

Naquela época, em 2016, estávamos na sala discutindo se a regulamentação da área deveria acontecer. Quais eram os pontos positivos e negativos.

Vamos falar sobre isto nesse artigo. Pontos positivos e negativos. Então já te adianto: não existe uma resposta binária se a faculdade é necessária ou não.

É um problema similar quando estamos projetando sistemas. Uma questão de trade-offs.

Desde 2018, a Engenharia de Software agora está regulamentada junto ao CREA. Isso quer dizer que, para exercer a profissão, é necessária a formação em curso superior.

Mas, mesmo para outras engenharias, sabemos que isso não acontece na prática. As empresas contratam pessoas como analistas com os mesmos requisitos do que engenheiros.

Eu trabalho como desenvolvedor desde 2016. E, até então, nunca vi alguma empresa exigir o diploma para exercer a profissão.

Já ouvi relatos existem empresas que exigem. Mas, não é estritamente necessário para conseguir seu trabalho na área.

Com isso, temos nossa primeira afirmativa. Você não precisa de faculdade para trabalhar como engenheiro de software.

A faculdade não é o único caminho para se tornar um engenheiro de software

Mas a resposta completa envolve outros fatores.

Vamos discutir primeiro por que você deveria considerar fazer faculdade.

Por que fazer faculdade?

Aprender como estudar. O curso superior na área de computação é desafiante. A taxa de desistência é maior do que em outras áreas: 38,5%.

Passar por essa experiência demonstra sua capacidade de aprender e se dedicar.

Conhecer futuros colegas de trabalho e mentores. Todos os meus professores impactaram minha carreira, de alguma forma. E, embora não tenha trabalhado por muito tempo com meus colegas, tenho respeito e admiração por todos. E sei que posso contar com a indicação de todos, assim como podem contar com a minha.

Aprender os fundamentos da computação. Algoritmos, estruturas de dados, redes, sistemas operacionais. Linguagens e stacks estão sempre mudando. Mas os fundamentos sempre serão relevantes. É a maneira mais rápida de conseguir se adaptar a qualquer cenário.

Participar de estágios. A maneira mais fácil de entrar no mercado profissional. Estágios, por lei, só podem ser realizados por estudantes. E costuma haver uma parceria entre a universidade e as empresas para facilitar a contratação.

Conhecer as diversas áreas para se trabalhar com computação. Você pode querer ir para a academia. Fazer concurso público. Trabalhar na iniciativa privada.

E, em qualquer uma delas, existem diversas áreas diferentes. Desenvolvimento web. Sistemas embarcados. Computação de alta performance. Inteligência artificial.

Você nunca realmente sabe onde sua carreira irá te levar. Vou dar um exemplo da minha noiva, Iara. Ela começou sua carreira com a certeza de que seria desenvolvedora Android.

Foi o tema principal do seu primeiro estágio como dev, e do emprego como CLT também. Seu cargo era Desenvolvedora Android.

Mas, hoje em dia, ela é Engenheira de Software Sênior programando em Clojure para ser convertido em Flutter 🤯. Sim, é uma arquitetura peculiar e muito interessante. Tem vontade de saber mais? Me ajude a convencê-la de escrever um artigo aqui com mais detalhes comentando. E compartilhando para quem você acha que vai ser interessante.

A faculdade é um ótimo período para se ter uma experiência ampla em tudo que a computação tem para oferecer. E tentar descobrir o que lhe agrada mais.

Porque, isso te ajuda a encontrar um método de trapacear sua carreira: encontrar alguma área que você goste. De modo que o trabalho se torne algo que você se sinta inspirado para fazer.

E isso é uma vantagem injusta contra todos os outros que estão no mercado por motivações diferentes. Não que uma seja melhor que a outra. Mas buscar melhorar seu craftsmanship em algo que gosta irá te deixar mais motivado. E te levará a ter um maior impacto em qualquer indústria que você se dedicar.

E te levará a ter um maior impacto em qualquer indústria que você se dedicar.

Por que não fazer faculdade?

Sim, existem várias vantagens de se fazer faculdade.

Isso não quer dizer que ela é uma bala de prata. Afinal de contas, isso não existe.

Se você já tem outras responsabilidades, e não tem o tempo para se dedicar, a faculdade se torna uma opção difícil. O curso não é fácil. Eu vi muitas pessoas que estudaram comigo desistirem nos primeiros semestres. Ter os 2-4 anos de tempo necessário para concluir pode não ser possível também.

É possível que você não tenha bons colegas ou professores. O que já perde um dos principais benefícios que falamos na seção anterior.

É comum dizer que aprendemos realmente a exercer a profissão no mercado de trabalho. E isso é verdade. A faculdade tenta o seu melhor. Mas é uma missão difícil replicar a engenharia de software na sala de aula.

Se você já tem os conhecimentos necessários, e possui uma boa rede para conseguir entrevistas, a faculdade pode não valer o seu tempo.

Considerações finais

Eu acho que a faculdade vale a pena. Se você tem a oportunidade de poder fazer e se dedicar.

Tentei detalhar todos os ganhos possíveis que você tem com a faculdade. Talvez tenha esquecido alguns, mas esses foram os principais pra mim.

Existem, sim, empresas que contratam apenas trabalhadores com curso superior.

No entanto, também temos muitas histórias de sucesso de desenvolvedores autodidatas. E eu acho que isso é algo incrível. A engenharia de software é uma atividade que se beneficia muito de um ambiente diverso.

Nós construímos software para o mundo todo. É importante a equipe que tenha empatia pelos nossos usuários, de todas as possíveis origens.

E a computação é uma área com um imenso débito de diversidade.

O número de mulheres fazendo ciência da computação desceu muito nas últimas décadas.<br>

Esse é um assunto que requer o seu próprio artigo. Mas eu queria também deixar uma mensagem sobre isso aqui.

Se você tem interesse em trabalhar com engenharia de software, saiba que gênero, raça, orientação sexual e idade não influenciam sua habilidade.

É uma chance maior que fatores humanos afastam outras pessoas da engenharia de software. Uma área que é desafiante, mas incrivelmente recompensadora.

Como engenheiros de software, construímos sistemas que estão engolindo o mundo.

E, pra mim, a principal motivação é poder ter um impacto na vida de milhares de pessoas.

Software é extremamente escalável. A Internet tornou sua distribuição trivial.

Qual a maneira mais linear para se tornar um engenheiro de software? Eu acho que é fazer faculdade. E tomar vantagem de tudo que ela tem para oferecer.

Mas, se você não puder, também procure por caminhos alternativos. Cursos de pós-graduação. Estudos por conta própria.

O importante é estar buscando sempre aperfeiçoar sua maestria, um pouco a cada dia.

Programe. Faça projetos. Resolva problemas para aqueles que estão ao seu redor.

Pois essa é a verdadeira essência da engenharia de software.

Top comments (0)