DEV Community

Cover image for Trampo pra gringa - Parte 1
O Primo Dev
O Primo Dev

Posted on • Updated on

Trampo pra gringa - Parte 1

Provavelmente você está aqui pelo mesmo motivo que eu estou escrevendo este artigo: A carreira internacional em software chama a sua atenção!

Afinal receber em moeda forte mas gastar em real, trabalhar com pessoas distribuídas pelo globo, conhecer novas culturas e romper barreiras geográficas são conceitos perfeitamente possíveis uma vez que você adiciona trabalho remoto na conversa!

O objetivo desse artigo é ser um material de apoio nesse sentido que você possa utilizar como uma referência ou quiçá possa ser um guia introdutório de quais são os passos necessários para começar nessa jornada, que eu posso dizer tranquilamente que é o sonho de muitos dos devs que eu conheço (e tudo bem se não for o seu).

⚠️ Disclaimer

Se você veio aqui com um pensamento de "casa de ferreiro, espeto de pau" vai perder o seu tempo, porque:
1) Eu tenho plena consciência de que estou disponível no mercado;
2) É o fato de eu estar na procura de uma nova oportunidade quem me possibilitou consolidar esse pequeno conjunto de informações e cá entre nós se isso ajudar UMA PESSOA eu já tô feliz pra caralho!

Requisitos (ou pré-requisitos)

Apesar de ser óbvio, acredito que valha a pena reforçar os requisitos necessários antes de se adentrar nessa jornada, uma vez que trabalhar na gringa seja o resultado final de um conjunto de processos.

Proficiência técnica

Sem dúvida a proficiência com uma ou mais linguagens de programação (que aqui podemos chamar de stack) é algo de extrema importância quando o assunto é trabalhar em times distribuídos pelo globo, pense que a quantidade de pessoas que trabalham com software só cresce a cada dia e devemos partir do princípio de que empresas de outros países que procuram colaboradores latam, nos procuram por um conjunto de motivos:

  • criatividade
  • proficiência técnica
  • adaptabilidade
  • custo baixo de contratação

Sim custo baixo de contratação! E se você se chocou com esse último motivo, reveja seus conceitos parça! Contratar um nativo é mais fácil pra uma empresa européia/norte-americana, pelo simples fato de que contratar um não-nativo implica em ter que justificar pro governo local o motivo da contratação. Em contra-partida, em termos de salário, um não-nativo pode ser até 70% mais barato dependendo do profissional que a empresa procura, isso porque eles tem plena consciência que o valor pago vai ser multiplicado por 5 (no caso de USD/EUR > BRL) e que pra gente é uma grana bem legal.

Se você não tem certeza de que está tecnicamente preparado, eu sugiro uma combinação de treinar algoritmos, system design e claro, construir aplicações com sua linguagem/framework preferido (ou experiência equivalente para não-programadores).

Primo recommendation's:
Você pode usar gratuitamente o Tech Dev Guide da Google que é uma ferramenta muito interessante e com bastante conteúdo tanto sobre linguagens de programação específicas, quanto com temas como System Design, cloud, etc e caso você queria entrar numa jornada mais direcionada, mais "hands on" talvez o Interview Bit seja uma opção muito interessante, mas algumas partes do conteúdo disponibilizado lá, podem ser pagos.

Domínio do Idioma

O idioma é o muro que separa quem trabalha nacionalmente de quem trabalha internacionalmente, afinal, a comunicação é a skill de número #0 no array de habilidades necessárias e se você não consegue entender e se fazer entender, suas chances diminuem drasticamente!

O mais curioso desse ponto é que por algum motivo a régua do inglês é diferente quando falamos de empresas do Brasil e fora dele! Eu já fui INÚMERAS vezes reprovado em simples testes de inglês/gramática (eu sei que é vergonhoso) em empresas Brasileiras mas NUNCA fui reprovado em uma entrevista internacional por conta do meu inglês e vai por mim, se tem uma pessoa que fez entrevista em inglês essa pessoa foi o Primo!

Pensando nisso, estar com o inglês afiado (mínimo B2) é essencial. Se você já fala inglês, existem na internet inúmeros sites nos quais você consegue testar habilidades básicas de escutar/escrever em inglês e ter um score baseado no CEFR e usar isso pra se direcionar nos estudos.

Primo recommendation's:
Acredito que o Google Interview WarmUp seja um recurso muito legal para o caso de você precisar de um aquecimento gratuito antes de uma entrevista em inglês mas se você procura uma opção mais completa com aulas de conversação, aulas individuais e 11 módulos baseados no CEFR a FluencyPass vai ser uma opção sob medida pra você!

