DEV Community

Alan Patrick
Alan Patrick

Posted on

Minha experiência com meditação

Meditação é difícil. Especialmente sem mentores por perto. A internet possui tanta informação que é fácil se perder e você precisa de tempo para se achar. Eu li uns livros. Livros de budismo, zen, até Tolle. Sentei em lotus e tive a perna formigando. Comecei, desisiti, recomecei, redesisti. Meditei de 30 segundos a 20 minutos. Não cheguei a usar mantras, mas tenho bastante conhecimento de como minha respiração funciona.

Conclusão? Vale a pena. Não é milagroso, mas é um avanço na qualidade de vida. Um avanço tímido e sutil. Consigo me pegar em momentos que a mente tomaria conta e, em vez de fazer besteira, respiro fundo. Espero que melhore minha vida ainda mais, quando tiver mais prática. Quero ficar mais sereno e silencioso por mais tempo.

Uma coisa esquisita que percebi é como posso usar meditação ao meu favor. Estou no processo de cortar uso excessivo de tecnologia e a meditação ajuda nisso. Agora, em vez de abrir o youtube ou o (antigo) twitter, olho pro teto. Em vez de ler enquanto faço uma refeição, o plano é simplesmente soltar a mente e prestar atenção na comida.

Quando não se está distraído o tempo todo, a vida tem um aspecto diferente, inquietante. Especialmente se não tiver ninguém por perto, apenas você e o lugar. Meditação é difícil. Mas vale a pena.

Top comments (1)

Collapse
 
marcos-domingues-dev profile image
Marcos Domingues

É um bom hábito em tempos de excessivo volume de informações, fazer coisas que trazem bem estar.
Na sheicho no ie ensinam meditação com algumas opções de posiçao do corpo, nem todos conseguem a posição lotus. Acho que o importante é a postura e respiração.