DEV Community

Tulio Calil for Devs Jequié

Posted on • Updated on • Originally published at tuliocalil.com.br

Desenvolvimento talvez não seja pra você

Capa
Sim, talvez não seja e não tem nenhum problema nisso.

Hey, eu atualizei esta postagem no meu blog pessoal, veja agora!

Talvez os altos salários e toda a bolha de desenvolvedores que você tem contato tenham te seduzido. Talvez todas aquelas empresas hype, macbooks, leds rgb, monitores ultrawide e várias outras coisas brilhantes podem ter te convencido que essa área é para você. Você se esforça, se lamenta por não estar se identificando com aquilo e por mais um tempo tenta gostar da área. Mas até quando você deve insistir nisso? Quanto tempo você deveria gastar tentando gostar de algo que talvez não seja sua afinidade? Talvez devêssemos tentar primeiro nos entender para depois responder essa pergunta e eu vou tentar te ajudar com alguns exemplos que vivenciei.

Porque eu quero ser dev ?

Talvez um amigo tenha te chamado e vendido pra você essa experiência que ele teve, com muita animação e brilho nos olhos, além de vários gadgets que ele aponta como fruto do seu trabalho;

Pode ser também que você faça uma faculdade de TI que tem o foco em desenvolvimento. Você se sente coagido a fazer apenas isso, afinal, as provas e trabalhos vão te cobrar esse conhecimento e é isso que importa pra uma faculdade.

E por que não um/uma marido/esposa que te influenciou para que vocês trabalhassem juntos e compartilhassem das mesmas experiências de trabalho?

Você participou de um Hackathon e se encantou por tudo aquilo que viu: criar algo do zero, fazer funcionar, desenhar telas e ver alguém testando.

Como eu me sinto sobre isso ?

  • Preciso de dinheiro de forma fácil e rápida e, pelo que vejo as pessoas falando, essa parece uma profissão para isso;
  • Um colega tem me pressionado e me dado muita força para que eu estude e entre na área, mas eu não acho que faz muito sentido pra mim;
  • Eu vejo o mercado de trabalho super aquecido e quero fazer parte disso, mas não estou achando tão fácil quanto parece;
  • Minha família deposita muita expectativa em mim e espera que eu entre na área depois de me formar;

Se você se identifica com algo dessa lista, você tem grandes chances de não ter o perfil para desenvolvedor, porém, não fique bravo comigo, pois não estou dizendo que você não seja capaz, mas apenas querendo que você veja a área de TI de uma maneira mais ampla. Agora veja se essas situações aqui fazem sentido pra você também:

  • Eu gosto muito de estar em um time criando sites, apps e outros produtos digitais e acho super legal como temos liberdade criativa para realizar algo do zero;
  • A sensação de estar com meus amigos trabalhando no mesmo projeto e podendo acrescentar de maneira positiva e super legal;
  • Eu amo fazer interfaces, imagens, animações e adoro vê-las implementadas em algum sistema real;
  • Eu fico fascinado com esse ecossistema de tecnologia e com todas as coisas conectadas, além dos horários flexíveis com mentalidades modernas;

Se alguma dessas situações fez sentido pra você, não não necessariamente desenvolvimento seja sua área, porém, muito provavelmente, TI seja! 🥳

TI não se resume em desenvolvimento

Isso é tão óbvio que, muitas vezes, é esquecido.
Você pode estar apaixonado pela área de TI e não pela área de desenvolvimento e você pode entrar nesse ecossistema com diversas outras profissões, que talvez façam mais sentido para você.

Mas quais outras profissões existem próximas ao desenvolvimento ?
Eu não vou conseguir listar todas, mas vou tentar ajudar o máximo possível. Se você, leitor, lembra de outras áreas não citadas, por favor comente !

Além do desenvolvimento

  • Ui/Ux Designer - Para você que super curte toda parte estética de criação de interfaces mas não suporta CSS e afins.
  • Devops - Se você é aquela pessoa que super curte o mundo linux, sistemas operacionais, redes e é curioso sobre nuvem, essa é a sua cara.
  • Scrum master - Se você tem mais um perfil de gerenciar, que tal gerenciar um time inteiro ?
  • Quality Assurance - Você curte futucar aplicações procurando erros e sair clicando em tudo até a aplicação travar ? parabéns, você é o famoso QA.
  • Product Owner - Você tem mais um perfil de dono do projeto ? Defende como a aplicação deve ser desenvolvida e tem um bom senso de prioridade ?

Conclusão

Resumidamente, faça o que você gosta, dê o seu melhor. Entendo que isso não é possível para todos, mas se for o seu caso, tente.
Eu espero que essa postagem tenha te ajudado de alguma forma, sinta-se a vontade para comentar.
Meus posts costumam ser técnicos, mas escrevi esse pensando em algumas pessoas e espero que as ajudem.
E se você pensa em seguir na carreira de desenvolvimento, da uma olhada nesse artigo da Flávia Correia que está super legal para quem ta iniciando.

Obrigado ao André por ter revisado o texto!

Veja esse episodio super legal do Coffe Zone sobre QA:

Top comments (6)

Collapse
 
aquiledelrosa profile image
Elpopo

Minha filosofia é: Tudo é para você;
E não se engane se você não tem talento, irá fracassar inúmeras vezes.
Mas tanto talento, genialidade ou esforço partem de um único principio conhecimento, se você não se importar com nada além disso, e ter certeza que o fim (morte) é sempre o mesmo e para todos então:
"Conheça o inimigo e ganhará metade das guerras, mas se conhecer a si mesmo e ao inimigo, vencerá todas elas;" -sun tzu

Collapse
 
mateuscosta profile image
Mateus Costa

Daora Tulio, eu sou o amigo que fica incentivando, mas realmente nunca tinha pensado por esse lado.

Collapse
 
tosipaulo profile image
Paulo Tosi

Mano, que post foda. Você conseguiu extrair um visão que poucas pessoas conseguem. Parabéns pelo post.

Collapse
 
tuliocalil profile image
Tulio Calil

Muito obrigado Paulo!
eu acho muito importante mostrar o quão profundo é essa área! dessa forma conseguimos evitar frustrações e fomentar outros setores

Collapse
 
starkdev profile image
Emerson Stark

Foda demais mano, muita gente acaba entrando na área e fica frustrado por não ter dado certo em programação, mas nunca explora outras áreas que nós temos. Parabéns pelo post

Collapse
 
tuliocalil profile image
Tulio Calil

sim!
e tem muitas vertentes que podemos ir, as vezes a pessoa só não sabe