Preparo fiscal

Grande parte das empresas na gringa vão te contratar por meio de uma outsourcing/direct hiring e a não ser que eles tenham uma parceira do tipo da Deel, pra te contratar nas regras da CLT, você vai ser contratado como o PJ e é fato de que você vai precisar de auxílio contábil!

Infelizmente aqui não vai ter uma recomendação gratuita, então o que eu posso dizer é que o ideal é procurar o contador/contabilidade de sua confiança e caso você não tenha, a ExtContabilidade vai ser uma excelente opção, te auxiliando em todas as partes contábeis da sua empresa (desde a abertura do CNPJ até questões tributárias).

Tá fichando?

Agora que a gente já sabe o mínimo do mínimo pra pensar em trabalhar internacionalmente, chegamos a principal questão dessa discussão: Primo, onde é que eu vou encontrar vagas e oportunidades pra trabalhar em empresas distribuídas pelo globo?

Bom, primeiramente é importante que eu te diga como é que eu uso essa lista de empresas/sites, além de obviamente me candidatar por alguns deles, uso esses sites como base pra extrair várias coisas: métricas sobre stacks, regiões contratando mais, requisitos das vagas no geral, empresas específicas que estão contratando e acho que o principal é range salarial!

E eu falo principal, porque eu ODEIO chegar numa entrevista e ter que chutar o salário que eu quero ganhar, e sim, é um chute, afinal, a vaga já tem um range salarial e falar um valor dentro desse range já é uma das etapas do processo seletivo.

Enfim, acho que é importante dizer isso que é pra você entender que não é uma simples lista pra vc sair dando apply igual um maluco(a), é pra usar com sabedoria, usar o máximo de informações ao seu favor, fazer boas investidas e procurar oportunidades com base nos dados desses sites ou ainda ser um data-driven job hunter (gastei, né?).

Chega de Papinho primo!

ArcDev
AuthenticJobs
EchoJobs
Fiverr
FlexJobs
Freelancer
Hymalayas.app
Indeed
JSRemotely
JobRack
JobsBoard
JustRemote
LandingJobs
Lemon.io
Lensa
TramparDeCasa
UpWard
UpWork
WeWorkRemotely
X-Team
Y Combinator
ZipRecuiter

E óbvio que o LinkedIn é um aliado gigante, com muita vaga e possibilidade de contato direto com quem contrata, não caia na bobeira de achar que ele não é útil, pra mim ele é de longe o recurso mais valioso dessa lista.

Com grandes poderes, grandes responsabilidades!

Não se deixe enganar pelo fato de que essa é uma lista muito simples, que você poderia ter achado numa dúzia de google isso google aquilo ou talvez até num chat-GPT da vida, afinal o meu objetivo aqui não é falar de sites específicos, mas sim da jornada e de como passar por ela!

Este é o primeiro artigo de outros que eu quero escrever, detalhando pontos específicos desse percurso até mesmo já estando em uma empresa da gringa, porque eu compreendo que um detalhe muito simples pra mim, pode ser valioso pra outra pessoa.

E acredito que com isso fique claro que esse último parágrafo não é uma adeus e sim um até logo!

Foto do Header: Thought Catalog on Unsplash

Top comments (6)

Collapse
 
raulferreirasilva profile image
Raul Ferreira

Cara simplesmente na minha mente, estou estudando junto com uns amigos para sair do pais e ir para o Canadá e seguir a carreira de Dev por lá e ter um artigo de alguém que já e Dev fora, me motiva ainda mais a querer me especializar e meter o pé, muito obrigado por compartilhar seu conhecimento e que artigo incrível 🦤.

Pode ter certeza que iriei utilizar a dica do data-driven job hunter com extrema responsabilidade primo sensei KKKKKKKKKKK

Collapse
 
gentil profile image
Gustavo

Boa primo, top o topico. Mas eae, qual o jeito te pedir um range justo? Porque já vi oferta de 1500 dol, tipo dá ai seus 7k, não é pouco, mas também já é exploração, agora a grande media que encontro é 3k ate 3500k, tipo eu sei que é abaixo, mas pqp, tanto? Então, como negociar pra pelo menos 5k sabe

Collapse
 
lucianodiisouza profile image
O Primo Dev

Na verdade não tem muito o que dizer sobre o tópico a não ser dialogar e negociar, pense que se fosse no Brasil, você teria o mesmo problema e só a negociação salarial é quem definiria isso.

Collapse
 
rodrigozan profile image
rodrigozan

Cara, ótimo conteúdo. Muito útil, obrigado.

Collapse
 
zara00005 profile image
Edimilson

Cara você é fera mano, eu te acompanho no Twitter e agora tu lança esse artigo de dica, para quem tem Interesse de trabalhar fora 👏👏👏

Collapse
 
geminitrek profile image
Pablo

Boa primo, você é fera. Ansioso pelos próximos artigos desta série!