DEV Community

Cover image for Como não se tornar um dev
Marcos Silva
Marcos Silva

Posted on

Como não se tornar um dev

Bem, sou um aprendiz de desenvolvedor PHP, e hoje gostaria de compartilhar minha experiencia tentando ser contratado.
Minha história com a tecnologia começou lá por 2004 quando fiz um curso de informática básica. Nesse curso tive contato pela primeira vez com a internet e com o "desenvolvimento" usando os finados Dreamweaver e o Flash. Me destaquei dentre os alunos e logo fui convidado para ser estagiário da escola(sem contrato, renda ou reembolso alguma), logo que um dos instrutores do curso pediu demissão fui dar aulas. Encurtando essa parte da história depois disso dei aulas em diferentes instituições e através desse e dos demais trabalhos aprendi a dar manutenção em computadores e na rede o que me possibilitou trabalhar alguns anos com assistência técnica de computadores.

Apesar de feliz trabalhando com manutenção, também sonhava em ser webmaster (como se dizia na época), foi aí que em 2011/2012 consegui um livro sobre PHP orientado a objetos (salvo engano de capa verde), comecei a aprender PHP nele. Pelo pouco que me lembro daquela época nem cheguei na parte de OO pois mudei drasticamente de área de trabalho não devido a infelicidade com o trabalho mas devido as dificuldades financeiras.

Me tornei um bancário, um trabalho através do qual pude realizar muitos sonhos, como meu primeiro carro, minha casa própria, minha primeira viagem internacional. Mas não estava feliz com o trabalho, hoje vejo que poderia até mesmo ter entrado em uma depressão. Então durante dois anos me preparei para tirar um período sabático.

Não sabia o que iria fazer durante esse tempo só queria me livrar das amarras. Então no último trimestre de 2019 comecei esse período de muitas mudanças. Após um mês pesquisando o que fazer decidi retomar minha estrada e tentar ser um desenvolvedor e me inscrevi na alura e por lá fiz muitos cursos e aprendi muito.

Depois de fazer alguns cursos e desenvolver alguns projetinhos para tentar praticar, tive a ideia de transformar uma planilha que usava junto com alguns colegas em um jogo de manager de Fórmula 1 em um site. A ideia do site era para facilitar nosso trabalho, já que pra prever o desgaste/consumo de combustível, peças do carro e pneus precisávamos ficar copiando dados de várias páginas do site do jogo para a planilha. Só depois de começar percebi que o projeto era muito maior do que pudia imaginar e demorou muito mais do que esperava. Mas adivinhem? consegui colocar o projeto no ar e está "usável".

O sistema faz webscreping no site do jogo para capturar os dados usando PHP e Symfony HTTP Client. Adaptei as fórmulas e cálculos das previsões do excel para o PHP. Desenvolvi área de gestão de usuários que entre outras coisas permite ter usuários com níveis de acesso diferentes. Como design não é o meu forte usei a planilha como inspiração no frontend, o que também foi bom para os colegas que estavam habituados a usar a planilha. Esse sem sombra de dúvidas é o projeto que mais me orgulho pois está no ar ajudando a mim e mais 9 colegas.

Tenho outro projeto que já fiz um post aqui para mostrar, que é uma galeria de imagens, que permite gerir (inserir, alterar e deletar) galerias e imagens, com upload seguro de imagens. tudo isso sem usar banco de dados (link: image-gallery-without-database-3i7p. Deixem uma estrelinha lá no github ;).

Primeiro emprego como desenvolvedor

Se um dia consegui-lo conto aqui hahahah. Talvez devido minha inabilidade de me vender enquanto profissional não consegui nem mesmo ser respondido nas minhas tentativas de participar de processos seletivos.

Conclusão

Se pudesse dar alguns conselho pra quem quer começar, seria:

  • Comece uma faculdade na área de TI. Pelo que vejo programadores experientes contando na internet, o curso não vai te dar um emprego nem te ensinar a programar mas vai te dar contatos com pessoas que vão te ajudar a conseguir sua primeira oportunidade, sem contar que você pode estagiar e assim adquirir experiencia, tornando mais fácil as empresas enxergarem seu potencial. É isso que eu sinto falta, conhecer pessoas e ter como comprovar experiencia.

Mas quem sou eu pra dar conselhos? afinal tenho 36 anos e 0 experiencia na área não é?.

Faltou contar mais sobre o que aconteceu nesses mais de 2 anos. Além de estudar, Morei em Portugal por mais de um ano e na Alemanha por quase um ano, fui ajudante de pedreiro na Alemanha por 2 meses,fui pai pela primeira vez, agora tenho uma princesinha que em alguns meses completará um aninho, retornei ao Brasil. E como não consegui entrar na área de programação estou me preparando para voltar a ser bancário, afinal os boletos precisam ser pagos.

Boa sorte a você que está começando.

Top comments (0)