DEV Community

Manu Coutinho
Manu Coutinho

Posted on

Como você estuda?

Olá Devs!

O episódio de hoje na minha (nada mole) vida de Dev Sandy é sobre Estudar!

Sim, sou uma pessoa ávida por estudar e, quando falo estudar, me refiro a qualquer coisa: desde um novo idioma, passando por matérias tradicionais, culturas diferentes, games, enfim, qualquer coisa mesmo.

Mas, desde que me decidi pela migração de carreira para área Tech, mudei a didática e a intensidade dos estudos ao longo da jornada.

De início, acompanhava cursos ou tutores do começo ao fim e, a partir das dúvidas que surgiam no percurso, pesquisava tais assuntos.
Ao passar do tempo, quando comecei a implementar meus próprios projetos, percebi que passava bastante tempo pesquisando e estudando para implementar boa parte deles. Logo, aquela fórmula inicial de estudo, não me servia mais.

Passei então a acompanhar as aulas e ao final de cada tema e/ou módulo, implementar um projeto original utilizando o conhecimento ali adquirido. Nesse momento, passei a mensurar o quanto estava absorvendo das aulas técnicas.

Fiquei bem frustrada ao perceber que era menos do que eu esperava.

Como define os dicionários, autodidata é a pessoa que aprende por meio do seu esforço particular em buscar o conhecimento.

E eu me defino com sendo uma pessoa autodidata, então passei a criar pequenas metas de aprendizado.

A partir destas pequenas metas, passei a mapear todos os subtemas relacionados que seriam necessários para que eu pudesse compreender aquela meta. *(como no diagrama da imagem)
Exemplo de metas intermediárias

Com esse simples passo, já tinha meu primeiro plano de estudos (passo essencial).

O que percebi? Quando eu crio um plano de estudos personalizado, com uma meta macro (meta de longo prazo), diversas submetas (metas de médio prazo), sendo essas submetas divididas em temas (metas de curto prazo), podendo esses temas compreender outros subtemas, meu plano de estudo passa a ser somente meu, estritamente personalizado e, a partir daí nem o céu é limite para onde posso chegar. Pois o destino quem define, é o autor do projeto, no meu caso, euzinha!

Hoje, tenho meu plano de estudos que compreende uma gama de assuntos ligados às minhas metas intermediárias. E a cada tema (parte micro do plano de estudo), início a busca por conteúdo escrito, frequentemente em inglês.

Início pela documentação oficial, caso precise de algum exemplo específico ou de informação adicional, passo a procurar artigos, salvo e categorizo os mais relevantes no meu Notion (meu caderninho).

Principais motivos pelos quais eu salvo:

  1. Consultar em outro momento – muito comum você compreender a ideia inicial de um tema. Mas se você ler novamente após ter adquirido outros conhecimentos, irá visualizar camadas que não viu antes 😉.
  2. Documentar – acredito que como eu, as pessoas que estão estudando assuntos ligados à área tech, têm um aprendizado acelerado, devido a quantidade de informação que consumimos x tempo. Então fica fácil você esquecer o motivo que levou a adotar determinado entendimento. Documentar resolve esse e outros problemas 📃

Ultrapassada esta fase de pesquisa, vou para prática, momento em que tento implementar aquele conhecimento num projeto. Nesse momento vejo os “gargalos”, ou seja, onde ainda não compreendi da forma esperada, volto e consulto o material que separei. Mas se realmente eu não conseguir avançar, vou procurar o conteúdo em vídeo.

Com relação aos tutoriais em vídeo, é bom ter em mente que nem sempre vamos encontrar algo que se encaixe 100% na sua dúvida.

Claro que estou falando aqui de temas mais específicos, com uma mensagem de erro ou implementação de determinada feature que está tendo incompatibilidade com outra parte do seu código ou, ainda, algo lançado recentemente. Além de outras coisas que me fazem deixar o vídeo como última opção, isso daria assunto para outro artigo.

Com isso em mente, vou realizando o ciclo: aulas – pesquisa – implementação. Claro que nenhuma dúvida deve permanecer ativa em nossa mente por muito tempo, portanto, sempre que necessário recorra aos nossos colegas da Bolha Dev, certamente alguém lhe auxiliará, isso incluí o queridinho Stack Overflow.

Por fim, ressalto dois pontos, que julgo essenciais para evolução nos estudos:

  • ⏲️ Periodicamente revise suas metas, para incluir novos temas que encontrou no caminho e para excluir ou postergar o que descobriu não ser tão relevantes;
  • 📚Vai chegar um momento na sua jornada em que verá a necessidade de imergir na literatura técnica, não evite! Mergulhe com tudo.

😊 Com essa reflexão, a única coisa que posso afirmar é que não existe receita infalível! O método que venho desenvolvendo, no momento, me serve. Mas, pode ser que daqui a algum tempo tenha que ser mudado.

Aprendizado é algo contínuo, um ciclo infinito ao longo da nossa vida. Aproveite a jornada!

Top comments (4)

Collapse
 
kammonteiro profile image
Karen Monteiro

Adorei, Manu! Ainda estou tentando encontrar o meu ponto de equilíbrio em relação aos estudos. Obrigada por compartilhar.

Collapse
 
manucoutinho profile image
Manu Coutinho

❤️

Collapse
 
kascharowski profile image
Diego Kascharowski

Muito legal! Curti demais esse roadmap de estudos, tem um site bem bacana com alguns, inclusive com links de conteúdos para se aprofundar - roadmap.sh/.
Algo que eu acrescentaria na jornada: além de consumir conteúdo, criar novos conteúdos.
Acredito que conforme vamos aprendendo, conseguimos sentir as dores do aprendizado, coisas que faltaram em algum tutorial e que tivemos que buscar em outro lugar, complementar aquele conhecimento e com certeza escrever/falar sobre para outras pessoas é uma excelente maneira de fixar conteúdo e ouvir outras dúvidas que podem te ajudar a saber mais sobre outros assuntos.

Collapse
 
manucoutinho profile image
Manu Coutinho

Excelente ponto Diego! Tbm acredito que a troca de experiências com outras pessoas seja uma das formas mais enriquecedoras de adquirir conhecimento! 😊