DEV Community

Cover image for Como fazer uso da Comunicão Top-Down para transmitir ideias
otavio99
otavio99

Posted on • Updated on

Como fazer uso da Comunicão Top-Down para transmitir ideias

Em meus estudos sobre como melhorar minhas habilidades de consultoria (e também no dia-a-dia no trabalho), eu tenho encontrado bastante menções à comunicação top-down (de cima para baixo). Basicamente essa forma de comunicar ajuda a transmitir não só ideias, mas também resultados, de forma concisa e direta.

Esse jeito de comunicação funciona assim: você sempre tem que partir da descrição da conclusão final, ou resultado final, para então descrever como foi possível chegar à aquele resultado.

Geralmente, ao comunicar algo sempre tentamos apresentar um certo contexto para garantirmos que a ideia seja entendida. Porém, na maior parte do tempo as pessoas não estão de fato tão interessadas nos detalhes.

Então a forma mais prática de conseguir comunicar algo sem perder rapidamente a atenção do ouvinte (ou leitor) é ir direto ao ponto.

Mas falar é fácil, difícil é pôr em prática né?

Eu por exemplo, quando estou muito animado com algo ou ansioso, acabo falando demais e mergulhando nos mínimos detalhes possíveis. Uma fala que deveria durar menos de 3 minutos acaba se estendendo por 15 minutos ou mais😆.

Por isso sempre tento me conter o máximo e focar em comunicar resultados ou ideias centrais sem fazer rodeios. Eu fico repetindo para mim mesmo: "Só fale algo a mais se pedirem mais explicações".

Então uma dica prática que ofereço é deixar para a outra pessoa decidir se você deve continuar ou não. Você pode perguntar algo como "o que acha?", ou então dar uma pausa para ver se obtém alguma reação.

Isso não é nada simples de se fazer também, pois podemos sem querer acabar comunicando menos do que deveríamos. Mas de qualquer forma, deixar a outra pessoa decidir vai nos ajudar a ter noção de seu grau de interesse.

Top comments (1)

Collapse
 
eicristiellen profile image
Cris

Adorei, uma boa comunicação é o segredo!